Tecnologia

VIDEO MACHISTA DA COPA: Identificados advogado e um tenente da PM SC

OAB e comando da PM de SC já se manifestaram
Da Redação , dSalvador | 19/06/2018 às 12:45
Torcedores estão sendo apontados como machistas, racistas e misógenos
Foto:

Durante a Copa do Mundo, no último sábado, um vídeo machista, misógino e racista postado nas redes sociais por um grupo de brasileiros na Rússia causou grande repercussão. Nas imagens que têm revoltado muitas mulheres, ao menos cinco homens tentam convencer uma mulher russa a gritar uma frase impublicável, uma referência constrangedora a ela própria.

Claramente sem entender o significado do que é dito, em alusão ao órgão genital dela própria, ela tenta acompanhar os torcedores. Alguns estão com a camisa da seleção brasileira. Doisdeles foi já foram identificados: Diego Valença Jatobá, ex-secretário de turismo de Ipojuca, foi o primeiro a ser reconhecido. Além dele, a Polícia Militar de Santa Catarina também identificou, na manhã desta terça-feira, um policial militar: o tenente Eduardo Nunes, que serve em Lages (Santa Catarina).

Em nota, o comando da PM catarinense diz que a atitude "é incompatível com a profissão e o decoro da classe", independente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento. Por isso, a corporação afirma que "abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar". 

O autor do post no Facebook, já conta com mais de 35 mil compartilhamentos, diz estar se sentindo irado. "Peço encarecidamente desculpas a todas as mulheres que eventualmente vão assistir esses vídeos (que me deixaram envergonhado). Mas sinto que devo aproveitar a deixa e falar um pouco do que eu sinto sobre machismo no Brasil", escreve.

No texto, o autor revela números sobre feminicído e violência contra mulher. Com link de duas matérias, dados como "o Brasil é o quarto país onde mais são cometidos feminicídios por ano, com uma mulher é morta a cada 2 horas" e "uma mulher é estuprada a cada 11 minutos" são revelados. 

 
OAB Pernambuco ​

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) emitiu nesta segunda-feira uma nota de repúdio ao comportamento do grupo. Na nota, a entidade confirma que o único brasileiro identificado, o pernambucano Diego Valença Jatobá, está inscrito como advogado pela Ordem. Confira a nota:

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que um grupo de brasileiros ladeia uma mulher, que aparentemente não é brasileira nem fala português, e profere em coro ofensas relacionadas ao seu órgão sexual.

Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional.  Segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5º país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

De acordo com Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil e a cada 1.5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua.

As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida.

A preconceituoso atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher.