Tecnologia

Provedores de internet promovem encontro para debater estratégias

Segundo Othon Santana, em que pese as dificuldades e entraves burocráticos que ainda impedem a expansão e o desenvolvimento do setor, os provedores regionais vivem um momento promissoR
SS ,  Salvador | 15/06/2018 às 11:34
aÇÃO GLOBAL
Foto:

econhecidos como uma força propulsora para o crescimento das telecomunicações no país e principais vetores da inclusão digital em todas as regiões brasileiras, os provedores de internet se reúnem em Feira de Santana para discutir questões técnicas pertinentes ao setor e debater o futuro da categoria. O encontro que deverá congregar provedores regionais de diversos municípios baianos será realizado nesta terça-feira, dia 19, no Hotel Ibis de Feira de Santana, a partir da 9:00h. O evento é organizado pela Associação dos Provedores da Bahia - PROBAHIA e contará com representação da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações - ABRINT. 

O presidente da PROBAHIA, Othon Santana, informou que os temas a serem debatidos durante o encontro são de importância valiosa para as empresas que atuam no setor, a exemplo do painel que mostrará como elaborar projetos em conformidade com a resolução conjunta da ANEL / Anatel e a apresentação de oportunidade de negócios envolvendo governo e operadoras. 

Ainda durante o evento os participantes conhecerão um CASE de compartilhamento de infraestrutura para viabilizar custos e serão brindados com sorteio de 10 projetos Coelba para até 200 postes, além de outros sorteios de equipamentos oferecidos por fornecedores parceiros.

Segundo Othon Santana, em que pese as dificuldades e entraves burocráticos que ainda impedem a expansão e o desenvolvimento do setor, os provedores regionais vivem um momento promissor com o reconhecimento da sua importância para a economia dos estados e, sobretudo, para a consolidação do projeto de inclusão digital no país. "Pela capilarização e organização corporativa são os provedores regionais que de fato fazem hoje a inclusão digital no Brasil", observou Othon, revelando que a Anatel já reconhece que a maior parte das adições de novos assinantes de internet vem das empresas menores, que também já lideram os investimentos em fibra ótica.

Os dados mais recentes apontam que os provedores regionais têm mais de 16% da sua infraestrutura em fibra ótica, enquanto a dos grandes gira em torno dos 8%. Segundo a Anatel, em 2017 houve um crescimento de 7,15% nos contratos de banda larga fixa no país, sendo que os pequenos provedores foram responsáveis por nada menos que 43,72%, com 1,28 milhão de novos contratos. 

" Isso significa que os pequenos provedores lideram o crescimento do acesso à banda larga fixa no país", enfatizou o presidente da entidade, destacando a importância cabal do segmento para a economia e para a geração de emprego e renda. Segundo Othon Santana é dentro desse contexto que os provedores regionais também se preparam para lançar representações nas Casa Legislativas, buscando o viés político que garanta o atendimento das demandas do setor e, por consequência, assegure o legítimo direito da população de acesso à internet com qualidade e baixo custo. Os provedores baianos também se mobilizam para ter seu representante na Assembleia Legislativa e as propostas da categoria com vistas ao pleito 2018 entram também nos debatidas do encontro que acontece em parceria com  diversas empresas provedoras da Bahia.