Tecnologia

Comitiva de Conquista protesta contra corte de cabos de fibras óticas

Comitiva de Vitória da Conquista protesta contra corte de cabos de fibra ótica pela Coelba - Secretário de Ciência e Tecnologia teve audiência com os empreendedores

Teia , da redação em Salvador | 24/05/2018 às 09:59
Comitiva na Secti
Foto: DIV

Uma comitiva de cerca de 50 representantes de provedores de internet da região de Vitória da Conquista veio a Salvador nesta quarta-feira (23) para protestar contra o corte generalizado de cabos de fibra ótica realizado pela Coelba na região. A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Hita, no CAB.

“Junto com a Secretaria de Infraestrutura iremos intermediar esta situação junto à Coelba. Afinal, as empresas provedoras de internet realizam um serviço que é importante para a população. Muitas vezes os pequenos provedores de internet suprem uma carência que as grandes operadoras não resolvem”, afirmou o gestor.

 De acordo com o coordenador do Movimento Pró Internet e secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, os fios de fibra ótica são colocados nos postes da Coelba e os provedores de internet pagam uma taxa de R$ 6.70 pela passagem dos cabos em cada poste. “Ocorre que a Coelba está retirando os cabos, alegando que estão fora dos padrões”.

De acordo com ele, “este corte indiscriminado sem diálogo está causando transtornos aos provedores de internet e usuários de Vitória da Conquista e de todas as regiões da Bahia”.  Cerca de 600 famílias da região trabalham diretamente nas empresas de provedores de internet da região.  E estes provedores também fornecem conexão para escolas e hospitais.

Cardim está organizando os “seminários smart cities” nas regiões metropolitanas de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquistas. “Uma das pautas destes encontros será a interlocução com os gestores públicos sobre a necessidade das fibras óticas serem instaladas pela via subterrânea”, frisou.