Tecnologia

VAZAMENTO: CEO do Facebook pede desculpas no Parlamento Europeu

CEO do Facebook pede desculpas no Parlamento Europeu
Nara Franco , rj | 22/05/2018 às 19:35
Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, compareceu ao Parlamento Europeu
Foto:
Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, compareceu ao Parlamento Europeu e pediu desculpas pelo vazamento de dados de seus usuários.

O CEO do Facebbook repetiu a estratégia adotada em abril, quando falou ao Congresso americano e admitiu não ter feito o bastante para impedir os abusos. “Foi um erro e peço perdão”, afirmou no início de sua apresentação, que durou pouco mais de uma hora e meia. Ele prometeu endurecer as regras de sua empresa diante das próximas eleições, citando diretamente o Brasil e a Índia. No pleito americano de 2016, em que Donald Trump foi eleito, “fomos lentos demais em identificar a interferência russa”, afirmou. “Desde então, fizemos investimentos importantes para dificultar esses ataques.”

O cerco internacional se fecha em torno do Facebook, que tem tido de prestar contas por seu papel social e por seu impacto político. A gigante da internet vive sua pior crise desde sua fundação em 2004.

Em março, veio a público que os dados de milhões de usuários da rede social foram repassados para a firma de consultoria britânica Cambridge Analytica, que trabalhou para a campanha do republicano Donald Trump.

“Esse é um importante sinal de respeito pelos cidadãos europeus”, disse Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu. “A democracia não deveria jamais se transformar em uma operação de marketing, em que alguém que compra nossos dados pode comprar vantagem política.”