Tecnologia

Maratona hacker com 72 horas de duração na Campus Party dá prêmios

Maratona hacker com 72 horas de duração na Campus Party dá prêmios
Da Redação ,  Salvador | 19/05/2018 às 19:40
Maratona
Foto: Alberto Coutinho

Desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas no campo da Economia Criativa são propostas que integram o Desafios Bahia Hackathon, iniciativa do Governo do Estado, que pelo segundo ano consecutivo faz parte da programação da Campus Party Bahia (CPBA). O tempo aproximado que deve ser empenhado no desenvolvimento das soluções é de 72 horas.

O termo hackathon é uma junção das palavras em inglês marathon (maratona) e hacker - indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. A estratégia tem sido aplicada por diversas esferas governamentais e empresas em todo o mundo com o intuito de achar soluções criativas para os grandes problemas que afligem populações em torno do mundo.

Gestor da Campus Party, no âmbito da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti), Sócrates Santana, lembra que "esse é um instrumento que vem sendo utilizado pelo Governo para estimular que os jovens encontrem soluções sustentáveis que possam ser utilizadas por toda a população".

Focando na Economia Criativa como propulsora do desenvolvimento econômico e social, as soluções serão avaliadas por especialistas, que considerarão critérios como o interesse público e impacto social; viabilidade técnica; e inovação. Os responsáveis por criar os projetos são jovens talentos que atuam nos segmentos de Tecnologia da Informação (TI), Turismo, Arte e Cultura, Gestão de Projetos e Design. As soluções devem estar ligadas a dois subtemas: ‘Turismo na Baía de Todos-os-Santos’ e ‘Rede de Serviços Culturais’.

Membro da 'Olá, Baía', uma das oito equipes finalistas, Diego Leite, estudante de Engenharia da Computação, conta que desenvolveu uma solução voltada para o turismo. "Nós construímos um assistente para ser instalado em sites e aplicativos que possibilita que o turista encontre mais rapidamente o melhor roteiro de viagem para ele. Nossa inteligência artificial faz perguntas ao turista e capta o melhor roteiro, na Baía de Todos-os-Santos, de acordo com cada perfil", explica. A equipe vencedora será conhecida às 17h deste domingo (20), último dia de evento.


Premiação

Um dos avaliadores do evento, o diretor executivo do Grupo Rede Mais, Rodrigo Paolilo, garante que "o nível das propostas é bom e o e as soluções apresentadas têm plena capacidade de serem desenvolvidas e colocadas em prática em um curto período".

O 1º lugar ganhará cinco passagens aéreas (origem: Salvador/BA -destino: São Paulo/SP) + cinco Ingressos com Campings para Campus Party Brasil (CPBR12)12; o 2º lugar ganhará cinco passagens aéreas (origem: Salvador/BA – destino: Porto Velho/RO) + cinco Ingressos c/ Campings para Campus Party Rondônia; e o 3º lugar receberá cinco Ingressos com Campings para CPBR12.