Tecnologia

Governo baiano executa testes em solução de TI para atender e-Social

Primeira etapa do projeto capitaneado pela Saeb contempla as empresas públicas Prodeb, Conder e Cerb



Da Redação , Salvador | 16/05/2018 às 15:00
Em teste técnico simulam dados
Foto:


 Concluídos os testes integrados da primeira etapa de implantação do projeto e-Social Conexão Bahia.  De 8 a 15 de maio, profissionais de Recursos Humanos da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) simularam em ambiente de teste a transmissão ao governo federal de dados sobre obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. O objetivo da atividade realizada na Prodeb foi testar as soluções em tecnologia adquiridas para atender às exigências do governo federal por meio do Sistema de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial).



            O projeto e-Social visa permitir que os empregadores comuniquem eletronicamente ao governo federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores. Já o e-Social Conexão Bahia é uma iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Prodeb e a empresa contratada Resource, para adequar o governo baiano às mudanças promovidas pelo projeto. Nesse contexto, uma das vertentes da iniciativa baiana é a inserção de um módulo no sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado adotado desde 2017 por oito empresas públicas como parte do projeto RH Bahia, de implantação do software SAP no Estado.

 “Esta primeira etapa contempla as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões”, esclarece a líder técnica do projeto Edcássia Souza. A meta é que já a partir do dia 23 de maio, os dados destas empresas passem a ser transmitidos para o e-Social por meio das novas funcionalidades. “Nosso grande desafio agora, além do prazo apertado, é promover o saneamento dos dados necessário para atender às exigências de padronização do e-Social”, ressalta a gestora do projeto Maria Adélia Filadelfo.

Durante os testes integrados, uma das tarefas dos usuários-chave é justamente identificar inconsistências nas informações disponíveis no SAP que precisam ser resolvidas antes da entrada das novas funcionalidades em ambiente de produção. “Se, por exemplo, faltar na base de dados o número do CPF do dependente maior de 8 anos de um determinado empregado, o sistema vai impedir a transação, porque este documento agora é uma exigência legal”, exemplifica a gerente do projeto pela Resource, Janaina Pinho.

Um dos usuários-chave presentes nos testes integrados, o analista de processos administrativos Marcio Lopes conta que a atividade já lhe permitiu visualizar uma série de dados com necessidade de saneamento. “Por enquanto, há muitos ajustes a serem feitos, mas no futuro o que a gente espera é que o e-Social confira segurança e padronização ao envio das informações, além de facilitar a nossa rotina de trabalho”, resume.
Após esta etapa de implantação, as próximas empresas a utilizar as funcionalidades desenvolvidas pelo projeto e-Social Conexão Bahia serão Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), Bahia Pesca, Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e, Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB).  Na seqüência, a terceira e última etapa de implantação irá contemplar todos os órgãos, autarquias e fundações do governo estadual.