Tecnologia

Stephen mudou forma de entender o Universo e era comparado a Einstein

Ele realizou pesquisas inovadoras até sua morte.
Da Redação , Salvador | 14/03/2018 às 12:42
Professor William com a mulher Jane e os filhos Tim, Robert e Lucy
Foto:

ESTES são as últimas fotos do professor Stephen Hawking antes de sua morte hoje aos 76 anos. O gênio da física foi descoberto desfrutando de um esplêndido jantar de Mayfair com amigos logo antes do Natal no ano passado.
Ocorreu hoje que o mundo das ciências lança a perda do britânico Stargazer Stephen, que mudou a forma como entendemos o universo.

O professor Hawking, que escreveu o best-seller internacional A Breve História do Tempo e foi o tema do filme vencedor do Oscar The Theory of Everything, morreu pacificamente em casa em Cambridge nas primeiras horas desta manhã.

Ele foi considerado uma maravilha médica, tendo vivido por mais de meio século depois de ter dois anos de vida quando foi diagnosticado com neurônio motor em 1963.

Em uma declaração, seus filhos Lucy, Robert e Tim disseram: "Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje", revela o The Sun.

Eles acrescentaram: "Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos.

"Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo.

"Ele disse uma vez:" Não seria muito um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama ". Nós vamos sentir falta dele para sempre ".

Os homenageiros vieram, celebridades, políticos e algumas das maiores mentes da ciência moderna.

Theresa May disse que o professor era "uma mente brilhante e extraordinária - um dos grandes cientistas da sua geração", cuja "coragem, humor e determinação para tirar proveito da vida era uma inspiração".

Uma Breve História do Tempo - publicada em 1988 - tornou-o um nome familiar, explicando teorias científicas complexas para as massas.

Desde que ele foi comparado com Albert Einstein - que notavelmente nasceu há 139 anos hoje e também morreu aos 76 anos.

Stephen nasceu em Oxford em 8 de janeiro de 1942 - o 300º aniversário da morte de Galileu.

Seus pais haviam decamado para a cidade do norte de Londres para que ele nascesse do pior dos bombardeios em tempo de guerra.

Quando tinha oito anos, a família mudou-se para St Albans, onde frequentou a escola antes de ir para a Universidade de Oxford.

Enquanto estudava em Oxford, o jovem Stephen tornou-se cada vez mais desajeitado, caindo as escadas e teve problemas para remar.

Seu discurso começou a se queimar e ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS) - uma forma de doença do neurônio motor - com apenas 21 anos, em 1963.

Apesar de um diagnóstico sombrio, incrivelmente ele viveu com a condição por mais de 50 anos.

Alguns especialistas se recusam a acreditar que ele teve ALS porque sua vida excedeu as expectativas por tanto.

O professor usou um sintetizador de voz desde que ele pegou pneumonia em 1985 e teve que ter uma traqueotomia que o deixou incapaz de falar.

Um cientista de Cambridge criou um dispositivo incrível que lhe permitiu controlar uma tela de computador usando sua bochecha para entrada de dados, depois que o computador leu o que ele digitou.

Ele era bem conhecido pelo seu padrão de fala robótica - e recusou-se a um dialeto mais normalizado.

Ele passou para a Universidade de Cambridge para estudar Cosmologia, obtendo seu doutorado e se tornando pesquisador e palestrante.

Seu trabalho mais notável tem sido sobre as leis básicas que governam o universo - incluindo teorias sobre o Big Bang e buracos negros.

"Tenho a sorte de trabalhar na física teórica, uma das poucas áreas em que a deficiência não é uma desvantagem grave", disse ele.

Ele realizou pesquisas inovadoras até sua morte.

Em anos posteriores, ele criou vários filmes de televisão e filmes como ele próprio, principalmente em Little Britain e The Big Bang Theory.