segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Tecnologia

LAURO DE FREITAS lança portal eletrônico Universidade Verão UNIVERÃO

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Univerão é uma vertente do conceito Cidade Educadora, inserido em Lauro de Freitas
MC , Salvador | 01/12/2017 às 18:09
Univerão transformará Lauro de Freitas na capital do conhecimento, afirma Moema
Foto: DIV
 A prefeita Moema Gramacho lançpu o portal eletrônico da Universidade de Verão (Univerão) realizado na noite desta quinta-feira (30), no Centro Panamericano de Judô em Lauro de Freitas. 

Representando o governador Rui Costa, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia José Vivaldo, parabenizou a iniciativa e divulgou, em primeira mão, a possibilidade de Lauro de Freitas sediar em 2018 mais uma edição do ‘Hackathon Desafios Bahia'. Promovido pelo Governo do Estado em parceira com o Instituto Campus Party, a ação busca o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras com base em temas escolhidos anualmente relacionados ao cotidiano urbano. “Durante o Univerão também disponibilizaremos internet de qualidade para atender as demandas acadêmicas e culturais nos espaços de desenvolvimento deste projeto”, garantiu.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Univerão é uma vertente do conceito Cidade Educadora, inserido em Lauro de Freitas desde o início deste ano através de ações construídas em parceria com a iniciativa pública e privada que complementam a educação básica nos níveis fundamental I e II nos turnos opostos as aulas regulares.

“Nós precisamos pensar em mudar culturalmente a nossa forma de lazer e a forma de pensar a educação. O que estamos construindo é algo que tem a ver com o futuro. Ampliar alternativas para o Verão é algo fundamental e não tenho dúvidas que esse projeto aponta nessa direção”, disse o secretário da Semed Gabriel Nacif.

Através do endereço www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao os interessados poderão se inscrever para mais de 130 atividades que acontecerão entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2018, durante a primeira edição do evento. A coordenadora do Univerão, Idaci Ferreira informou que todos os cursos serão certificados pelas instituições de ensino executoras - Universidades Estaduais, Federal e Institutos - e mais de cinco mil vagas serão disponibilizadas. “Esse é um produto de mais de seis meses de intenso trabalho fruto de uma construção coletiva que nos mostra o real significado deste projeto”, disse.

Nas páginas do portal, os usuários poderão cadastrar seu login e ter acesso às informações personalizadas pelo sistema. “A partir deste cadastro, as pessoas poderão escolher e montar sua grade de cursos. Caso haja incompatibilidade de horários o sistema avisará através de mensagens instantâneas na tela do computador”, disse o analista de sistema e responsável pela elaboração da página da Univerão, Bruno Miranda.
Até o momento são mais de 1.100 horas-aula, divididas em três conferências, cem minicursos, cinquenta oficinas e vinte e cinto rodas de saber que acontecerão nos três Campus, um Espaço de Educação Básica e outro para Área de Extensão.
TURISMO CULTURAL
Em parceria com a Semed, a secretaria de Cultura e Turismo fomentará roteiros pela cidade, oficinas e espetáculos de teatro, dança, música e exposições. De acordo com o gestor da pasta, Manoel Carlos dos Santos, a intenção é divulgar os aspectos turísticos de Lauro de Freitas. “Nós temos belas praias e cachoeiras, temos aldeia indígena e mais de 400 terreiros de candomblé, sendo três deles tombados. Além disso, temos mais de três mil capoeiristas, Orquestra de Berimbaus e o Polo de Capoeira”, frisou.
Professores de Lauro de Freitas também poderão inscrever seus trabalhos acadêmicos para apresentação no Univerão até o próximo dia 15 de dezembro. Os docentes deve solicitar pelo e-mail educacaobasicauniverao@gmail.com um formulário de inscrição.  Os trabalhos selecionados receberão e-mail com a Carta de Aceite da comissão especial de avaliação, formada pela equipe técnica da Semed, no período de 15 a 18 de dezembro de 2017.