Tecnologia

UNIGEM: Estudantes Engenharia Civil UNEF constroem casa ecológica

A ‘Casa da UNIGEN’, como decidimos chamá-la, em alusão ao evento da qual é fez parte, possui instalação elétrica, é abastecida à energia solar e tem um completo sistema de abastecimento d’água
Cid Fiuza , Salvador | 10/11/2017 às 09:42
Turma da Unef
Foto:


De acordo com o professor João Gualberto, o projeto iniciou de maneira tímida para atender apenas os objetivos de uma disciplina. No decorre do processo, os alunos se envolveram de tal forma que o resultado final foi uma casa completa, com tudo o que é necessário para uma confortável moradia. E o melhor, construído de maneira ecologicamente correta, dentro dos padrões exigidos pela Engenharia Civil e com materiais reaproveitados.

A ‘Casa da UNIGEN’, como decidimos chamá-la, em alusão ao evento da qual é fez parte, possui instalação elétrica, é abastecida à energia solar e tem um completo sistema de abastecimento d’água. Tudo pensado e projetado por alunos do Curso de Engenharia Civil da UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. O trabalho foi apresentado durante a Semana de Engenharia da UNEF, a UNIGEN – união de engenharias – 2017, evento ocorrido entre os dias 06, 07 e 08, deste mês.

O resultado foi tão interessante que a casa permanecerá exposta, num período além do evento, para visitação pública, especialmente para estudantes de áreas correlatas.  Dinael Rios foi um dos alunos que participou da experiência. “A nossa instituição promove muitas visitas técnicas, muitos trabalhos acadêmicos, mas participar junto com a turma de um projeto como este foi muito gratificante. Está sendo especial”, declarou.

Mais de 30 estudantes participaram de forma direta e indireta desse projeto, que foi iniciado há um semestre, na disciplina Instalações Elétricas e Telefônicas, ministrada pelo professor Sérgio de Jesus. Agora, sob os cuidados do professor João Gualberto na disciplina Tecnologia e Processos da Construção Civil. “Deixamos eles bem à vontade, pontuamos as ideias, mas deixamos as operações muito livres, para testar o poder de decisão, o poder de elaboração de projetos, o poder de se reunirem quanto grupo em torno do objetivo comum, porque tudo isso faz parte da formação deles”, explicou Gualberto, que também é coordenador do referido curso.

Os alunos que participaram da construção da ‘Casa da UNIGEN’ estão no 5º e 6º semestre, momento importante da graduação, onde as atividades práticas tornam-os ainda mais seguros e preparados para enfrentar o mercado de trabalho, assim como a carreira acadêmica. “Isso é bom quando a gente vai a campo e apreender [e compreende] desde o estrutural até a parte elétrica”, finalizou Felipe Cerqueira que também participou de todos os processos relacionados ao projeto.

O evento

O primeiro UNIGEN – Semana de Engenharia da UNEF – reuniu mais de 900 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Produção e Sanitária e Ambiental, tanto da UNEF e da FAN (Faculdade Nobre) quanto de outras Instituições de Ensino Superior. Com a temática “Engenharia e Inovação: perspectivas para o hoje”, o evento promoveu palestras, minicursos, mesas-redondas com importantes profissionais e apresentação de trabalhos acadêmicos produzidos por alunos.

De acordo com os organizadores, a temática do evento partiu da necessidade de abordar o constante desenvolvimento tecnológico, associando a importância da engenharia a este contexto e, simultaneamente, como a sociedade é beneficiada neste cenário de constante inovação. O título do evento foi inspirado na busca de maior integração acadêmica. UNIGEN - união de gente, união de gênios, união de gerações, união de engenharias.