Tecnologia

Assembleia Legislativa da Bahia lança AlbaVox, discursos em tempo real

software foi desenvolvido pela câmara de vereadores de caxias do sul/rs
Da Redação , Salvador | 17/10/2017 às 17:18
Solenidade no gabinete do presidente Coronel
Foto: Vaner Casaes

  
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, lançou hoje (17.10) o software de comunicação AlbaVox - desenvolvido a partir do ParlaVox, da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul/RS - ferramenta que oferece, simultaneamente e online, conteúdos de texto, imagem e voz das sessões ordinárias realizadas no plenário da Casa. O sistema será operado pelos setores de Taquigrafia e de Tecnologia da Informação da ALBA.

Acompanhado da chefe da Taquigrafia, Milena Bartelle, e do taquígrafo Ettore Tonani  - criadores da plataforma multimídia - o presidente da Câmara de Caxias, vereador Felipe Gremelmaier, assinou termo de cooperação técnica com a ALBA para a implantação do programa no Legislativo da Bahia.

“É mais um instrumento para fortalecer o princípio da transparência legislativa, ao mesmo tempo que mostra que o nosso setor de Taquigrafia está renovando processos, acompanhando a evolução dos tempos. O Legislativo municipal de Caxias do Sul foi pioneiro e, a partir de agora, a ALBA será também referência em inovação tecnológica, reforçando o princípio da transparência pública”, diz Angelo Coronel.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, o acordo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa da Bahia é o prêmio a um grande esforço de modernização do parlamento. “Para Caxias, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, é de extrema relevância ter o reconhecimento de uma das maiores Assembleias Legislativas do país. O AlbaVox, filho do Parlavox, vem para revolucionar e dar agilidade à informação”, diz Gremelmaier.

Com a implantação do Albavox qualquer interessado poderá acessar do computador, tablete ou celular, em tempo real, vídeos, textos e áudios dos pronunciamentos, tão logo eles ocorram nas sessões ordinárias da ALBA. A ferramenta também vai facilitar o trabalho dos veículos de comunicação, que diariamente recorrem à Assessoria de Comunicação para obter informações sobre as sessões.