Tecnologia

Aplicativo da Prefeitura do Rio promete pôr fim a briga taxistas/Uber

Uber avançou no Rio e táxis amarelos encalharam
Nara Franco , Rio | 15/10/2017 às 08:59
Táxis amarelos do Rio com queda em 50% nas corridas
Foto:
A cidade do Rio de Janeiro parece ter encontrado uma maneira de acalmar a relação entre taxistas e motoristas de aplicativos como o Uber. Até o fim deste mês, a prefeitura do Rio lançará um aplicativo próprio chamado de Taxi Rio . O objetivo do aplicativo é recuperar a queda de 50% registrada no setor nos últimos anos. 

O Taxi Rio promete resolver um problema crônico da cidade: o mau serviço oferecido pelos taxistas, que cobram preços abusivos e acumulam um sem numero de reclamações na secretaria municipal de Transportes. 

De acordo com dados da prefeitura, um em cada cinco taxistas da cidade já fez seu cadastro na base do aplicativo, que soma 9 mil inscritos. Treze cidades, entre as quais São Paulo, já teriam demonstrado interesse no uso do aplicativo. 

"É um erro da prefeitura criar um aplicativo próprio em vez de buscar uma aproximação com os existentes, porque a tecnologia envolve investimento alto. Como estamos presentes em toda a América Latina, conseguimos diluir custos de manutenção e desenvolvimento. O poder público deveria se preocupar com outras áreas”, ataca Fernando Matias, CEO da EasyTaxi em declaração à Revista Veja Rio. 

Atualmente, aproximadamente 55% dos taxistas da cidade, de acordo com pesquisa da Coppe, aceitam corridas pelos aplicativos. Ainda assim, a tensão entre taxistas e aplicativos já rendeu brigas e protestos. 

O novo app terá funcionalidades mais amplas do que oferecer uma corrida mais barata. Os motoristas poderão informar sobre buracos, sinais quebrados e até assaltos. .