Tecnologia

Detran inicia Semana Nacional de Trânsito com novos serviços

As atividades têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir o número de acidentes no Brasil
Imprensa Detran , Salvador | 18/09/2017 às 18:55
Lucio Gomes
Foto: div

Com o tema #EuEscolhoViver, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) deu início à Semana Nacional de Trânsito, nesta segunda-feira (18). Durante evento de apresentação, foram divulgados novos serviços e ações educativas que farão parte da programação até domingo (24). As atividades têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir o número de acidentes no Brasil, com ações de valorização da vida que estimulam as boas práticas na condução de veículos.

“Queremos promover um trânsito mais seguro. Essa semana serve como um chamamento para que não apenas os condutores, os cliclistas e motociclistas, mas toda a população tenha uma conduta mais responsável na direção. Quase 50% dos leitos de nossos hospitais estão ocupados com acidentados de trânsito. O governador Rui Costa determinou que façamos um comitê gestor com diversos órgãos, capitaneados pela Secretária de Saúde (Sesab), para que possamos adotar medidas para superarmos os alarmantes indicadores”, revelou o diretor geral do Detran, Lúcio Gomes.

O Departamento de Transito programou atividades para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e municípios do interior, como palestras, cursos de capacitação, passeios e mobilização de estudantes de escolas públicas. A Semana marca também o lançamento de serviços, como o novo Portal do Detran, call center moderno e a central de videomonitoramento para a formação de condutores; além de novas viaturas, que serão entregues na sexta-feira (22). De acordo com a apresentação das ações, as blitzes de alcoolemia da operação “Paz no Trânsito” serão reforçadas, em parceria com a Polícia Militar.

Segundo o coordenador de fiscalização do Detran-Ba, capitão Márcio Santos, o balanço da operação é bastante positivo. “Atuamos não apenas na educação e fiscalização, mas também com abordagem policial, retirando das ruas armas, drogas e até veículos roubados. Nesses dois anos que estamos atuando, já fizemos ações em mais de 30 cidades em todas as regiões do estado, com um resultado bastante expressivo; abordamos mais de 160 mil pessoas e mais de 100 mil veículos; e flagramos mais de 3,5 mil condutores sobre influência de álcool”, afirmou.

Programação

A programação completa da Semana Nacional de Trânsito pode ser conferida no site do Detran. No domingo (24), uma caminhada, com percurso entre o Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma, e a Igreja do Bonfim, vai encerrar as atividades. “Vamos levar para as ruas a conscientização de que um trânsito mais seguro passa por nós, a todo o momento temos a escolha de melhorar nosso comportamento”, declarou o diretor geral, Lúcio Gomes.