Tecnologia

Ônibus com ar-condicionado e wi-fi começam a circular no CAB

A internet wi-fi estará disponível para conexão pela rede GovBa, aberta a qualquer usuário
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 21/08/2017 às 19:04
Ônibus com ar-condicionado e wi-fi começam a circular no CAB
Foto: Carol Garcia/GOVBA
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: center; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000; min-height: 10.0px} p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none}

Nesta terça-feira (22), entram em operação novos ônibus com ar-condicionado e internet gratuita entre o metrô e o Centro Administrativo da Bahia (CAB). De segunda a sexta-feira, de forma ininterrupta, os coletivos vão conduzir servidores e cidadãos que acessam o centro administrativo pela Estação CAB e Estação Pituaçu.

“Os ônibus possuem serviço de telemetria e serviço interno de self TV, que é o monitoramento em tempo real de toda atividade que é executada dentro do ônibus, além de visual e pintura que garantem a identificação imediata do usuário na utilização do serviço”, explica o assessor da Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (Supat/Saeb), Alam Barros.

A internet wi-fi estará disponível para conexão pela rede GovBa, aberta a qualquer usuário. Os coletivos têm capacidade para 42 passageiros sentados, além de serem equipados com assentos preferenciais para idosos e elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Para garantir a qualidade do serviço, o Governo do Estado ofereceu uma capacitação nesta segunda-feira (21) aos motoristas que dirigem os circulares. A atividade foi realizada no auditório do Espaço Crescer, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para fixar os pontos de parada, parte do treinamento aconteceu dentro de um dos novos ônibus, que agora têm as cores azul, vermelho e branco e a logomarca do Governo do Estado.  A partir desta terça (22), o embarque será obrigatoriamente pela porta dianteira para registro na catraca. O acesso permanece gratuito. Não é necessário apresentar cartão de transporte ou qualquer tipo de documentação.

“Todo treinamento é bem-vindo para esclarecimento. A gente está aqui para fazer um bom papel e ser um bom colaborador”, afirmou o motorista Paulo Orge, que já trabalha no transporte complementar desde o mês de maio.

Já o motorista Alexandre Ribeiro quer compartilhar o aprendizado com os passageiros. “Pretendo me colocar no lugar do próximo e pedir aos companheiros e às pessoas que estão conosco no dia a dia que colaborem, ajudem e falem o que for da necessidade, para que nós possamos prestar um serviço de qualidade a essas pessoas”, destacou.

Roteiros

O serviço será prestado por quatro ônibus, das 6h às 19h, percorrendo simultaneamente os 26 pontos de transporte público já existentes no CAB, que atendem às secretárias estaduais e prédios públicos. A previsão é que os ônibus passem a cada cinco minutos nas paradas – a volta completa contabiliza 25 minutos.

Os ônibus farão dois roteiros diferentes. O primeiro tem saída no Colégio Estadual Bolivar Santana, ao lado da Estação CAB, em direção à sede da Embasa, nas proximidades da Estação Pituaçu. O segundo roteiro segue o caminho contrário. A coordenação e fiscalização do serviço serão feitas pela Coordenação do Centro Administrativo da Bahia (CCAB), órgão ligado à Saeb.