Tecnologia

BOA IDÉIA: Sebrae lança site exclusivo para negócios digitais

Com informações da AG Sebrae
NF , RJ | 13/07/2017 às 18:26
Avanço em negócios digitais
Foto:
      Já está no ar o site Sebrae Like a Boss, novo espaço de interação virtual para startups de todo o país, criado para estimular empreendedores a pesquisar informações, expor seus projetos e buscar orientações sobre negócios. O cadastro é simples, rápido e dá acesso a uma plataforma completa para quem busca inovação. “Ao lançar esse site especializado, o nosso principal objetivo é apoiar empreendedores e startupeiros com negócios digitais por meio de capacitação e conexão com o mercado. Será um espaço de convergência e referência para pequenos negócios digitais e um ponto de encontro para novas ideias e projetos inovadores”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Ao se cadastrar no portal (www.sebrae.com.br/likeaboss), o internauta responderá um breve questionário, que permite fazer um diagnóstico do negócio ou ideia em fase inicial, traçando um perfil do empreendedor. Com isso, será possível identificar o estágio de maturidade da startup ou projeto. Em seguida, o empreendedor é direcionado para uma área do portal com informações de acordo com sua necessidade. Portanto, será possível encontrar conteúdos direcionados, informações sobre eventos e opções de editais de fomento, conforme a maturidade da startup.

“A proposta é possibilitar uma maior interação entre o Sebrae, empreendedores e startups, identificando suas necessidades e as respectivas soluções que podemos oferecer ou aquelas já existentes no próprio ecossistema e que são mais adequadas para atendê-los. Isso vai fortalecer e impulsionar os negócios digitais, além de expandir nossa interface com esses empreendedores”, assinala Heloisa Menezes.

A partir dessa nova plataforma, o Sebrae vai apoiar negócios nascentes e  alavancar aqueles já existentes. “Por isso, inicialmente o site disponibilizará relatórios com indicação de startups para investidores e instituições do ecossistema. Posteriormente, o portal será aberto ao cadastro dos próprios investidores. Portanto, a plataforma poderá ser utilizada como ‘vitrine’ para startups e seus produtos, possibilitando oportunidades de negócios concretos”, diz a diretora técnica do Sebrae. A busca poderá ser feita por estado, categorias e por nível de maturidade.

Futuramente, o portal também funcionará como uma rede social para os empreendedores. Segundo a diretora, “será, além de um canal de comunicação aberto, um ambiente de conexões e troca de conhecimento”.

A partir da agregação de perfis no portal, a plataforma servirá também como base de dados para seleção de startups diante desafios e projetos do Sebrae no Brasil inteiro. Importante ressaltar que a concepção desse ambiente virtual levou em consideração as diferenças existentes entre empresas tradicionais e startups, como a linguagem e termos técnicos, refletindo a realidade desse tipo de negócio. Acesse aqui www.sebrae.com.br/likeaboss, conheça o portal e cadastre a sua startup.