Tecnologia

OLODUM 38 ANOS vai mostrar ao mundo todo seu acervo digitalizado

Governo e Olodum firmam convênio para digitalização do acervo do bloco afro

Da Redação , Salvador | 25/04/2017 às 19:43
Fábia Reis e João Jorge no momento da assinatura do convênio
Foto: Elói Corrêa
Os trinta e oito anos de história do bloco afro Olodum serão eternizados e divulgados amplamente nos próximos meses. Na tarde desta terça-feira (25), dia em que é comemorado o aniversário da instituição, foi firmado um convênio com o Governo do Estado, com recursos da ordem de R$ 225 mil para a digitalização do acervo do Centro de Documentação e Memória do Olodum, localizado no Pelourinho, em Salvador.

Um total de 234 mil peças deve compor o produto, a exemplo de adereços, abadás, livros, documentos, fitas cassetes e vídeos que preservam a trajetória do bloco. O conjunto ainda será formado por discos de ouro, troféus, medalhas, e outras homenagens acumuladas no trabalho de valorização e projeção da música negra por diversos países, bem como o trabalho social e de combate ao racismo.  

“Nós vamos poder mostrar para o mundo todo, de uma maneira moderna, tudo o que o Olodum representa para a arte e para as lutas contra diversas formas de preconceito. O maior benefício do conteúdo é para a educação. Antigamente, a cultura afro não era divulgada. Pelo contrário, era evitada. É importante mostrar a participação do negro na construção da sociedade”, ressalta o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues. 

As etapas incluem triagem do acervo, digitalização do material e criação de uma plataforma digital. A iniciativa faz parte das ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia (2015-2024), como reconhecimento e apoio aos empreendimentos de promoção e apoio às comunidades negras. “É importante reconhecer a magnitude do Olodum e eternizar a história deste bloco afro atuante, que realiza inúmeras ações sociais, tem influência na cultura e contribui para a transformação da sociedade. É importante para a educação, para reforçar a luta contra os preconceitos”, destaca a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis.