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Ouvidorias do Estado atendem em esquema especial no Carnaval

Com informações da Secom BA
Da Redação , da redação em Salvador | 19/02/2017 às 18:45
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Durante o Carnaval, quem precisar registar uma denúncia, reclamação, sugestão ou requisitar informações sobre a atuação do Estado, bem como a prestação dos serviços, terá o atendimento especial da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). No período de festividades, entre os dias 24 e 28, a Central de Atendimento do órgão funciona das 12h às 18h, pelo telefone 0800 284 0011, Whatsaap (71) 99911-7631 e site do órgão (www.ouvidoria.ba.gov.br). Outras formas de contato são por meio do aplicativo TAG, do Twitter (@ouvidoriageral) ou pela página no Facebook (Facebook.com/ouvidoriageral).

“O cidadão poderá se manifestar sobre qualquer ocorrência que envolva o Estado, como casos de intolerância religiosa, racismo e trabalho infantil. Em caso de denúncia, o nosso sistema recolhe e envia essa ação para a Polícia Militar, para que haja continuidade no processo. A participação da população é fundamental. Os olhos das pessoas dão suporte para que os órgãos públicos desempenhem seu melhor papel”, explica o ouvidor-geral do estado, José Maria Dutra.

Já a Ouvidoria da Polícia Militar terá um posto fixo no Quartel do Comando Geral da PM, localizado no Largo dos Aflitos, durante 24 horas, e atenderá os foliões com equipes itinerantes nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Os cidadãos também poderão fazer registros sobre a atuação dos policiais e sobre os demais serviços da Polícia Militar no site da corporação (www.pm.ba.gov.br). 

De acordo com o ouvidor da Polícia Militar, major Everaldo Maciel, as informações recolhidas através dos serviços de ouvidoria ajudam a melhorar as operações. “Para exemplificar, ao recebemos um registro relatando que em um determinado local da cidade existe a incidência de delito, nós encaminhamos isso para a companhia da área, que procura reforçar o policiamento para atender a demanda daquela região com velocidade”, afirma.

Para o ouvidor da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Edmundo Assemani, o serviço é um instrumento de gestão. “É através desse canal que o cidadão expressa a participação na segurança pública, muito salutar para que as coisas possam ser bem-sucedidas, com foco no bom policiamento, educação e respeito ao cidadão”.

Comodidade

A OGE trabalha em consonância com outras ouvidorias, como a do Detran, que dará aos foliões acesso facilitado a serviços nos dias de folia. “Nós ofereceremos emissão de segunda via da habilitação e licenciamento, além de orientações para as vitimas de trânsito e seus familiares. Estaremos de plantão em Ondina, que começa a funcionar a partir de quinta-feira (23) e segue 24 horas por dia, até o fim do Carnaval. Nossa intenção é proporcionar comodidade ao folião nos circuitos do Carnaval”, explica a ouvidora do órgão, Cíntia Carvalho. 

Denúncias de racismo

Durante o Carnaval, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) realizará atendimento diferenciado aos foliões em casos de racismo e intolerância religiosa. A ação acontece em parceira com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. O serviço faz parte das ações do Governo do Estado de enfrentamento ao racismo na folia.