Tecnologia

BAHIA: HOMEM se joga em tela proteção e viraliza. MPT abre inquérito

Só lembrando: recentemente morreu um garoto de 11 anos no Horto Florestal, em Salvador, ao cair do 20 andar de um prédio.
Da Redação , Salvador | 16/02/2017 às 19:54
Luís Paulo na varanda ao fazer o teste da tela em Salvador
Foto: Rep Facebook
   O medo de altura não faz parte da vida do autônomo Luís Paulo Mendes da Silva, de 30 anos. Morador de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, ele ficou famoso nas redes sociais após postar um vídeo no qual aparece se jogando em uma tela de proteção, que ele mesmo instalou na varanda de um apartamento na capital.

   Luís Paulo trabalha com a instalação de redes de proteção desde os 15 anos. O vídeo que viralizou na web já tem mais de oito mil visualizações.

   "Não tenho medo. Faço mesmo o teste para que as pessoas vejam que meu trabalho é seguro. No dia do vídeo [que gravou as imagens] que virou sucesso eu acho que estava acima do 30° andar", disse.

   Luís Paulo conta que após compartilhar o vídeo nas redes sociais, a procura pelo serviço dele aumentou em cinco vezes. Quem fez as imagens foi a mulher dele, que o acompanha nos trabalhos.

  "Eu fazia 10 serviços por semana. Agora apareceu uns 50 [trabalhos] por semana. O Brasil todo está ligando. Não lembro a data exata que fiz o vídeo, mas foi no ano passado [2016]. Da semana passada para agora as pessoas começaram a ver e fiquei famoso. Eu já faço esses vídeos há uns três anos porque é uma forma de divulgar meu trabalho, mas só agora que viram", brincou.

MPT QUER APURAR

O vídeo de um pequeno empresário de empresa de instalação de redes de proteção em janelas que se joga contra a tela e chega a ficar do lado de fora do apartamento em arranha-céus seguro apenas pela rede está sendo usado para apurar a falha em normas de segurança do trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito assim que o vídeo caseiro chegou ao conhecimento do órgão. O caso está registrado sob o número NF 000502.2017.05.000/7 - 07

O caso está a cargo da procuradora regional do trabalho Maria Lúcia de Sá Vieira, que vai convocar imediatamente o responsável pela Rede Salvar, empresa que tem seu nome exposto no vídeo, na camisa do instalador da rede que testa a tela arriscando a própria vida. Ela salienta, no entanto, que a abertura de inquérito é apenas para apurar as responsabilidades. “Temos que ter cuidado para não julgarmos antecipadamente a empresa. O empregado pode estar fazendo isso sem autorização, mas também é preciso saber se isso é algum tipo de orientação como forma de garantia de qualidade, o que seria um absurdo”, avaliou a procuradora.

O inquérito tem o objetivo de avaliar as condições de saúde e segurança do trabalho dos instaladores e verificar se esse tipo de teste das redes, com a projeção do funcionário contra a tela, é uma prática corriqueira ou foi uma atitude irresponsável e isolada do trabalhador que aparece no vídeo. A procuradora pretende também convocar o sindicato da categoria para avaliar se esse procedimento ocorre em outras empresas do setor.