Tecnologia

COELBA PROMOVE curso gratuito sobre uso EFICIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

4ª edição do curso Energia que Transforma é aberta a professores das redes pública e particular de ensino de Salvador, Jequié, Jacobina e Serrinha

Da Redação , Salvador | 30/01/2017 às 10:23

Estão abertas as inscrições para o curso Energia que Transforma, oferecido gratuitamente pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, para educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Salvador, Jequié, Jacobina e Serrinha. A capacitação na metodologia Energia que Transforma foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL/ ELETROBRAS e o Ministério de Minas e Energia (MME). Para a Bahia, estão disponíveis 150 vagas, sendo 60 para Salvador, onde serão capacitadas duas turmas no período de 06 a 08 de março, 30 para Jequié (capacitação de 14 a 16/03), 30 para Jacobina (capacitação de 21 a 02/03) e 30 para Serrinha (capacitação de 28 a 30/03). O curso Energia que Transforma integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, aprovado pela Aneel.

 

 

 Na sua quarta edição, em 2017 o curso, além da metodologia, contará também com o módulo de conteúdo com temas de eficiência energética, meio ambiente (em parceria com o WWF–Brasil) e segurança. O curso terá carga horária de 24 horas, com três dias de formação presencial. Para participar, é preciso acessar o site www.coelba.com.br e, a partir dele, o link www.e-inscrição.com/cursoeqt/energiaquetransforma-ba2017. Em caso de dúvidas, está disponível o e-mail: energiaquetransforma-ba@avsi.org.br.

 

 

  O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos e comunidade escolar para o uso consciente dos recursos naturais e para aprendizagem do combate ao desperdício de energia como forma de preservação do meio ambiente, através da exploração da metodologia Energia que Transforma. Para participar o professor deve estar lecionando regularmente em pelo menos duas turmas de alunos do ensino fundamental II ou ensino médio da rede pública ou particular de ensino ou exercer função de Diretor ou Coordenador Pedagógico que permita multiplicação dos conteúdos em pelo menos 2 turmas de professores de sua esfera direta de atendimento. 

 

 

Cada educador participante receberá o kit Energia que Transforma, formado por 1 DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas de seus ouvintes sobre questões relacionadas às temáticas energia, meio ambiente e sustentabilidade, 5 cadernos de texto e o cartaz com a linha do tempo da energia.

 

 

 METODOLOGIA - O Energia que Transforma, por meio de uma proposta pedagógica interdisciplinar, prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais observando a relação do homem com o ambiente que o envolve. As oficinas de formação promovem o diálogo e desenvolvem o aprendizado sobre assuntos diversos, como ambiente e energia, educação e cidadania, trabalho e pluralidade cultural.

 

 

 O conteúdo de meio ambiente conta com a parceria do WWF-Brasil, organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações