Tecnologia

Bahia Mais Digital qualifica ensino em escolas estaduais

Mais de 200 pontos já foram ativados em Salvador.
Secti , Salvador | 14/01/2017 às 10:33
Visita do secretário a escola
Foto: Taís Matos
A tecnologia está transformando o dia-a-dia de estudantes de escolas, centros e institutos estaduais, presentes na capital baiana, através do programa Bahia Mais Digital, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti). Duas das unidades beneficiadas pela ação foram visitadas, na manhã desta sexta-feira (13), por uma comitiva liderada por Manoel Mendonça, titular da Secti.
 
Localizados no bairro de Fazenda Grande do Retiro, os colégios estaduais Bento Gonçalves e Dois de Julho são exemplos de que a chegada da banda larga de alta conectividade, através de fibra ótica, pode qualificar o uso dos serviços ofertados pelo Estado. As duas unidades, que estão em período de férias, ofertam os ensinos Fundamental e Médio e reúnem 2.365 alunos, sendo 885 do Bento Gonçalves e 1.480 do Dois de Julho.
 
Com o aumento da velocidade da banda presente nas escolas, tanto a equipe administrativa, com a aceleração de processos, quanto o corpo docente vão conviver com uma realidade diferente. Antes inimigo dos professores e proibidos em sala de aula, os celulares já fazem parte dos planos pedagógicos das unidades de ensino. “É possível haver um uso positivo dos celulares para pesquisa”, acredita Margareth Gabian, diretora do Colégio Dois de Julho. A diretora do Bento Gonçalves, Mônica Bonfim, engrossa o coro e diz que “apesar da resistência natural dos professores, os smartphones podem ser uma potente ferramenta de aprendizado”.