Colunistas / Política
Tasso Franco

PONTE BARRA A XIQUE-XIQUE PODE LEVAR LEÃO A SER CABEÇA DA CHAPA

Cacife político de Leão cresceu com a inauguração da ponte e PP se ouriça
04/12/2021 às 10:46
      A inauguração da ponte sobre o Rio São Francisco intitulada Luis Felipe de Souza Leão que liga os município de Barra a Xique-Xique e integra duas regiões do estado, ato político que aconteceu ontem, reanima o grupo político PP do vice-governador João Leão - a ponte tem o nome do seu pai - e o coloca no centro dos debates em torno do nome que será o cabeça da chapa para governador, em 2022, do grupo político comandado pelo governador Rui Costa (PT). Leão deseja muito ser o candidato a governador e a obra da ponte lhe deu uma grande visibilidade.

  Leão é o principal idealizar da obra e usou as redes sociais para celebrar a inauguração da ponte: “Inaugurada e realizada”, celebrou. Segundo Leão, a ponte, “é fruto de um processo de muita ousadia. A Bahia merece quem é ousado. Sonhos, acredite neles. Porém, realize. Quem sonha e não realiza não consegue vencer, mas quem sonha e realiza vence na vida. Era isso que Luiz Felipe de Souza Leão, o pai da ponte fazia”, enalteceu Leão.

  Independente dos floreios bem colocados por Leão na internet, até para não melindrar Rui e Wagner, coadjuvante da obra, uma vez que, no politica, no popular, massificou-se nesta região do São Francisco que a "ponte é do Leão" e a ideia dos pepistas é expandir isso para o estado significando dizer que "Leão é retado", "Leão faz", "Leão é ousado" para ajudar na escolha do nome a governador. 

  Quando ainda era secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), em 7 de agosto de 2020, Leão vistoriou as obras da ponte com uma comitiva formada por representantes do Governo do Estado, do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Objetivo complementar: potencializar o Polo Agroindustrial e Bioenergético.

   Beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes, a obra visa desenvolver a economia da região do Vale do São Francisco e o Oeste da Bahia, melhorando o escoamento agropecuário, mineral e facilitando o fluxo de veículos.

   “Essa ponte, um sonho antigo da região, é o pontapé inicial para o desenvolvimento do Oeste do estado. É um passo importante para industrializar essa importante região da Bahia, através da implantação do Polo Agroindustrial e Bioenergético”, afirmou Leão na visita.

  A delegação, liderada por Leão que também visitou as áreas onde será implantado o Polo Agroindustrial e Bioenergético contou com as presenças dos assessores especiais do MDR, Francisco Soares de Lima Junior e Aldo Aloísio Dantas da Silva, Humberto Miranda, presidente da Faeb, Luis Napoleão, diretor de Irrigação da Codevasf, e os secretários estaduais Lucas Costa (Seagri) e Josias Gomes (SDR).

  Vê-se, pois, que Leão é o dono do discurso político da ponte. Obviamente, que se o candidato a governador for outro, esse discurso migrará para o cabeça da chapa. Em sí, por ser o governador do Estado, Rui Costa, também poderá se apropriar desse discurso. Mas, na origem, o dono do discurso, o cara que fez a ponte foi Leão.

  Se a 'ponte fantasma' Salvador a Itaparica tivesse avançado um pouco mais certamente Leão agregaria mais valor a sua possível candidatura. O certo é que Leão, quando a mesa for posta para escolher o cabeça da chapa do grupo - que se apresentou unido na inauguração da ponte Barra-Xique-Xique - estará com o cacife em alta. Se vai oter êxito é outra história.