Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MAIS DE 8 MIL CRIANÇAS JÁ SE VACINARAM CONTRA A COVID EM SALVADOR

Bahia registrou 20 mortos pela Covid, hoje, segundo a SESAB
18/01/2022 às 12:40
  1. A Bahia registrou nesta terça-feira (18) 10.980 casos ativos de Covid-19. A última vez que o estado teve um número de ativos maior ao de hoje foi em 13/07/2021, quando foram registrados 11.055 ocorrências. O boletim epidemiológico aponta ainda que, nas últimas 24 horas, foram computados 3.918 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,30%), 2.394 recuperados (+0,19%) e 23 óbitos. Dos 1.294.269 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.255.594 já são considerados recuperados e 27.695 tiveram óbito confirmado.

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.715.590 casos descartados e 281.830 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça. Na Bahia, 53.861 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.Vacinação

4. Até o momento temos 10.900.691 pessoas vacinadas com a primeira dose, 262.974 com a dose única, 9.040.834 com a segunda dose e 1.811.592 com a dose de reforço.

5. No terceiro dia de estratégia de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, Salvador ultrapassou o número de 8 mil pequenos que receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Iniciada no último sábado (15), a estratégia atualmente engloba crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente, crianças de 8 a 11 anos com comorbidades e crianças de 10 e 11 anos do público geral.

6. Adenilson Araújo, 29 anos, vacinador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que atua no ponto fixo da Arena Fonte Nova, comentou que esta tem sido a fase mais calma da campanha de imunização contra a Covid 19. “Tenho aplicado vacinas desde o início da pandemia. Tem criança que chega com vontade de ser vacinada, outras com medo e algumas dão até chilique. Mas em comparação com os adultos, a situação é muito mais tranquila”, avaliou.

7. Ele acrescenta que esperava um número maior de pais e filhos nestes primeiros dias, mas pondera que as férias escolares explicam a procura relativamente baixa e que, com o retorno das aulas, o ritmo da vacinação infantil deve aumentar.    

8. A técnica de farmácia Jamile da Silva, 34 anos, levou o filho de 11 anos para se vacinar e comentou a importância deste cuidado para crianças. “Sou a favor (a vacinação infantil) porque crianças também correm o risco de serem infectadas pelo coronavírus. Nós, mães e pais, saímos para trabalhar e voltamos para casa, expondo nossos filhos à doença. Logo, logo, eles estão voltando para a escola, onde convivem com os coleguinhas e professores. Então, temos que protegê-las”, disse.

 8. Jamile complementa que, além da vacina, ela tem cuidado para que seu filho cumpra o protocolo sanitário (uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70° e distanciamento social) com todo rigor possível.

9. William da Silva, de 11 anos, filho de Jamile e estudante do 6° ano do Ensino Fundamental 2, disse que a vacina não foi um problema para ele. “Eu não estava com medo porque já tomei outras vacinas antes. E até que essa não doeu muito. Quando estou em casa, fico assistindo Netflix e jogando no celular. Sinto saudade dos amigos”, contou. 

10. Nesta quarta-feira (19), das 8h às 16h, as crianças de 10 e 11 anos serão vacinadas na UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), Clube de Periperi, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque da Cidade (Itaigara), CSU Pernambués, USF Cambonas, UBS Marechal Rondon, USF Vale do Matatu e USF Parque de Pituaçu.

11. Já as crianças de 7 a 11 anos com comorbidades serão imunizadas nas USFs Beira Mangue e Zulmira Barros (Costa Azul). Por fim, as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente poderão ser vacinadas na Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Pituba (13 às 17h), ION - Instituto de Organização Neurológica da Bahia – Ondina e NACPC - Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral.

12.  A Operação Sucata Zero retomou as atividades em 2022 nesta terça-feira (18), com a remoção de 13 sucatas de automóveis de vias públicas de Salvador, majoritariamente na Via Regional e na Avenida Aliomar Baleeiro. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

13. “Sucata na rua é um risco para a saúde pública, sobretudo para as crianças, que brincam por perto. Isso porque o material abriga focos de dengue, roedores e outros transmissores de doenças. É risco também para a segurança pública porque serve de esconderijo para meliantes. Além disso, a remoção das sucatas é um ganho para a limpeza, a beleza e o bom uso do solo da cidade”, explicou Belchior da Natividade, encarregado de fiscalização da Semop.

 14. As localidades mais denunciadas por concentração de sucatas são a Avenida Suburbana, o bairro de Mussurunga e as já citadas Via Regional e Avenida Aliomar Baleeiro – também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto. Natividade disse ainda que a meta da operação para 2022 é recolher 600 sucatas das ruas da capital baiana.

 15. A lojista Milene Souza, 45 anos, presenciou o recolhimento de um veículo abandonado em frente ao local de trabalho e aprovou a operação. “Eu acho uma boa porque, pelo menos, deixa a rua mais limpa e nos livra dos mosquitos. Espero que esse trabalho seja ainda mais forte, inclusive com a colaboração das pessoas, porque, infelizmente, ainda temos muitas sucatas espalhadas na cidade”, avaliou.

16. Os cidadãos podem solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, através do site www. falasalvador. ba. gov. br ou ligando para o Fala Salvador, no número 156.   

17. Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do automóvel abandonado para que faça a remoção, num prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.

18. As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo.

19. O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.