Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA MAIS 1.334 NOVOS CASOS DA COVID E 20 ÓBITOS NESTA SEXTA

Na Bahia, 52.850 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
08/01/2022 às 08:10

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.334 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,10%) e 699 recuperados (+0,06%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (7) também registra 20 óbitos. Dos 1.275.289 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.244.344 já são considerados recuperados, 3.371 encontram-se ativos e 27.574 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.696.420 casos descartados e 270.212 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.850 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

2. Até o momento temos 10.826.443 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.829 com a dose única, 8.879.058 com a segunda dose e 1.541.680 com a dose de reforço. Em virtude do lançamento de dados incorretos pelos municípios de Barra do Mendes e Itacaré, o número de vacinados com 1ª dose e dose única teve uma pequena redução.

4. Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde nesta sexta-feira (7), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 26.534 desabrigados, 61.551 desalojados, 2 desaparecidos, 26 mortos e 520 feridos. O total de atingidos chega a 850.325 pessoas.

5. Os números correspondem às ocorrências registradas em 175 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 164 estão com decreto de situação de emergência. O último município decretado foi Mirante.

6. As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1).

7. A infecção simultânea do vírus da Influenza e SARS-CoV-2 (Covid-19), denominada de Flurona, já foi detectada em 11 pacientes de cinco municípios baianos, sem a ocorrência de óbitos. Os números foram divulgados no balanço desta sexta-feira (7) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término das investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

8. Os pacientes são residentes dos municípios de Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos.

9.  De 1º de novembro de 2021 até 7 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1661 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação.

10. Até o momento foram registrados 54 óbitos em residentes de Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1).

11. No que tange ao cenário epidemiológico da Covid-19, nos seis primeiros dias de 2022 foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 óbitos pela doença. Somente nesta quinta-feira (6) foram registrados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto de 2021, quando foram notificados 1.362 novos casos da Covid-19 em 24 horas.

12. Ao comparar o total de casos registrados nos seis primeiros dias de janeiro de 2022 com o mesmo período de dezembro de 2021, o incremento é de 14,6%. Já na comparação com o mesmo período de novembro do ano passado, o acréscimo é de 37,40%.

13. A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que é necessário manter cuidados como utilizar máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a Covid-19. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, afirma.

14. Tereza Paim ainda pontua que a Secretaria da Saúde do Estado monitora diversos indicadores a exemplo de taxa de ocupação, novos casos e número de casos ativos, para analisar a necessidade de que ações como abertura de novos leitos e medidas restritivas sejam tomadas.

15. O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) empossou os conselheiros eleitos para o quadriênio 2022-2025 e a nova diretoria do órgão para o biênio 2022-2023 na quarta-feira (5) em uma sessão presidida pelo conselheiro Antônio Cláudio Silva de Vasconcellos, no auditório do Condomínio Empresarial CEO Salvador Shopping. 

16. O novo presidente do órgão é o contador André Luís Barbosa dos Santos. A nova diretoria foi eleita pelo plenário em decisão unânime. André Barbosa disse sobre a perspectiva de estabelecer uma transformação digital nos processos internos, trazendo mais agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais contábeis. 

17. O presidente ainda sinalizou a criação de uma comissão de diversidade e inclusão com o objetivo de buscar equidade e valorizar as competências de todos os profissionais de contabilidade. Além disso, reforça que o CRCBA é um espaço que sempre garantirá que qualquer profissional tenha acesso aos serviços oferecidos pelo Conselho.

18. “É uma honra, hoje, estar junto com vocês e, com certeza, com esse grupo que acredita no nosso projeto, vamos chegar ao final desses dois anos e dizer que estamos no caminho certo para que os próximos presidentes, vice-presidentes e conselheiros possam continuar com essa filosofia de gestão e dar espaço para que outros possam continuar esse trabalho”, disse o novo presidente.

19. Confira a nova composição da Diretoria do CRCBA: presidente – André Luís Barbosa dos Santos; vice-presidente de Administração e Finanças – Sérvio Túlio dos Santos Moura; vice-presidente de Controle Interno – Josana Mota Bispo Amaral; vice-presidente de Registro – Maria do Socorro Galdino Moreira; vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – Antônio Cláudio Silva de Vasconcellos; vice-presidente Técnico – Cremildo Atanázio de Souza; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional – Antônio Carlos Ribeiro da Silva; ouvidor geral – Altino do Nascimento Alves; ouvidor assistente – Edson de Jesus França; superintendente de Delegacias – Dorywillians Botelho de Azevedo; superintendente adjunto de Delegacias – Alex Vieira de Oliveira. 

20. Os anúncios de obras feitos pelo governador Rui Costa (PT) no município de Wagner, na Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (7), foram tidos pelo deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) como fundamentais para ampliar a atuação do prefeito Élter Bastos (PSB) e para o desenvolvimento da região chapadeira. A abertura de licitação para a obra de captação de água do Rio Bonito para fornecimento de água com qualidade para os municípios de Wagner e Lajedinho e a licitação para construção dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos Assentamentos Laranjeira e São Sebastião de Utinga são obras aguardadas pela população para resolver entraves no abastecimento do recurso natural na região.