Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DE 119 MÉDICOS PROMETIDOS MINISTÉRIO DA SAÚDE MANDA 23 E SESAB IRONIZA

Dos 1.271.250 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.241.955 já são considerados recuperados, 1.776 encontram-se ativos e 27.519 tiveram óbito confirmado.
03/01/2022 às 14:46
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 95 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 119 recuperados (+0,01%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (3) também registra 9 óbitos. Dos 1.271.250 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.241.955 já são considerados recuperados, 1.776 encontram-se ativos e 27.519 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

   2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.688.479 casos descartados e 262.495 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.698 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 10.726.229 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.198 com a dose única, 8.842.820 com a segunda dose e 1.395.047 com a dose de reforço.

   4. O Ministério da Saúde enviou apenas 23 médicos à Bahia, do total de 119 prometidos pelo ministro Marcelo Queiroga, para atender a população atingida pela catástrofe ambiental que culminou em mais 90 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e em 156 municípios em situação de emergência. Adicionalmente, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) remanejou oito médicos do quadro para atuar nas regiões afetadas. Além de socorrer os feridos, os profissionais de saúde têm a missão de minimizar os efeitos do contato com as águas sujas das enchentes e combater doenças como cólera, leptospirose, hepatite, doenças diarreicas e febre tifoide, por exemplo.

5. Todos eles já desembarcaram em Ilhéus e estão em deslocamento para os seguintes municípios: Gandu, Itajuípe, Piraí do Norte, Dário Meira, Teolândia, Canavieiras, Apuarema, Nova Ibiá, Ibicaraí, Angical, Paratinga, Wanderley, Cotegipe, Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto, Ibicuí, Itarantim, Jiquiriçá, Ubaíra e Amargosa.

6. De acordo com a secretária estadual da Saúde da Bahia, Tereza Paim, a distribuição dos médicos foi feita pela Sesab em parceria com Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA). “Buscamos uma equidade com foco nos municípios muito afetados e com população desabrigada e desalojada. Periodicamente novas avaliações serão feitas, a fim de incluir novos municípios”, destaca a secretária.

7. Vinda de São Paulo, a médica Rita Cândido fala da sensação de vir à Bahia nesse momento: “É muito gratificante e emocionante trabalhar para suprir as necessidades médicas de uma a população que tem sofrido muito.” Já o médico paraibano Gomes Machado tem uma motivação a mais porque “estou ajudando meu povo porque minha família também é baiana. A gente se formou para isso, para salvar vidas e não há nem o que se discutir quanto a isso. Temos de estar onde se precisa de um médico” Para a sergipana Josefa Oliveira, o sentimento é de esperança: “Estar aqui, contribuindo, compartilhando o que estudamos e oferecendo o nosso trabalho para quem mais está precisando nesse momento nos faz acreditar na vida, mesmo após as piores tragédias”.

8. A equipe da Embasa da Unidade Regional de Feira de Santana criou uma rede solidária para apoiar as vítimas das enchentes que assolaram dezenas de municípios baianos nas últimas semanas. Um caminhão com os primeiros donativos arrecadados foi enviado para municípios da região do Vale do Jiquiriçá. “As doações foram entregues para as secretarias municipais de Mutuípe e de Ubaíra, que estão fazendo a distribuição aos moradores. 

9. E continuaremos arrecadando donativos até o próximo dia 05, para encaminharmos para outra região do estado afetada pelas enchentes”, explica o gerente de suporte à gestão da Embasa, Luciano Souza. 

10. Além de já terem conseguido arrecadar centenas de quilos de alimentos, roupas, cobertores, colchões e itens de higiene, mais de 30 funcionários que atuam na Embasa em Feira de Santana foram deslocados para ajudar as equipes de outros municípios a restabelecerem o abastecimento de água nos sistemas afetados pelas enchentes. 

11. “Colocamos à disposição caminhões, retroescavadeiras, geradores, e principalmente, contamos com o engajamento de nossos funcionários. Todos estão colaborando, seja com doações, seja com seu trabalho. E ainda é pouco diante da imensa necessidade que as pessoas estão passando”, explica o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. 

12.Para quem quiser fazer doações de alimentos não perecíveis, cobertores, roupas, produtos de higiene e de limpeza para as vítimas das enchentes, a sede da Embasa em Feira de Santana fica na entrada do Feira IV, na Rua Dr. João Evangelista, nº 590. Os donativos podem ser entregues até a quarta-feira, dia 05/01, das 8 às 17h30.  

13. A direção do SindilimpBA fechou o ano de 2021 com inúmeras conquistas e inicia 2022 com uma agenda ainda mais movimentada no que se refere à campanha salarial, acordos coletivos e acompanhamentos de processos em andamento na Justiça do Trabalho. 

14. Nesta segunda-feira (3), a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, defendeu a continuidade das negociações com o patronato, pediu avanço nos acordos coletivos das categorias em municípios do interior, mesmo após 2021 ter tido entendimentos, e quer união para esse primeiro semestre na condução e construção de políticas públicas. Além disso, segundo Ana, o ano é de eleição e os debates envolvendo trabalhadores serão intensificados.

15. “Fechamos o ano com muita dificuldade do Sindicato devido à pandemia, mas conseguimos construir, sobreviver e ajudar como foi possível em contratos que foram rescindidos e que foram finalizados. A direção aponta que fechamos o ano com vitória nos acordos coletivos, por exemplo, pois tinham dois anos sem fechar, como foi o caso da limpeza urbana e de asseio e conservação, mas ainda temos muito para avançar em cidades do interior da Bahia. 

16. Nos minutos finais conseguimos fechar o acordo de asseio e conservação em Salvador. E, nesse caso, é preciso salientar a atuação do mandato do vereador Luiz Carlos Suíca [PT] e de todos os nossos colaboradores dos setores de comunicação, jurídico e recursos humanos”, frisa Ana.

17. A coordenadora-geral também aponta a importância da união das categorias em todos os processos, até mesmo no eleitoral. De acordo com Ana Angélica Rabello, é fundamental a retomada do poder por um governo popular. “Felizmente começou esse último ano do governo Bolsonaro. Uma gestão misógina, racista e antipopular. 

18. Não tem como retirar tantos direitos em tão pouco tempo, mas o Bolsonaro e sua turma conseguiram isso, seguindo o mercado internacional e deixando os brasileiros morrerem por esse vírus mortal. Que possamos enfrentar 2022 com saúde e mais luta, tivemos muitas perdas em 2021, mas temos de renascer de novo. O Brasil passará por uma reconstrução, assim como todo o mundo”, completa.

19. m base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde deste domingo (2), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 32.594 desabrigados, 57.451 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.508 pessoas.

20. Os números correspondem às ocorrências registradas em 165 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 153 estão com decreto de situação de emergência.

21. As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).