Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IGREJA CATÓLIA MANTÉM FESTA DE REIS COM MISSAS E SEM DESFILE DE TERNOS

Veja programação da festa de reis, em Salvador
01/01/2022 às 18:09
   
1. Com o tema “Com os Santos Reis, seguimos a verdadeira estrela: Jesus Cristo!”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha) realiza o tríduo em preparação à Solenidade da Epifania do Senhor – Festa de Reis. De 2 a 4 de janeiro, sempre com início às 18h30, serão celebradas Missas na Matriz; e, no dia 5, no mesmo horário, também haverá Celebração Eucarística. Contudo, não haverá desfile dos ternos e nem a carreata que estava previamente agendada, em virtude da pandemia e do surto de gripe.

2. No dia Solene, 6 de janeiro, a programação terá início com a alvorada, às 6h, seguida da recitação do Terço, às 7h. Serão celebradas Missas às 8h, às 11h e às 18h30. Após cada Celebração Eucarística os fiéis são convidados a apresentarem as palhas dos presépios, que serão queimadas, como acontece todos os anos. É importante ressaltar que serão arrecadados alimentos não perecíveis e cobertores que serão destinados para as famílias atingidas pelas enchentes no Sul e no Extremo Sul da Bahia.

3. A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

4. A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

5. A ONG Jardim das Borboletas lança a campanha emergencial com intuito de arrecadar mantimentos para famílias afetadas pelas fortes chuvas que tem atingido o Estado, mais especificamente no extremo sul e sudoeste da Bahia.

6. Além de mantimentos, a ONG Jardim das Borboletas dispôs de uma conta e um PIX para quem optar fazer doações em dinheiro, com os seguintes dados bancários: Caixa Econômica Federal, Agência: 4589, Conta Poupança (13): 9561-0 e Pix: (77) 98127-9471.

7. Solidarize-se da forma que puder, população e empresas. O ponto de entrega será na sede da ONG, município de Caculé, localizado na Avenida Copacabana, 191, em frente ao Posto Radar. O caminhão que fará o transporte das doações para as localidades atingidas sairá no dia 20/01/2022. As doações também podem ser itens de cama, mesa e banho, alimentos não perecíveis, além de fraldas e medicamentos.

8. Diante das fortes chuvas ocorridas nos municípios e o grande prejuízo causado ao comércio em geral, o Governo do Estado da Bahia, através Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) estará disponibilizando uma linha de crédito especial para comerciantes e prestadores de serviços, inclusive informais. Nesta quinta-feira, 30, prefeitos e secretários foram orientados sobre o assunto.

9. Durante a reunião virtual, o Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Davidson Magalhães, declarou que o crédito já é aprovado pela Assembleia Legislativa e tem o objetivo de minimizar a situação dos comerciantes e prestadores de serviços que tiveram seus estabelecimentos e mercadorias atingidos pela enchente.

10. Para garantir que esse recurso chegue até essas pessoas, as prefeituras precisam enviar o termo de cooperação com a Desenbahia assinado, além de indicar duas pessoas que serão treinadas para avaliar a proposta de crédito junto aos empreendedores.

11. Os municípios que já estão com decreto homologado e não receberam o Termo de Cooperação, devem entrar em contato através do telefone (71) 3103-1058. Já para aqueles que têm o termo assinado, enviar para o e-mail: pre@desenbahia.ba.gov.br

12.O prefeito de Jussari e presidente do Consórcio da Mata Atlântica, Antônio Valete, representou o presidente da Amurc, Marcone Amaral e destacou que já assinou o termo de cooperação. O prefeito de Camacan, Paulo do Gás, parabenizou a iniciativa do Desenbahia e se solidarizou junto aos prefeitos sobre as fortes chuvas na região.

13. Uma reunião virtual para capacitação dos servidores indicados já vai acontecer na próxima terça-feira, 4, com a participação de 2 representantes da Defesa Civil do município.