Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB E PREFEITURA TRANSFEREM 150 FAMILIAS PARA UFSB EM ITABUNA

Número de mortos na Bahia pela Covid chega a 27.506 pessoas
31/12/2021 às 17:56
  
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 377 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 368 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (31) também registra 5 óbitos. Dos 1.270.858 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.241.534 já são considerados recuperados, 1.818 encontram-se ativos e 27.506 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.685.684 casos descartados e 262.438 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.692 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Até o momento temos 10.722.498 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.198 com a dose única, 8.831.474 com a segunda dose e 1.364.993 com a dose de reforço.

4. Teve início a operação conjunta da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Prefeitura de Itabuna para transferir cerca de 150 pessoas que estavam alojadas no Parque de Exposições do município e embaixo de um viaduto para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

5. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “as pessoas buscaram o local mais próximo das suas residências após terem suas casas alagadas e vieram em busca de acolhimento no Parque de Exposições, mas ele não tem as condições sanitárias adequadas. Dentre os riscos, avaliamos que há resíduos de animais, pulgas e carrapatos, o que pode causar, por exemplo, escabiose. O excesso de umidade também pode provocar agravamento de doenças respiratórias”, afirma a secretária.

6. Ainda segundo a titular da pasta estadual da Saúde, a universidade possui um ambiente mais salubre. “Faremos um processo de prevenção de doenças, com profissionais de saúde atuando nos abrigos para verificar se tiveram algum tipo de dano, o que é infelizmente provável, em virtude do local anterior”, ressalta a secretária.

7. Natural de Ilhéus, uma das regiões baianas fortemente atingidas pelas chuvas e enchentes nos últimos dias, Daniel Landim, fundador e CEO da ITS Brasil, doou 30 toneladas de água mineral e 2 toneladas de material de higiene pessoal à população atingida.

8. "Fico muito feliz de poder ajudar as pessoas da minha terra nesse momento de necessidade. Convoco outros empresários e amigos a fazerem o mesmo", disse o empresário, que contou com o apoio da empresa Rápido Maranhense no transporte das doações de Salvador ao sul do estado, sem custos.

9.  Para proporcionar um ambiente limpo e agradável aos cidadãos, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma operação especial durante o Réveillon na capital baiana. A ação envolve mais de 1,6 mil profissionais e 132 equipamentos que estarão envolvidos nos serviços de coleta, varrição, lavagem de vias, limpeza de praias e serviços complementares.

 10. Dentre os equipamentos que serão utilizados durante os serviços de limpeza estão caminhões compactadores, caminhões-pipa, carretas, trator com carreta, trator com limpadora, caçamba e barcos.

11.  No dia 1º de janeiro, a limpeza das praias será iniciada a partir das 5h da manhã com equipes que atuarão nas faixas de areia e varrição dos calçadões. Além disso, serão utilizados caminhões-pipa para fazer a lavagem das vias.

 12. “Nossas equipes estarão distribuídas em diversos bairros, realizando a limpeza de praias e higienização das avenidas com o objetivo de garantir um ambiente limpo para toda a população. Quero desde já aproveitar a oportunidade para desejar um feliz ano novo a todos os cidadãos, especialmente aos nossos agentes, agradecendo pelo excelente trabalho que cada um tem feito na zeladoria da nossa cidade”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

13. Integrantes da nova esquerda brasis: Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Xuxa.

14. Ainda em comemoração às festas natalinas, a Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Cerrado (Cipe Cerrado) promoveu a campanha “Natal do Bem”, que beneficiou cerca de 180 crianças carentes dos bairros de Salinas e Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado.

15. Os presentes, obtidos através da colaboração de policiais da Companhia, foram entregues na tarde de ontem (30). Entre os brinquedos, foram doados carrinhos, bonecas e bolas. A ação solidária buscou contribuir para que essas crianças tivessem um final de ano mais feliz e fortalecer o vínculo da sociedade com a Polícia Militar da Bahia.

16. As equipes de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), já realizaram, em dezembro, mais de 50 vistorias em barragens e/ou açudes localizados nas regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia. O monitoramento e a avaliação têm como base os municípios listados nos alertas meteorológicos disponibilizados diariamente pelo Inema.

17. Os boletins com avisos meteorológicos e hidrológicos de atenção e alerta máximo também auxiliam os órgãos de Proteção e Defesa Civil, responsáveis pelas ações de prevenção e mitigação dos efeitos causados pelos eventos críticos, como as inundações.

18. As ações de fiscalização identificaram barramentos de terra (pequeno porte) em situação crítica, com níveis do reservatório no limite ou até mesmo em galgamento (transbordamento), além de problemas estruturais e de manutenção. Constatadas as irregularidades, os técnicos do órgão acionaram os responsáveis, bem como as defesas civis estadual e municipais para adoção das medidas de segurança para a população e para o imediato reparo, com limpeza e ampliação de vertedouros (estrutura para controle da vazão e escoamento).

19. As quipes técnicas de fiscalização atendem denúncias de barragens irregulares que não possuem cadastro, licença ou outorga, ou seja, figuram no espaço da clandestinidade. Estão sendo monitoradas as situações nos municípios mais afetados pelas fortes chuvas: Itabuna, Ilhéus, Itapé, Itamaraju, Vitória da Conquista, Jequié, Jussiape, Bom Jesus da Serra, Poções, Riacho de Santana, Rio de Contas, Itaquara, Jaguaquara, Barra da Estiva, Apuarema, Brejões, Ubatã, Mutuípe, Itambé, Pedro Alexandre, Ibipitanga, Itapebi, Guanambi, Barra do Choça, Botuporã, Tremedal e Barra do Mendes.

20. Os problemas identificados foram causados pelo volume excepcional de chuvas que precipitaram na Bahia, o maior em 32 anos, atingindo populações ribeirinhas, principalmente as cidades cortadas por rios nos perímetros urbanos.