Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA PODE FECHAR SETEMBRO COM INFECTADOS ATIVOS DA COVID NA CASA MIL

Dia Mundial da Limpeza de Praias acontece sábado, 18, em Salvador começando por Itapuã
14/09/2021 às 19:40
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 444 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 493 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (14) também registra 27 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.226.941 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.240 já são considerados recuperados, 2.024 encontram-se ativos e 26.677 tiveram óbito confirmado. 

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.519.442 casos descartados e 232.698 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. 

4. Na Bahia, 51.940 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com 9.375.252 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,5% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                  *****
6. A Bahia recebe do Ministério da Saúde mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (15). Um voo comercial com pouso estimado para 15h, no aeroporto de Salvador, trará uma remessa com 64.350 doses de Pfizer/BioNTech.

7. Com esta nova carga, a Bahia chegará ao total de 17.970.118 doses de vacinas recebidas, sendo 6.653.518 da Sinovac/Coronavac; 6.751.580 da Oxford/AstraZeneca; 4.163.520 da Pfizer e 261.100 da Janssen.
                                                  *****
8. A Prefeitura de Itacaré já iniciou a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para a população em geral acima de 70 anos que já tomou a 2ª dose a mais de seis meses. Também está sendo aplicada a 3ª dose para o grupo populacional de imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose a mais de 28 dias. 

9. A Prefeitura de Itacaré também continua com a vacinação da população em geral acima de 17 anos, além de gestantes, puérperas e adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidade.  

10. Os integrantes desses grupos devem se dirigir à unidade de vacinação em Itacaré, que fica no Sindicato Rural, em frente ao colégio Maria Benjamina, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Já em Taboquinhas a vacinação acontece no posto Maria de Lourdes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. 

11. As pessoas desse público alvo com comorbidades devem se dirigir aos locais de vacinação com documento com foto, cartão SUS atualizado ou CPF, comprovante de residência e relatório médico com cópia. 

12. Servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP), especialmente policiais civis e militares, agora podem obter assistência jurídica gratuita na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, no Quartel dos Aflitos, ou no prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade. 

13. Nesta terça-feira (14), o governador Rui Costa deu por inauguradas as novas sedes do Serviço de Assistência Jurídica para os servidores da área em solenidade no Centro de Operações e Inteligência da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na ocasião, Rui também anunciou um novo Programa de Habitação do Servidor, que privilegia policiais civis e militares.

14. Segundo o governador, a implantação das sedes do Serviço Assistência Jurídica é um desejo que ele realizou. “É uma inquietação minha que os policiais, civis ou militares, no exercício da sua atividade profissional, pudessem ter direito à defesa individual ou coletiva quando no seu exercício. 

15. A atividade profissional gera situações em que o policial vem a responder ou a órgãos de controle ou eventualmente a processos criminais ou judiciais. E, muitas vezes, eles tinham que arcar o pagamento de advogados com os próprios recursos, o que, na minha opinião, sempre foi uma grande injustiça. Afinal de contas, eles são agentes públicos e estavam em pleno exercício da sua profissão”, disse. O serviço é resultado de convênio com a Defensoria Pública do Estado (DPE). 

16. Hoje, aconteceu um almoço entre o vice-governador João Leão (PP) e o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD) e não se sabe se Adolfo incentivou Leão a seguir adiante na sua intenção de ser o cabeça de chapa para governador da base aliada do governo Rui Costa ou se foi colocar panos frios.

17. Pelo sim; pelo não a aliança do PP com P SD vem desde a eleição do senador Angelo Coronel para a presidência da Assembleia quando houve a queda de Marcelo Nilo. A política tem arte que a própria razão desconhece. Na quarta-feira comentamos o assunto com mais profundidade.

18. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos oceanos, o mandato do Vereador André Fraga organiza neste sábado(18/09), a partir das 07h30, uma série de atividades no Dia Mundial de Limpeza de Praias. Com ações nas praias de Itapuã, Boa Viagem e Tubarão, os eventos contam com apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência(Secis) e da Limpurb. 

19. “Precisamos alertar a população sobre os prejuízos irreversíveis da poluição dos oceanos. Corremos um enorme risco da perda de biodiversidade marinha e já temos prova disso com o alerta do relatório mais recente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o IPCC, e esse trabalho de educação ambiental é fundamental para mitigar os danos”, disse o Vereador André Fraga, que também é Presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara Municipal de Salvador.  

20. Em Itapuã, a programação começa na Praça do Farol de Itapuã, às 07h30, com aula de alongamento, orientações gerais e formação de equipes. Na praia de Boa Viagem, a atividade de coleta dos resíduos começará após o 1º Revezamento Triplo da Arena Tic Tac Paredão, projeto social que promove atividades de natação, aquathlon e salvamento aquático. No Subúrbio, a ação de limpeza começa a partir das 8h, tendo como ponto de encontro o fim de linha de Tubarão.