Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID CAI PARA 2.100 EM TODO ESTADO DA BAHIA

Este é o menor número no ano de 2021
13/09/2021 às 19:39
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 160 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 356 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (13) também registra 13 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.226.497 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.197.747 já são considerados recuperados, 2.100 encontram-se ativos e 26.650 tiveram óbito confirmado. 

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.518.278 casos descartados e 231.486 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. 

4. Na Bahia, 51.941 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com 9.360.555 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,4% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                              *****
6. O trabalho de vacinação contra a Covid-19 continua e agora a Prefeitura de Itacaré já iniciou a imunização da população em geral acima de 17 anos. Para isso basta se dirigir a unidade de vacinação em Itacaré, que fica no Sindicato Rural, em frente ao colégio Maria Benjamina, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Já em Taboquinhas a vacinação acontece no posto Maria de Lourdes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

7. A Prefeitura de Itacaré também continua com a vacinação de pessoas gestantes, puérperas e adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidade. Para isso, as pessoas desse público alvo com comorbidades devem se dirigir aos locais de vacinação com documento com foto, cartão SUS atualizado ou CPF, comprovante de residência e relatório médico com cópia.  

8. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância de todos que estão nessa faixa ou façam parte desse público alvo compareçam aos locais de vacinação para a imunização contra a Covid-19. Também ressaltou que as pessoas que tomaram a primeira dose precisam retornar às unidades de vacinação. De acordo com a estimativa do serviço de Vigilância Epidemiológica, mais de duas mil pessoas acima de 18 anos ainda faltam tomar a vacina contra a Covid-19.

9. Quais exames essenciais para investigação da infertilidade? O novo coronavírus afeta óvulos e espermatozoides? Quais as orientações para tentantes?  Varicocele e infertilidade masculina, quando o homem deve operar? O que indica uma reserva ovariana em declínio? Quando os miomas uterinos dificultam a gravidez? Endometriose na mulher infértil, quando a cirurgia é essencial e quando a FIV (Fertilização in Vitro) é a primeira opção? 

10. Aspectos nutricionais e comportamentais no tratamento do casal infértil; infecções que podem afetar a fertilidade; e a vacinação para COVID-19 na gestante. Esses e muitos outros temas atuais e relevantes para a Reprodução Humana serão abordados por especialistas brasileiros de renome durante o XIX Simpósio Nacional de Reprodução Humana, presidido pelo médico baiano Joaquim Lopes. 

11. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), acontece nos dias 17 e 18 de setembro, e pela primeira vez será totalmente on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo https://eventos.congresse.me/xixsrh

12. Mais ações de fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à vida foram realizadas, no último fim de semana, pela força-tarefa formada pelas secretarias municipais de Urbanismo (Sedur) e Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. As ações tiveram como foco estabelecimentos comerciais e ambulantes, assim como o combate à poluição sonora.

13. De 10 a 12 de setembro (sexta-feira a domingo), foram feitas 1.565 vistorias, em 62 localidades da capital baiana. Neste período, foram emitidas 16 notificações por descumprimento das medidas sanitárias, seis interdições de estabelecimentos, sendo cinco bares (Brotas, Campinas de Brotas e Imbuí), além da paralisação de um evento desportivo (Ondina). Foram dispersadas ainda aglomerações nos bairros de Mata Escura, Nova Brasília, Alto do Coqueirinho, Nova Brasília de Itapuã,Lapinha, Massaranduba e Paripe.                                                                                                                    
14. Na sexta-feira (10), em operação de fiscalização realizada na Feira de São Joaquim, Semop e Transalvador atuaram no ordenamento dos ambulantes que trabalham no entorno da feira. A ação contribuiu para a organização do comércio e ajudou a liberar o fluxo de veículos nos estacionamentos, permitindo a parada dos ônibus nos pontos  e facilitando o trânsito na região.

15. Entre os dias 9 de julho e 12 de setembro, foram realizadas 37 mil vistorias, emitidas 546 notificações, realizadas 79 interdições e dispersadas 75 aglomerações. Do início da pandemia, quando a primeira operação da força-tarefa saiu às ruas, no dia 18 de março de 2020, até agora, 539 mil vistorias foram feitas, com 9,2 mil interdições executadas, 99 cassações de alvarás, e 1.178 aglomerações dispersadas, num total de 550 mil ações de fiscalização.

16. Já no domingo (12), em ação integrada realizada na chamada Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal e ruas transversais, 44 agentes da Semop e da Guarda Municipal, atuando com 12 veículos, coibiram o comércio de rua irregular. Foram realizadas apreensões de bens e equipamentos, sem a devida licença para instalação no logradouro público, e feita a dispersão do público presente no local.

17. Durante a ação foram apreendidos sete sacos contendo produtos diversos, entre eles uma balança, um ventilador, uma gaiola danificada, um alto-falante, um pneu danificado e uma gaiola com um pássaro silvestre, encaminhada à Guarda Civil.     

18. Buscando manter a ordem pública, por meio da dispersão de aglomerações e redução de emissões sonoras, a Operação Silere, formada por integrantes da Sedur, Transalvador, PM e Polícia Civil, atenderam a 768 denúncias no fim de semana. A ação resultou na presença em 125 localidades, onde 347 vistorias foram realizadas.

19. Foram apreendidos, durante as incursões, 34 equipamentos de som, nos bairros do Alto do Coqueirinho, Vila Ruy Barbosa, Mata Escura, Nova Brasília de Itapuã, Liberdade, Nova Brasília, Cajazeiras, Bonfim, Caminho de Areia, Brotas e Stella Maris. No ranking dos bairros com maior número de denúncias, neste fim de semana, constam Barra, São Marcos, Itapuã e Nazaré.