Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA DE SALVADOR APLICA 3ª DOSE PARA IDOSOS EM RESIDÊNCIAS

Ainda existem 2;340 casos ativos da covid na Bahia e número vem caindo a cada dia
08/09/2021 às 21:00
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 170 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 322 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (8) também registra 14 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.224.668 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.195.731 já são considerados recuperados, 2.340 encontram-se ativos e 26.597 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.511.731 casos descartados e 230.307 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. 

4. Na Bahia, 51.912 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com 9.156.714 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,59% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                                   *****
6. Uma nova pauta de distribuição de vacinas foi divulgada pelo Ministério da Saúde para esta quinta-feira (9). A previsão é que a primeira carga, com 81.900 doses de Pfizer/BioNTech desembarque na capital baiana por volta das 9h35. Cerca de duas horas depois, às 11h40, devem ser entregues 140.400 doses do imunizante Sinovac/Coronavac.

7. Com estas duas novas remessas, a Bahia chegará ao total de 17.595.718 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 6.751.580 da Oxford/AstraZeneca; 3.789.120 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

8. Passar no concurso de auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia representou para o contador Wellington Correia Júnior a realização profissional, mas também o retorno à sua terra de origem. Natural de Salvador, o novo servidor da Sefaz-Ba estava morando há seis anos em Manaus por causa do trabalho, mas sentia muitas saudades da família, que ficou na capital baiana. 

9. O novo auditor é parte da turma que acaba de ingressar no Estado por meio do mais recente concurso público para renovação do quadro da categoria. Em 2022, a Sefaz deve receber novo reforço com a autorização do concurso para agente de tributos estaduais publicada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Administração no último dia 12 de agosto.

10. O concurso para auditor fiscal preencheu vagas para as áreas de Administração, Finanças e Controle Interno, de Tecnologia da Informação e de Administração Tributária. “Trabalhar na Sefaz era um sonho idealizado desde a época da faculdade”, revela Wellington Correia Júnior, que ingressou na área de Finanças e Controle Interno e está atuando na Gerência de Análises e Operações Contábeis.

11. O caminho até a realização do sonho de tornar-se fazendário exigiu de Correia Júnior uma rotina intensa de estudos conciliada com o trabalho. “ A preparação foi um processo exaustivo e que exigiu total dedicação. Consequentemente, tive que abdicar de momentos de lazer e também de atenção à família”. Ele ressalta ainda “o fato de ter que conciliar a árdua rotina de estudo com o trabalho”.

12. Todo o seu empenho em busca da realização profissional foi convertido em “felicidade e orgulho” quando o auditor tomou posse no cargo. “Sob a ótica pessoal, ser auditor fiscal é a concretização de um sonho. Já no âmbito profissional, é ter a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento do Estado, atuando de forma diligente, ética e com perícia técnica”, destaca Wellington.

13. O vereador Edvaldo Brito (PSD) deu entrada em requerimento pedindo que o prefeito Bruno Reis envie logo para a Câmara Municipal a proposta de avaliação ou realinhamento dos VUP (Valores Unitários Padrão de Terrenos e Construções), constantes da Planta Genérica de Valores Imobiliários do Município. É com o VUP que se determina o valor venal de cada imóvel, que é a base de cálculo do IPTU. E o prefeito é obrigado, por lei, a enviar essa proposta, garantindo a cobrança do IPTU para todos os anos do seu mandato.

14.  “Temos de discutir e finalmente aprovar esses valores, considerando a condição financeira da população, principalmente em época de pandemia. Esse é o papel da Câmara e nós, vereadores, fomos eleitos para isso, para sermos fiscais e a voz do povo, dos nossos eleitores”, declarou Brito.

15. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, no começo de setembro, a vacinação da terceira dose para idosos acima de 80 anos, como forma de reforçar a imunização contra a Covid-19. Além dos drives e postos fixos instalados em Salvador, os agentes do órgão também promovem a vacinação em domicílio, por meio do Vacina Express. Através deste serviço, pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas podem agendar a aplicação do imunizante sem sair de casa.

16. Somente no Distrito Sanitário de Itapagipe, nesta quarta-feira (8), 21 idosos foram visitados pelos técnicos de saúde, em bairros como Bonfim, Caminho de Areia, Monte Serrat, Massaranduba, Ribeiro, Roma, Uruguai, Vila Ruy Barbosa e no Lobato. Destes, 17 receberam a terceira dose do imunizante Pfizer/BioNTech.

17. Uma dessas pessoas foi a irmã Raimunda de Oliveira Carvalho, no Convento da Sagrada Família, no Bonfim. Aos 92 anos, a idosa está acamada em decorrência do Mal de Alzheimer, e recebe os cuidados de Vanessa Oliveira, enfermeira do convento. Das 52 abrigadas no local, 15 irmãs estão acamadas e com dificuldades de locomoção.

18. Para a cuidadora, o Vacina Express é muito importante para as internas do convento. “O serviço para nós foi gratificante, só tenho a agradecer à prefeitura. A maioria delas tem Alzheimer, baixa mobilidade dos membros e, sem esse serviço, teríamos muita dificuldade. É fundamental ter nossas irmãs vacinadas com essa terceira dose de esperança”,destacou Vanessa.

19. Na casa de dona Ondina Conceição Barbosa, de 91 anos, a equipe foi recebida pela irmã dela, Efigênia Tereza, de 89 anos. Ela conta que Ondina perdeu a mobilidade depois de uma queda. Para ter acesso ao serviço em domicílio, contaram com a ajuda de um vizinho para fazer o agendamento. “Cuido de Ondina sozinha e não ia conseguir levar ela pra vacinar. Sou muito grata aos técnicos por isso”, declarou Efigênia.

20. “As pessoas ficam felizes em receber essa proteção e a gente mais ainda em estar levando a vacina. É muito gratificante para nós”, declarou a enfermeira Constância Gondim, que acompanhou a organização da saída das vacinas para os domicílios. A rotina começa na Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi), na Vasco da Gama.

21.  Disponível desde fevereiro deste ano, o Vacina Express já atendeu a cerca de 14 mil pessoas elegíveis para a vacinação contra a Covid-19, que estejam acamadas ou com dificuldade de locomoção, para receber o imunizante em casa. O público é formado por idosos, pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, pacientes oncológicos, pessoas com doença falciforme ou em hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, pessoas com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoas com síndrome de Down.