Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AOS POUCOS NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID CAI BA BAHIA: AGORA, 2.772

Lauro: o seco municipal de Saúde, Augusto César Pereira, informou que a vacinação para o público com idade entre 12 a 17 anos com comorbidades será aberto um novo cadastro nesta segunda-feira (06).
05/09/2021 às 12:15
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 210 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 321 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (5) também registra 7 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.223.979 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.194.635 já são considerados recuperados, 2.772 encontram-se ativos e 26.572 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.509.778 casos descartados e 230.099 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. 

4. Na Bahia, 51.902 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

5. Com 9.059.091 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81,71% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

6. Morreu em Salvador o sonoplasta da WR, Vivaldo Chorrocho, pioneiro em gravações, montagens, microfones e campanhas juntos.Queridíssimo, lamenta o jornalista ZédeJesusBarrêto.

7. Com a vacinação dos jovens na faixa etária entre 18 anos ou mais neste sábado (04), em que 772 pessoas receberam a primeira dose da proteção contra a Covid-19, Lauro de Freitas alcançou a marca de 92,5% do público alvo, maior de idade, que iniciaram o ciclo de imunização. O número corresponde a mais de 139.763 pessoas vacinadas no município.

8. O secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, informou que a vacinação para o público com idade entre 12 a 17 anos com comorbidades será aberto um novo cadastro nesta segunda-feira (06). "Através do endereço eletrônico oficial da Prefeitura (www.laurodefreitas.ba.gov.br), os pais ou responsáveis destes menores poderão realizar o cadastro e assim daremos continuidade a vacinação deste público. Nós já vacinamos 176 pessoas que compõem este grupo prioritário", disse.

9. De acordo com o secretário, a vacinação continuará disponível para todos aqueles que, por qualquer circunstância, ainda não compareceram ou não se atentaram para a eficácia do imunizante contra a Covid-19. "As pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, devem permanecer atentos aos novos chamamentos", frisou. Neste feriadão da Independência da República, a aplicação das doses estará suspensa, com retorno previsto para a próxima quarta-feira (08).

10. Em Lauro de Freitas, o rolê dos novinhos, com idade entre 18 anos ou mais, deste sábado (04), teve como parada mais importante a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. A prefeitura montou esquema especial com dois drives - Ginásio do Aracuí e no Colégio Dois de Julho, na Itinga - para atender a galera que compareceu em peso.

11. O sorriso estampado no rosto de Valéria Andorian, 19 anos, revelava a alegria de enfim ter chegado sua vez. A jovem que perdeu dois parentes para a Covid-19, descreveu a sensação como uma grande vitória. "Estava ansiosa para tomar minha dose. Eu trabalho com o público e pego transporte público diariamente, então a vacina é uma forma de me proteger um pouco mais. Estou muito feliz por ter esta oportunidade", disse.

12. O estudante Mateus Sacramento, 18 anos,  revelou ainda não ter se adaptado às rotinas com interferência da pandemia e acredita que a vacina é essencial para que a vida possa fluir novamente. "Acredito que somente desta forma teremos nova chance de seguir em frente. Nada será como antes, mas a vacina é aquela luz no final do túnel", disse sorrindo.

13. A vacinação teve início às 8h e seguiu com movimentação tranquila até o término por volta das 12h. Atualmente, Lauro de Freitas registra 43% do público-alvo que já recebeu dose única ou as duas doses da vacina que completam o esquema vacinal para Covid-19.

14. Maior intervenção urbanística realizada na história de Feira de Santana, a requalificação da Lagoa Grande, a 109 quilômetros de Salvador, mudou completamente a realidade de milhares de pessoas que moram na região. 

15. Desde o início das obras, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), já realizou a limpeza, dragagem e urbanização da lagoa, a implantação da rede de esgotamento sanitário em diversas ruas no entorno, assim como melhorias na infraestrutura das vias e nas unidades habitacionais. Os serviços continuam, e a última etapa do projeto, que inclui obras de microdrenagem, de saneamento e de tratamento de esgoto, está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2022.

16. “É uma obra realmente de características singulares. O Governo do Estado entregou cerca de 612 habitações, além de toda recuperação do espelho d’água dessa lagoa, cerca de 190 mil metros quadrados e toda urbanização dessa área, parte de caminhos, passeios, ligação domiciliares. 

17. Ao final da obra, cerca de 120 ruas terão sido contempladas com sete mil ligações de esgoto”, afirma o diretor de Habitação e Urbanização da Conder, Maurício Mathias.

18 A dona de casa Neuza Brandão lembra bem como era a realidade de quem vivia na região. “Aqui não era lugar digno para ninguém morar. Só morava aqui quem realmente não tinha jeito, não tinha condições de pagar um aluguel. 

19. A gente não tinha água, não tinha nada, não podia sair de casa que era tanta coisa ruim. Hoje está um paraíso. As crianças podem brincar, tem lazer, tem esse contato com a natureza maravilhoso. Hoje é um privilégio morar aqui.”

20. Ao todo, a área de intervenção do projeto tem mais de um milhão de metros quadrados para atender toda a Bacia da Lagoa Grande. Além das obras de requalificação sanitária, a população foi beneficiada ainda com a construção de um centro comunitário, creche, posto de saúde, galpão para reciclagem de resíduos sólidos e um centro comercial.