Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR VACINA TURMA 17 ANOS SEM COMORBIDADES COM NOME NA LISTA SMS

Pandemia se estabiliza na Bahia com 3.0014 ativos em todo estado ainda infectados com a covid
03/09/2021 às 09:58
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 814 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%) e 693 recuperados (+0,06%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (3) também registra 25 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.223.241 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.193.692 já são considerados recuperados, 3.014 encontram-se ativos e 26.535 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.506.565 casos descartados e 230.940 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. 

4. Na Bahia, 51.897 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com 9.022.385 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81,38% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                             *****
6. O prazo para aderir ao Programa de Regularização de Débitos Fiscais (PRD) em Lauro de Freitas foi prorrogado para o dia 30 de setembro. Com isso, o contribuinte poderá negociar dívidas com condições especiais de até 100% de desconto de juros e multas, além de parcelamento facilitado em até 60 meses.

7. De acordo com o secretário da Fazenda (Sefaz), Luiz Cláudio Guimarães, “o prazo para as negociações foi ampliado devido ao momento que estamos vivenciando com a pandemia do coronavírus. É uma nova oportunidade para que os contribuintes possam quitar seus débitos aproveitando todos os benefícios”, explicou.

8. De janeiro até agora, mais de cinco mil pessoas realizaram suas negociações no PRD. “Tivemos uma resposta positiva por parte do contribuinte. Tudo que é arrecadado volta em novos investimentos para o município”, frisou.

9. A adesão ao programa PRD pode ser realizada no site da Secretaria Municipal da Fazenda (sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br), em uma das unidades do Banco de Serviços (Empresarial Torres Business, Recreio Ipitanga, ou nas Administrações Regionais (AR) de Itinga e Areia Branca). Mais informações pelo telefone (71) 3288.8900.

10. A Prefeitura de Salvador realiza, neste sábado (4), a repescagem da vacinação dos adolescentes com 17 anos sem comorbidades que estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br. Serão contemplados os nascidos entre 5 de setembro de 2003 a 4 de setembro de 2004.

11. A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 para as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos também segue normalmente, assim como a administração da segunda dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac. O serviço de oferta de doses nas Prefeituras-Bairro estará suspenso nesse final de semana.

12. Os idosos com 80 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 15 de março de 2021 e que estão com nome na lista do site da SMS podem buscar os pontos de imunização para receber a 3ª dose. As equipes volantes seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

13. O Barra Fashion, grande evento de moda realizado pelo Shopping Barra, acontecerá este ano em forma de exposição. Até o dia 12 de setembro, a Praça Central do centro de compras receberá looks de 50 marcas, expostos em manequins, que apontão as tendências da temporada Primavera/Verão.

14. Além disso, no dia 08 (quarta-feira) uma grande mostra vai homenagear o joalheiro Carlos Rodeiro, com 16 fotos icônicas dos seus desfiles,  sempre abrilhantados por artistas na passarela - como Ildi Silva, Henri Castelli e Daniela Mercury - e personalidades na plateia. A produção de todo movimento é assinada por Almir Jr. e Marcelo Gomes.

15. Quem utiliza o Plano Inclinado Liberdade deve ficar atento. Neste sábado (4), o equipamento estará fechado para o público em razão de uma manutenção de rotina.

16. Será realizada capinagem do local e manutenção das peças do equipamento, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários que utilizam o local. O plano voltará a funcionar normalmente na segunda-feira (6), das 6h às 18h.

17. A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) realiza nos dias 9 e 13 de setembro duas lives com especialistas nas questões relativas à prevenção e consumo de drogas na adolescência. Os eventos integram as ações da Sobape no mês em que se comemora o Dia do Adolescente (21 de setembro) e serão abertos ao público mediante inscrição gratuita na plataforma makadu.live/sobape.

18. A primeira atividade, no dia 9, às 16h, será conduzida pelo doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP) e representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) nas ações de combate ao álcool, tabaco e drogas, João Paulo Becker Lotufo, com a palestra “Fake News sobre drogas lícitas”, com mediação da presidente do departamento científico de Adolescência da Sobape, Sandra Plessim. 

19. João Lotufo também é responsável pelo Projeto Dr Bartô e os Doutores da Saúde - um projeto de prevenção de drogas no Ensino Fundamental e Médio.

20. “Setembro chegando, primavera, novos ares, novas esperanças. Tempo de repensar escolhas e recomeçar com o colorido das flores e a essência no ar. Vamos refletir?”, convida a hebiatra Sandra Plessim.

21. Já no dia 13, às 19h30, é a vez do psiquiatra, doutor em Sociologia e Ciências Sociais (França) e professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antonio Nery Filho, com a abordagem “Pode-se falar em toxicomania na adolescência?”, cuja apresentação será mediada pela presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

22. “Serão dois encontros que vão trazer uma perspectiva atualizada de como nós, profissionais de saúde, as famílias e a sociedade civil devemos lidar essa questão do consumo de drogas, que tem um impacto ainda maior quando acontece na adolescência”, reforça Fernandez.