Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA TEM NÍVEL MAIS BAIXO DE INFECTADOS: 6.704

VACINAÇÃO avança em Salvador e chega a turma de 33 anos. Se não faltar vacinas, na próxima semana, a turma de 20 a 30 anos
28/07/2021 às 12:20
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.417 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.697 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (28) também registra 36 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.188.967 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.156.633 já são considerados recuperados, 6.704 encontram-se ativos e 25.630 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.431.659 casos descartados e 232.019 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 51.356 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Com 6.161.006 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.453.154 receberam também a segunda aplicação, e mais 248.214 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quarta-feira, a Bahia já vacinou 57,4% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

4. A Prefeitura de Salvador realiza, nesta quinta-feira (29), mais uma edição do Mutirão das Idades da vacinação contra a Covid-19. Pela manhã, das 8h às 12h, a estratégia contemplará as pessoas com 33 anos ou mais, nascidas até 29 de novembro de 1987. Já no turno vespertino, das 13h às 16h, as pessoas com 33 anos ou mais, nascidas até 29 de março de 1988, devem se dirigir aos pontos de vacinação.

5. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta que, antes de se dirigir ao ponto de imunização, o cidadão deve obrigatoriamente conferir no site www. saude. salvador. ba. gov. br se o nome já está habilitado para receber o imunizante.

6, Para ampliar o acesso do público às doses, a SMS destacará toda a estrutura de drives e postos fixos para a primeira aplicação. Com isso, a administração da 2ª dose estará suspensa na capital. Também não haverá vacinação para os demais públicos prioritários amanhã.

7. Confira os postos de vacinação desta quinta-feira (29); 1ª DOSE – 8h às 16h; Drive-thrus: Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), FBDC Cabula, Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Unijorge (Paralela) e Shopping Bela Vista.

8. Pontos fixos: USF Vila Nova de Pituaçu, Unijorge (Paralela), 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, USF Cajazeiras V, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Pirajá e UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim).

9. Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Militar da Bahia realizou a aula inaugural do CFOPM, no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM), localizado no bairro dos Dendezeiros.

10. A aula inaugural foi ministrada pelo Comandante Geral da Corporação, coronel PM Paulo Coutinho, com o tema: "Disciplina, Exemplo e Correção: Legado Ideal de uma Formação",

11. s aulas do curso de formação  iniciou nesta semana e, ao término de três anos, habilitará os futuros oficiais ao desempenho da atividade policial em toda a Bahia. Dos 82 integrantes da turma coronel PM Siegfried Frazão Keysselt, sendo 74 homens e oito mulheres. Do total de alunos, 53 são oriundos da tropa PM e dois do Corpo de Bombeiros.

12. Participou da solenidade o diretor da Academia da Polícia Militar (APM), coronel PM Henrique Melo, dentre outros oficiais. Essa é a maior receita: quando você faz uma coisa com um sentimento maior, tem mais possibilidade de tudo dar certo", enfatizou o coronel Coutinho.

13. Com o choro de sempre, uma reunião ampliada entre prefeitos e a bancada federal de deputados e senadores da Bahia ocorrerá em Brasília na próxima quarta-feira (4), às 11 horas, com o objetivo de mobilizar esforços para acelerar a aprovação de propostas de interesse dos municípios, que tramitam nas duas casas legislativas, Câmara e Senado. O encontro é organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que receberá o evento em seu auditório

14. O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, destaca que o momento será oportuno para apresentar a pauta prioritária dos municípios baianos e reforçar aos parlamentares o pedido de apoio, diante da grave crise econômica instalada nas prefeituras com a pandemia do coronavírus. 

15. “Nossos municípios estão ainda mais fragilizados neste momento e com obrigações que não aguardam a pandemia passar, o que nos preocupa muito. Então, estaremos apresentando uma pauta com urgências aos nossos deputados e senadores para que eles possam ser parceiros dos municípios, articulando essas votações a favor da Bahia, porque quem ganha é a população que está na ponta”, explica Zé Cocá.  

16. A pauta prioritária dos municípios inclui a prorrogação do e-Social; uma nova alíquota do INSS; o parcelamento da dívida previdenciária, em 240 meses; a aprovação de 1% a mais no percentual destinado ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a não obrigatoriedade do cumprimento dos 25% de investimento na educação durante a pandemia; entre outras demandas regionais.

17. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação de 214 professores da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, aprovados na seleção do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). 

18. Os profissionais convocados por ordem de classificação foram habilitados no Edital n° 02/2019, de 27/04/2019, e devem encaminhar a documentação exigida no edital para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, bem como realizar a entrega presencial, no período de 29/07 a 11/08/2021. Veja a lista no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) 

19. Os candidatos aprovados para o interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) munidos da documentação, original e fotocópia, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Os aprovados em Salvador devem apresentar a documentação, no mesmo horário, na Secretaria da Educação do Estado, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 1º andar, sala 138. 

20. Entre os documentos necessários estão o diploma devidamente registrado de conclusão do curso de nível superior para a função temporária que concorreu, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo respectivo cartório eleitoral; PIS/PASEP (caso seja inscrito); e carteira de trabalho e previdência social.

21. A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou sobre as novas convocações realizadas pelo Estado. “Esta convocação REDA vai ampliar o quadro de professores da Educação Profissional e Tecnológica e vem  somar a outras iniciativas adotadas pelo Governo da Bahia neste sentido. 

22. Vale lembrar as recentes chamadas e convocações do concurso público da Educação, com mais de 3.700 professores e coordenadores pedagógicos que passaram a integrar o quadro da carreira do magistério público estadual”, afirmou.