Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NA VÉSPERA DO SÃO JOÃO, PANDEMIA COVID TEM 16.407 INFECTADOS NA BAHIA

Pandemia da covid chega ao São João na Bahia com quadro de estabilidade
22/06/2021 às 08:53

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.160 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.790 recuperados (+0,3%). 

2. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (21) também registra 77 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.099.499 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.059.838 já são considerados recuperados, 16.407 encontram-se ativos e 23.254 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.345.656 casos descartados e 230.807 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. 

4. Na Bahia, 50.415 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.254, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,42%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,84% dos óbitos. 

6. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,09%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,01%).

7. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                              *****

8. A Bahia recebeu na manhã desta segunda-feira (21) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São ao todo 491.250 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O voo trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador às 9h20. As vacinas serão destinadas para completar o esquema vacinal das pessoas que já tomaram a primeira dose.

9. Todo o carregamento será encaminhado para Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de onde será expedido para as regionais de saúde e posteriormente para os municípios a medida que os estoques de segundas doses forem sendo utilizados.

10. De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, o quantitativo para cada município referente a esta remessa será definido de acordo com o que já foi distribuído anteriormente. “Como se trata de doses para complementar o esquema vacinal, vamos distribuir de acordo com o que já foi enviado anteriormente para a primeira aplicação”, explica.

11. Com esta nova carga, a Bahia ultrapassa a marca de 8 milhões de vacinas recebidas. São 8.005.140 doses de vacinas, sendo 3.179.200 da Coronavac, 4.285.400 da AstraZeneca/Oxford e 540.540 da Pfizer/BioNTech.

12.  Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas monta, nesta terça-feira (22), barreiras sanitárias para rastrear casos da Covid-19 e orientar a população quanto às medidas preventivas e formas de contágio. A ação será realizada das 8h às 14h em três locais: Largo do Caranguejo, na Itinga, e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca, Manoel José Pereira, no Capelão, e Padre João Abel, no Jambeiro.

13. Além da testagem, executada com apenas uma gota de sangue e com o resultado em até 15 minutos, as equipes de técnicos e enfermeiros vão aferir a temperatura e verificar sintomas da Covid-19 na população. Os casos positivos serão encaminhados para avaliação médica realizada no próprio local.

14. A testagem em massa compõe as estratégias para enfrentamento da Covid-19, executadas em Lauro de Freitas desde o início da pandemia. Além das barreiras sanitárias, os testes para diagnóstico da doença podem ser feitos no Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, localizado no Centro, e nas USF referenciadas para atender pacientes sintomáticos gripais. São elas: Chafariz, Irmã Dulce, em Portão, Vida Nova/Caji, Espaço Cidadão e São Judas Tadeu, na Itinga.

15. Lauro de Freitas deu sequência à imunização contra a Covid-19 aplicando nesta segunda-feira (21), doses de reforço. A segunda dose completa o esquema recomendado para garantir a eficácia do imunizante.

16. A aposentada Ana Maria Lopez, 67 anos, não deixou para depois. Ela foi bem cedo ao drive do Ginásio de Esporte do Aracuí para tomar a dose de reforço. “É muito importante que as pessoas façam o esquema vacinal, só assim poderemos reduzir as taxas de contágio e mortalidade, relacionadas a esta doença”, disse.

17. Atualmente, o Brasil realiza a vacinação com três imunizantes, que possuem a descrição para diferentes períodos da dose de reforço. É necessário estar atento ao aprazamento descrito no cartão de vacinação que deve ser apresentado no ato da segunda dose, junto com documento oficial de identificação com foto. Caso ocorra perda do cartão, a pessoa deve procurar o local onde tomou a primeira dose e se informar quanto a data do reforço.

18. Após o informe divulgado pela Integra Salvador, que relata a prorrogação do pagamento da antecipação de 40% do salário do mês de junho para o 5° dia útil do mês de julho, a categoria rodoviária se reunirá em assembleia, até às 08h da manhã desta terça-feira (22/06/21), para tratar da tentativa de prorrogação das empresas.

19. Vale lembrar que o pagamento do adiantamento salarial até o dia 20 de cada mês está acordado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmado entre patrões e empregados anualmente.

20. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia rechaça a ação da empresa porque além de abrir brecha para o descumprimento da CCT, a medida penaliza os trabalhadores que foram pegos de surpresa pelo informe.

21. Por respeito a população, seguimos comprometidos em informar com previsibilidade os soteropolitanos sobre ações que impactarão diretamente no funcionamento da cidade.