Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INFECTADOS PELA CONVID NA BAHIA CAEM PARA 13.007 COM 80 ÓBITOS EM 24H

(FEIRA) A vacina contra a Covid-19 será aplicada nesta terça-feira, 08, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em 21 Unidades de Saúde da Família (USFs), além da UniFTC.
07/06/2021 às 10:49
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.400 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.946 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (7) também registra 80 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.037.924 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.003.088 já são considerados recuperados, 13.007 encontram-se ativos e 21.829 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.298.180 casos descartados e 232.725 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 49.533 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 21.829, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,10%, preta com 15,49%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,05% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,87%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,27%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                 *****
5. Em novo decreto municipal para conter o avanço da Covid-19 no município, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas mantém a restrição de locomoção noturna das 22h às 5h durante a semana e antecipa, nos dias 11, 12 e 13 de junho, para o período das 20h às 5h. Proíbe também a venda de bebidas alcoólicas, no mesmo horário, a partir da próxima sexta-feira (11) até segunda-feira (14), data de validade do documento de nº 4.829.

6. Fica autorizada a permanência do funcionamento das lojas de materiais de construção, mediante protocolos, também aos domingos, das 7h às 13h. No entanto, o decreto estabelece que nos dias 11, 12 e 13 de junho, alguns estabelecimentos comerciais funcionem até as 19h30. São eles: mercados, hipermercados, supermercados, atacados de serviços e padarias, delicatessens, distribuidoras de água mineral, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, conveniências, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos e granjas; 

7. Oficinas mecânicas, borracharias, academias de ginástica, escolas de dança e academias de ballet, cursos livres, qualificação profissional e formação técnica, cursos de formação de vigilantes, escolinhas de futebol e atividades esportivas e similares e auto escolas; shopping centers, centros comerciais e empresariais, escritórios administrativos (advocacia, contabilidade, administração, consultoria e similares), clínicas de estética, barbearias, salões de beleza e similares, Bares e restaurantes, Estações de jogos eletrônicos, parques de diversão e parques temáticos - exclusivamente em shopping centers e centros comerciais.

8. Vale ressaltar que estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar suas atividades até 30 minutos antes do horário estipulado para funcionamento, visando garantir o deslocamento de funcionários, colaboradores e clientes às suas residências.

9. Continua suspensa a realização de eventos e atividades que reúnam mais de 50 pessoas, como: eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica;

10.Excepcionalmente no período que compreende os dias 11, 12 e 13 de junho, o transporte público municipal deverá encerrar suas atividades às 20h30 e retornar às 5h. Nos demais dias o setor poderá funcionar até as 22h30.

11. Informações completas sobre o Decreto Municipal nº 4.829 estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (www.laurodefreitas.ba.gov.br).

12. “Obra com a qualidade do governo estadual, equipamentos para pessoas com deficiência, acessibilidade para idosos e estrutura para crianças brincarem com segurança, fruto de uma emenda de R$600 mil”. Foi assim que o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) visitou o município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, para acompanhar a fase final da pavimentação e qualificação da Avenida Juscelino Kubitscheck, nesta segunda-feira (7). 

13. O empreendimento é executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), que garantiu que em até três semanas a obra será concluída. Para Assunção, o investimento representa uma luta contínua do ex-prefeito João Passos Trabuco, o popular ‘Gidu’ (PT), e dos vereadores Caboré do Zuca (PT) e Deli do MST (PT).

14. Lauro de Freitas lidera o ranking das cidades que mais geraram empregos formais na Bahia durante o mês de abril deste ano.  De acordo com dados divulgados pelo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o município registrou um saldo positivo de 2.058 empregos  gerados. O resultado apontado como  promissor é calculado a partir das 4. 717 admissões e 2.659 desligamentos no mesmo período e do acumulado dos três primeiros meses de 2021 com o saldo positivo de 2.875 novos postos de trabalho. 

15. De acordo com o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Uilson Souza, os setores que mais se destacaram foram: serviço com 1.836 postos de trabalho e construção de 994 novos empregos gerados. "Apesar da pandemia ter gerado uma crise econômica nos municípios, Lauro tem sido destaque neste cenário. O resultado apresentado pelo Caged reflete um conjunto de ações direcionadas ao fortalecimento, diversificação e ampliação da dinâmica econômica", disse. 

16. Uilson informou que em breve o município estará firmando um Termo de Cooperação Técnica com alguns segmentos  para oferecer mão de obra local e qualificada. Além disso, a implantação do SineBahia, que oferecerá intermediação de mão de obra, qualificação profissional além de seguro desemprego, e a reativação da Casa do Trabalhador com novo formato, "garantirão que até o final deste ano o saldo de empregos gerados seja maior no segundo semestre do que no primeiro", disse. 

17. (FEIRA) A vacina contra a Covid-19 será aplicada nesta terça-feira, 08, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em 21 Unidades de Saúde da Família (USFs), além da UniFTC. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a imunização será realizada até que o estoque seja zerado nas unidades. Dessa forma, pode ocorrer falta de vacina no decorrer do dia, conforme a imunização da população for avançando.

18. Gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) serão vacinadas exclusivamente na UniFTC, na avenida Artêmia Pires, das 13h às 17h. Para serem vacinadas é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios, comprovante de gravidez, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

19. Nas UBSs e USFs serão vacinadas, das 8h às 17h, as lactantes, pessoas sem comorbidades a partir de 55 anos ou nascidos em 1966, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, trabalhadores do setor rodoviário a partir de 18 anos, trabalhadores limpeza pública a partir de 18 anos, trabalhadores da educação a partir de 18 anos, trabalhadores da segurança pública e trabalhadores da segurança pública e forças armadas a partir de 18 anos.

20. Os trabalhadores da saúde são vacinados exclusivamente na UBS do Centro Social Urbano (CSU), com aplicação de primeira e segunda dose. As pessoas que estão no período recomendado para receber a segunda dose devem apresentar a caderneta de vacinação (comprovando que recebeu a primeira dose), RG, CPF e comprovante de residência. 

21. Em todos os casos é essencial que o comprovante de residência, seja no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.