Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA TEM PEQUENA QUEDA E INFECTADOS SÃO 13.923

No domingo, 6, não haverá vacinação em Salvador
05/06/2021 às 10:41
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.936 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 4.233 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste sábado (5) também registra 98 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.032.454 casos confirmados desde o início da pandemia, 996.824 já são considerados recuperados, 13.923 encontram-se ativos e 21.707 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.294.017 casos descartados e 235.470 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 49.451 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 21.707, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,71% ocorreram no sexo masculino e 44,29% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,13%, preta com 15,46%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,07% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,99%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,26%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
5. A primeira dose da vacina contra Covid-19 foi aplicada em profissionais de imprensa de Feira de Santana neste sábado, 5, na UniFTC. Inicialmente planejada para profissionais a partir de 40 anos, o critério foi flexibilizado e pessoas mais jovens puderam ser vacinadas - isso por conta da baixa demanda.
 
6. O movimento foi considerado tranquilo pelo secretário de Comunicação, Edson Felloni Borges. Ele associa a baixa procura destes profissionais ao avanço da vacinação da população por idade, onde muitos foram incluídos, assim como grupos de comorbidades e trabalhadores da Educação - aos que são docentes.
 
7. "A categoria reivindicou o direito à vacinação por meio do sindicato, devido os riscos de exposição que a profissão impõe. Então o pedido foi acatado pela Secretaria de Saúde, e a movimentação tem sido tranquila", explica o secretário, que acompanhou a vacinação.
 
8. jornalista Jorge Biancchi foi um dos primeiros a receber a vacina. Ele reforça que apesar de vacinado, não vai deixar de manter os cuidados.
 
9. “É uma sensação de tranquilidade saber que agora estamos vacinados. Claro que não pode relaxar com os cuidados, tem muita gente fazendo isso ao tomar a vacina. Mas é importante se cuidar e aguardar para receber a segunda dose”, destacou. 
 
10. O plantão de vacinação também ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Caseb I, das 8h às 12h, mas somente com aplicação da segunda dose aos que estavam no período indicado.

11. Policiais militares do 16º Batalhão apreenderam 305 kg de maconha com dois homens durante uma abordagem a uma Van que transitava às margens da BR 116, próximo ao Povoado Saco do Moura, na madrugada deste sábado (5).

12. De acordo com os indivíduos, o material tinha como destino a cidade de Salgueiro, situada no estado de Pernambuco, onde seria recepcionado e receberia o pagamento do frete. 

13. Além da substância entorpecente, também foram apreendidos com eles R $380 em espécie, dois aparelhos celulares e documentos pessoais. Os acusados e todo o material apreendido foram apresentados à Delegacia no município de Serrinha.

14. No que os jornalistas baianos diferenciam de caixas de supermercados? Jornalistas têm o privilégio de se vacinarem contra a Covid.

15. A imprensa esquerdopara quer porque quer que o Exército puna o general Pazuello. 

16. Tanta zoada em relação a vacina Sputnik comprada pelo Consórcio Nordes de Governadores, mas é bom lembrar que a Anvisa só liberou a compra de 926 mil doses.

17. Os postos de vacinação contra Covid-19 em Salvador apresentam pouco movimento neste sábado (5), dia do mutirão de imunização por idade. Das 20 mil pessoas esperadas para receber a primeira dose da vacina, apenas 6,5 mil compareceram aos postos (cerca de 30% do total) até as 11h. Os pontos funcionam até 16h.

18. O Mutirão da Vacinação por Idade é exclusivo para aqueles que possuem a partir de 55 anos. Demais categorias e segunda dose não estão sendo aplicadas hoje. A recomendação é de que, antes de sair de casa, os indivíduos habilitados para vacinação pesquisem no Filômetro, no site filometro. saude. salvador. ba. gov. br , os locais que estão com menor movimento.

19. Durante a manhã, das 8h às 12h, estão sendo imunizadas as pessoas de 55 anos ou mais nascidas até 4 de janeiro de 1966. Já no período vespertino, entre 13h e 16 horas, será a vez dos indivíduos com idade igual ou superior a 55 anos nascidos até 5 de junho de 1966.

20. No domingo (6) não haverá vacinação. A imunização dos demais públicos prioritários será retomada na segunda-feira (7).

21. Pontos de vacinação:                                                                                               Drive-thru: Barradão, Unijorge (Paralela), Centro de Convenções, Universidade Católica (Pituaçu), PAF Ondina, 5° Centro de Saúde (Barris), FBDC Brotas, Faculdade Universo (Avenida ACM), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições, Arena Fonte Nova, FBDC Cabula, Shopping Bela Vista e Vila Militar (Dendezeiros).

22. Ponto fixo: Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Resgate, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), Parque de Exposições, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Vista Alegre, USF Vale de Matatu, FBDC Brotas, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, Universidade Católica (Pituaçu), USF Curralinho, Unijorge (Paralela), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Vila Nova de Pituaçu e Barradão.