Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA ATINGE MARCA DE 17.000 PACIENTES MORTOS PELA COVID NA PANDEMIA

Salvador segue com vacinação só de segunda dose e vai aguardar nova remessa de vacinas
15/04/2021 às 11:44
  1. A Bahia registrou nesta quinta-feira (15), mais um triste marco da pandemia do coronavírus (Covid-19), ao atingir a marca de 17 mil mortes. Foram registrados 3.831 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.242 recuperados (+0,4%), no boletim epidemiológico de hoje. Dos 852.458 casos confirmados desde o início da pandemia, 819.319 já são considerados recuperados, 16.139 encontram-se ativos.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.161.996 casos descartados e 191.309 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 46.404 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.000, representando uma letalidade de 1,99%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,68% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,85%, preta com 15,29%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,57% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,79%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,78%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5. O Brasil registrou nesta quinta-feira 3.560 novos óbitos em decorrência da covid-19, voltando a engatar três dias consecutivos com mais de 3 mil óbitos e atingindo uma contagem total de 365.444 vítimas fatais da doença, segundo o Ministério da Saúde.

6. Também foram contabilizados 73.174 novos casos de coronavírus, o que eleva o total de infecções no País a 13.746.681, de acordo com o ministério. O Brasil possui o segundo maior número de mortes por covid-19 no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, e a terceira maior contagem de casos, abaixo dos EUA e da Índia.

7. Atualmente, segundo levantamento da Reuters, o País é responsável por um em cada quatro óbitos pela doença registrados em todo o mundo a cada dia, na esteira de seu pior momento desde o início da pandemia.
                                                        ****
8. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia adquiriu 400 unidades de capacetes do tipo Helmet – um equipamento de ventilação mecânica não-invasiva (VNI) que pode ser utilizado associado a um ventilador mecânico, de forma que não haja necessidade de intubar o paciente com diagnóstico de Covid-19. Até o momento, 270 unidades estão sendo encaminhadas para 13 hospitais da rede referenciada para o tratamento da doença em toda a Bahia.

9. A utilização do capacete tipo Helmet pode reduzir de forma significativa tanto a inflamação pulmonar quanto o esforço do paciente para respirar, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco. Por se tratar de um dispositivo vedado, o capacete pode diminuir drasticamente as chances de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

10. A Sesab está distribuindo 150 unidades de tamanho G e 120 de tamanho M para os seguintes hospitais: Espanhol, Metropolitano e Arena Fonte Nova, em Salvador; Hospital Regional da Chapada, Seabra; Hospital Geral Clériston Andrade, Feira de Santana; Hospital do Oeste, Barreiras; Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus; Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, Porto Seguro; Hospital Regional de Jequié, Hospital Regional Prado Valadares, em Jequié; Hospital de Caetité; Costa do Cacau, Ilhéus.

11. A estrutura do capacete permite a formação de um ambiente com pressão positiva e enriquecido com oxigênio. A maior parte do material é feita com PVC atóxico, sendo a membrana de vedação do pescoço produzida com látex ou silicone, o que garante conforto e facilidade de ajuste para cada paciente.

12. Em Vitória da Conquista, o equipamento já está em uso no Hospital Geral, que recebeu 50 unidades. “Com este novo recurso, poderemos dar maior suporte ventilatório ao paciente com diagnóstico de Covid-19 durante a fase aguda da doença, sem que tenhamos que submetê-lo a intubação e aumentando expressivamente o índice de sucesso”, afirma a Coordenadora Geral de Fisioterapia do HGVC, que atua na UTI Covid-19 da Unidade.

13. Nesta sexta-feira (16), a vacinação contra a Covid-19 em Salvador prossegue apenas com aplicação da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. A estratégia acontecerá das 8h às 16h, em sete drives e seis pontos fixos. A aplicação da primeira dose será retomada quando uma nova remessa de imunizantes for encaminhada pela gestão federal para a cidade.

14. Para completar o esquema vacinal, basta ser observada a data de retorno no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br , ou verificar no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Os cidadãos que receberam a primeira dose através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo agendamento – as equipes retornarão às residências de acordo com a data de reforço programada no sistema.

15. Pontos de vacinação da segunda dose – idosos e trabalhadores da saúde
Drive e fixo: FTC – Paralela, Barradão – Canabrava e 5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Barris.
Drive-thru: Faculdade Universo – Iguatemi, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e USF San Martin III.

16. Nesta sexta-feira (16), a vacinação contra a Covid-19 em Salvador prossegue apenas com aplicação da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. A estratégia acontecerá das 8h às 16h, em sete drives e seis pontos fixos. A aplicação da primeira dose será retomada quando uma nova remessa de imunizantes for encaminhada pela gestão federal para a cidade.

17. Para completar o esquema vacinal, basta ser observada a data de retorno no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br , ou verificar no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Os cidadãos que receberam a primeira dose através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo agendamento – as equipes retornarão às residências de acordo com a data de reforço programada no sistema.

18. A Prefeitura de Lauro de Freitas direcionou a Unidade de Pronto Atendimento na Itinga (UPA) para atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais ou respiratórios. O equipamento que recebe diariamente cerca de 150 pessoas, conta na estrutura com seis consultórios médicos, área de testagem e isolamento, classificação de risco e leitos equipados com oxigênio, ventilação mecânica e equipamentos para a estabilização do paciente.

19. O secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, explica que os pacientes que buscam a UPA com sintomas relacionados a outras patologias são direcionados para receber atendimentos no PA Nelson Barros. “Diante da alta demanda no PA Santo Amaro, referência no diagnóstico e estabilização da Covid-19 no município, foi necessário ampliar a rede de atendimento. Além disso, a UPA oferece suporte a Itinga, bairro mais populoso da cidade. Na estratégia, o PA Nelson Barros passou a ser destinado aos pacientes com outras patologias, traumas ou causas externas”, contou.

20. O equipamento funciona todos os dias da semana em plantões de 24h. A UPA conta com equipes multiprofissionais composta por médicos, enfermeiros e técnicos. Na unidade, as salas de atendimento a pacientes positivos para Covid-19 são classificadas em amarelas (casos leves) e vermelhas (casos agravados). Além de exames para detecção da Covid-19, no equipamento podem ser feitos exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X.

21. A moradora da Itinga, Mariangela Souza, de 58 anos, aprovou a iniciativa. “A gente fica com receio de vir em uma unidade médica e acabar se contaminando com a Covid-19. Me senti bem segura em saber que tem uma unidade onde a gente pode ir sem se preocupar com a contaminação”, afirmou.

22. Fixo: Unidade Básica de Saúde Virgílio de Carvalho – Bonfim, Centro de Saúde Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora e USF Colinas de Periperi.