Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VACINAÇÃO CONTRA COVID EM SALVADOR NO DOMINGO PARA TURMA DE 61 ANOS

Aos poucos, o número de infectados pela Covid na Bahia vai caindo
10/04/2021 às 10:49
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.213 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.409 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste sábado (10) também registra 98 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 835.962 casos confirmados desde o início da pandemia, 805.347 já são considerados recuperados, 14.170 encontram-se ativos e 16.445 tiveram óbito confirmados

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.149.557 casos descartados e 190.153 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. 

3. Na Bahia, 46.079 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.445, representando uma letalidade de 1,97%. Dentre os óbitos, 55,32% ocorreram no sexo masculino e 44,68% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,75% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,73%, preta com 15,27%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,64% dos óbitos.

5.  O percentual de casos com comorbidade foi de 66,40%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,79%).

6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      *****
7. Seguindo com a abertura de leitos para o atendimento a pacientes com diagnóstico do novo coronavírus, o Governo da Bahia abriu, nesta sexta-feira (09), mais 30 leitos em unidades no interior da Bahia. São 20 de terapia intensiva (UTI) no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e 10 leitos clínicos no Hospital Calixto Midlej, em Itabuna.

8. “Temos nos empenhado em ampliar a rede de assistência à saúde para atender os pacientes acometidos com Covid-19, mas a população precisa entender que estamos chegando no limite dessa abertura. Não há no estado nem equipes de profissionais para seguirmos nesse ritmo”, comenta o secretário Fábio Vilas-Boas. Ele acrescenta que o fundamental é continuar a prevenção. 

9. Usar máscaras, não aglomerar, lavar as mãos e se cuidar até que todos possam ser imunizados e a situação se normalize.

10. Diariamente, o Governo da Bahia vem abrindo novos leitos clínicos e de terapia intensiva a fim de ampliar a assistência à saúde. Entre janeiro e março deste ano, foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Alagoinhas, Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Porto Seguro. O número de leitos ativos e a ocupação estão detalhados no Business Intelligence da Sesab.
                                                            ****
11. A campanha de vacinação contra Covid-19 segue neste domingo (11), em Salvador, apenas no turno da manhã, das 8h às 12h. Nesse período, serão imunizados com a primeira dose exclusivamente os idosos a partir de 61 anos, nascidos entre 10 de outubro de 1959 e 31 de dezembro de 1959.

 12. Este público será vacinado nos seguintes pontos drive-thru: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova – Nazaré, Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde – Barris, Parque de Exposições – Paralela, Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula, Unijorge – Campus Paralela e Vila Militar – Dendezeiros.  

13. Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

14. Segunda dose – Também será aplicada a segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde, mediante data para retorno indicada no cartão de vacinação ou no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . A partir daí, basta comparecer a qualquer um dos nove pontos disponíveis, também das 8h às 12h.

15. A vacinação da segunda dose acontece nos drive-thrus na FTC – Paralela, Faculdade Universo – Iguatemi, Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – Campus Pituaçu, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas, Barradão – Canabrava e USF San Martin III. 

  16. Os pontos fixos são a Unidade Básica de Saúde Virgílio de Carvalho – Bonfim, Centro de Saúde Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora, USF Colinas de Periperi, Barradão – Canabrava e FTC – Paralela.

  17. Os cidadãos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

18. Vacina Express – Os idosos com 61 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do serviço Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São oferecidas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

19. Demais públicos – A aplicação da primeira dose para todos os trabalhadores da saúde, profissionais autônomos, pacientes em hemodiálise, agentes de segurança pública e do sistema penitenciário estará suspensa neste domingo.