Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19: BAHIA MANTEVE MÉDIA DE 100 ÓBITOS POR DIA DURANTE UMA SEMANA

Governador Rui Costa prorroga retorno às aulas presenciais até dia 1º de abril, ao menos
13/03/2021 às 19:52
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.482 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.442 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico deste sábado (13) também registra 97 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 740.148 casos confirmados desde o início da pandemia, 705.995 já são considerados recuperados, 20.994 encontram-se ativos e 13.159 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.072.037 casos descartados e 173.906 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 44.284 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   3. Hoje foram registradas 97 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.159, representando uma letalidade de 1,78%. Dentre os óbitos, 56,06% ocorreram no sexo masculino e 43,94% no sexo feminino. 

  4. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,89%, preta com 14,98%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,50% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,43%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,16%).

   5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                          ******
  6. O Governo do Estado atualizou o decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia.

  7. A publicação, que venceria neste domingo (14), passa a valer até 1º de abril de 2021. A prorrogação foi publicada em edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).

  8. Segue proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

  9. O decreto também estabelece a volta às aulas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir de segunda-feira (15).

  10. O vereador Irmão Lázaro permanece internado e intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19. De acordo com o boletim médico deste sábado (13), seu quadro clínico continua com evoluções pequenas, porém constantes.

   11. Recém-empossado, o vereador Átila do Congo, assumiu a vice-liderança do Patriota na Câmara de Vereadores de Salvador, a sigla possui a quarta maior bancada da Casa Legislativa atualmente. O parlamentar defende as bandeiras dos motoristas por aplicativo e educação para jovens, especialmente da região do subúrbio ferroviário.

   12. Com a decisão, Átila ocupa o segundo cargo expressivo na Câmara, na primeira sessão ele foi escolhido como 4° secretário da Casa.

  13. “É uma honra assumir a linha de frente aos interesses do partido à serviço da população da capital baiana. Em um momento sensível de assistência ao povo, com tantas dificuldades a serem enfrentadas em meio à pandemia, é confortante participar de um espaço amplo de debate para cuidar de gente”, disse o parlamentar.

  14. Lauro de Freitas prorrogou a medida de suspensão das atividades não essenciais até às 5h do dia 22. A decisão foi tomada de forma conjunta nesta sexta-feira (12), durante reunião com o Governo do Estado, prefeitos da Região Metropolitana e da capital, considerando a ocupação de leitos de UTI Covid-19 ainda acima de 80%. 

  15. Já a restrição de locomoção noturna, que veda a circulação de pessoas e veículos no período das 20h às 5h da manhã do dia seguinte, permanece válida até o dia 1º de abril.

  16. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a prorrogação das medidas restritivas também considera o aumento do número de casos positivos na Bahia e em Lauro de Freitas, bem como a quantidade de pessoas que aguardam regulação para leitos de UTI no Estado. Segundo Moema, mais de 400 pacientes se encontram nessa espera.

  17. Entretanto, com a expectativa da abertura do Hospital Metropolitano com 100 leitos de UTI e 180 clínicos e a reabertura do Hospital da Costa dos Coqueiros com mais 100 leitos clínicos, os governos do Estado e municipais definiram em consenso começar a flexibilizar as medidas restritivas, mediante protocolos e a redução da taxa de ocupação de leitos de UTI, como afirma a prefeita.

  18. “A adoção de processo de flexibilização das atividades econômicas e sociais está condicionada à redução, durante cinco dias seguidos, da taxa de ocupação de leitos de UTI em índice abaixo de 80%. Na hipótese de não acontecer, adotaremos medidas alternativas que já serão avaliadas na próxima terça-feira com os prefeitos da Região Metropolitana e capital”, disse.

  19. A Prefeitura de Lauro de Freitas adicionou na lista de atividades com funcionamento excepcional, os serviços de banco, lotérica, correspondentes bancários e de distribuição de pneus e autopeças. O dispositivo, que exige o cumprimento de todos os protocolos de segurança e prevenção ao contágio pela Covid-19, foi acrescentado no decreto Nº 4.777, publicado nesta sexta-feira (12). Detalhes podem ser consultados no site (www.laurodefreitas.ba.gov.br).