Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LOCKDOWN NÃO DIMINUIU NÚMERO DE MORTOS NA BAHIA: HOJE, 111; BR 2. 286

A imunização acontece nos drive-thrus e pontos fixos na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e na Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).
10/03/2021 às 20:23

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.499 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 4.525 recuperados (+0,7%). Dos 725.567 casos confirmados desde o início da pandemia, 692.826 já são considerados recuperados, 19.895 encontram-se ativos e 12.846 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.061.286 casos descartados e 170.828 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (10) 

  3. Na Bahia, 43.960 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 111 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.846, representando uma letalidade de 1,77%. Dentre os óbitos, 56,00% ocorreram no sexo masculino e 44,00% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,82%, preta com 14,95%, amarela com 0,53%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,59% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,73%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,30%).

  5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    *****

  6. Segundo boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram confirmados 2.286 óbitos em um dia, elevando o número total de vítimas para 270.656. Dessa forma, a média móvel - calculo que estabelece a média de óbitos dos últimos sete dias no País - chegou a 1.626.

  7. Esta é a primeira vez que a nação ultrapassa a marca diária de 2 mil mortes. O último recorde havia sido batido ontem (9), quando 1.972 pessoas perderam a vida em decorrência da emergência sanitária.

  8. Os estados de São Paulo (62.570), Rio de Janeiro (33.893) e Minas Gerais (19.824) são os mais afetados em números absolutos de mortes.

  9. Foi definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne representantes de todas as secretarias municipais de saúde e da secretaria da saúde do Estado, realizada nesta terça-feira (09), que apenas os municípios que tivessem utilizado 85% ou mais das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 receberiam os imunizantes vindos na remessa que chegou ao Estado na noite de ontem (09).

  10. Na decisão, tomada de forma colegiada, ficou pactuado que 50% das doses desses munícipios não elegíveis serão encaminhadas para as secretarias municipais de saúde que administraram 90% ou mais, para evitar interrupção da vacinação, e 50% serão direcionados para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição – CEADI – para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.

   11. A medida tem o objetivo de evitar que o estado fique com doses ociosas, acelerando a estratégia de imunização na Bahia.

  12. Dos 417 municípios baianos, até as 17h desta terça-feira, 223 apresentavam taxas com 85% ou mais, se tornando elegíveis para receberem nova remessa de vacinas. O outros 194 estavam abaixo do estabelecido para que pudessem receber novo quantitativo de vacinas.
                                                      *****
  13. Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na noite desta terça-feira (9). Trazidas em um vôo comercial que pousou no aeroporto de Salvador às 23h10, as 178.600 doses do imunizante produzido pelo Butantan começarão a ser distribuídas para o interior do estado na manhã desta quarta-feira (10). Este é a sétimo envio que chega ao estado. Com esta carga, a Bahia totaliza 1.289.800 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.
                                                       *****
 
  14. A Prefeitura inicia, nesta quinta-feira (11), a imunização dos profissionais de saúde que atuam como autônomos na capital baiana. A inclusão desse público aconteceu após a provocação da pasta à Comissão Intergestores Bipartite da Bahia, que autorizou a habilitação de oito categorias: médicos, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros, técnicos de saúde bucal, técnico e auxiliar de enfermagem, doulas e cuidadores.

  15. A imunização desse público acontecerá de forma escalonada e os médicos serão os primeiros profissionais contemplados. Porém, para terem acesso às doses precisam estar com o nome na lista disponibilizada no site www. saude. salvador. ba. gov. br .

   16. É necessário também apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal. Nos próximos dias será divulgada a programação das demais categorias autônomas incluídas na estratégia.

   17. Idosos – A aplicação da primeira dose nos idosos com 77 anos também segue nesta quinta-feira em Salvador. As pessoas nascidas entre outubro de 1943 e 11 de março de 1944 poderão buscar os postos exclusivos para esse público no período da manhã, das 8h às 12h. Já os nascidos entre 11 de março e setembro de 1943 terão acesso à vacina no período da tarde, das 12h às 17h.

   18. A vacinação para este público acontece nos drive-thrus na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências– Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.

   19. Os pontos fixos funcionam na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5° Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.

   20. Vacina Express – Os idosos com 77 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no endereço vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br , nesta quinta-feira (11). São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

   21. Os idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

   22. Trabalhadores da saúde – A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde também será retomada amanhã. Porém, serão imunizados apenas os profissionais que estiverem com o nome na lista disponível no site da SMS.

   23. Os indivíduos que atuam na área da saúde deverão portar a carteira do conselho de classe mais cópia do último contracheque, contrato de trabalho de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como administrativos e higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou última nota fiscal.

   24. A imunização acontece nos drive-thrus e pontos fixos na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e na Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

   25. Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

   26. Os idosos serão imunizados nos mesmos pontos de drive-thru e fixos montados para o público que vai receber a primeira dose. Já os trabalhadores da saúde receberão a segunda dose, das 8h às 17h, nos drive-thrus situados na Unijorge – Campus Paralela, USF San Martim III e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio). Os postos fixos são a USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.