Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID: CAEM NÚMERO MORTOS (82) E INFECTADOS ATIVOS (20.943)

Até agora pouca gente entendeu porque orar, rezar em igrejas e templos evangélicos, é serviço essencial.
07/03/2021 às 19:31
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.105 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.996 recuperados (+0,6%). Dos 714.005 casos confirmados desde o início da pandemia, 680.532 já são considerados recuperados, 20.943 encontram-se ativos e 12.530 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.053.536 casos descartados e 166.415 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (7) Na Bahia, 43.691 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Hoje foram registradas 82 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.530, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,24% ocorreram no sexo masculino e 43,76% no sexo feminino. 

  4. Em relação ao quesito raça e cor, 54,88% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,83%, preta com 14,91%, amarela com 0,54%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,69% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,02%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,22%).
                                                    *********
   5. “Se nosso país pudesse contar com uma liderança como a Bahia tem, a situação do Brasil não seria essa calamidade humana e econômica.” Foi com essa afirmação que o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, comentou o espírito da reunião da Executiva Estadual do partido que ocorreu na manhã deste domingo (07).

  6. Os dirigentes petistas aprovaram o calendário de mobilização estadual, a agenda de encontros dos setoriais, de prefeitos e vereadores do partido, além da resolução de solidariedade ao governador Rui Costa e suas ações no combate à pandemia. 

   7. “Rui é motivo de orgulho para a Bahia, enquanto Bolsonaro humilha e afunda o Brasil. Nosso governador não faz politicagem com a vida das pessoas, não fecha os olhos para a gravidade da COVID e, principalmente, trabalha duro para garantir o que a sociedade quer: vacina já, para todos e todas” comentou Éden. Pelas redes sociais, Rui confirmou que o contrato do Governo do Estado para compra direta da vacina Sputnik V está pronto, aguardando a autorização do Supremo Tribunal Federal para assinatura.

  8. A direção do PT também registrou apoio à iniciativa do senador Jaques Wagner, que na última sexta-feira apresentou notícia-crime ao STF, para que a corte investigue Bolsonaro por crime de prevaricação. Na opinião do petista, a postura do Presidente da República é “irresponsável e negacionista, e contribui para o agravamento da situação do país causada pela pande
                                                    ****
   9. Desta segunda (8) até as 5h de quarta-feira (10), apenas os serviços essenciais devem funcionar em 20 municípios das regiões de Juazeiro e Senhor do Bonfim. A ampliação das medidas restritivas foi definida pelo Governo do Estado e prefeituras com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19 nas regiões. O decreto com as restrições será publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (7).

   10. As medidas valem para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curacá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.

  11. Será permitido nesses municípios somente o funcionamento de atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres. São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

   12. Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e congêneres devem funcionar com portas fechadas, sendo permitido apenas o delivery até as 24h.

   13. Vale lembrar que orar virou serviço essencial na Bahia.

   14.  Também ficam suspensas nos 20 municípios, de segunda (8) até as 5h de quarta-feira (10), as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. No mesmo período, estarão suspensos os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

  15. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com guardas municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

  16. O boletim médico do vereador Irmão Lázaro deste domingo (7) informa que ele entra em curva de melhoras na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo os profissionais, o quadro ainda é delicado, mas segue sem intercorrências nos últimos dois dias, apresentando conquistas significativas. O paciente continua intubado, em um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19.

  17. A equipe médica segue prestando todos os cuidados e prevendo a redução de sedação nos próximos dias, se as melhoras se mantiverem no padrão esperado.

  18. O governador Rui Costa anunciou neste sábado (6) que as medidas de restrição social no combate ao novo coronavírus serão estendidas. Por conta disso, postos da Rede SAC na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado estarão fechados para atendimento ao público.

  19. Estarão fechados até o próximo sábado (13) os postos SAC Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pernambués, Pituaçu, Salvador Shopping e Shopping da Bahia, todos em Salvador, além das unidades de Candeias, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz e Guarajuba, na RMS.

  20. As três carretas do SAC Móvel e as unidades situadas no interior do estado continuam funcionando. A exceção fica por conta dos postos SAC de Guanambi, Senhor do Bonfim e Juazeiro, fechados até quarta-feira (10), e dos Pontos SAC Inhambupe, Caetité, Serrinha, Euclides da Cunha, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso e Sento Sé – sendo que Inhambupe segue orientação de decreto municipal. Os cidadãos podem acessar o SAC Digital e realizar uma nova marcação.

  21. Para ter acesso ao SAC Digital e realizar a marcação de novo agendamento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).