Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DO CORONAVIRUS COMPLETA 1 ANO E SÃO 12.448 MORTES NA BAHIA

Os participantes da campanha Nota Premiada Bahia que receberam o pagamento do prêmio ao longo do ano de 2020 devem verificar, no e-mail cadastrado na campanha
06/03/2021 às 19:25
1. No dia em que completa um ano do primeiro caso confirmado de Covid-19 na Bahia, o estado atinge a marca de 710.900 casos da doença. Nas últimas 24h, foram registrados 4.525 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.747 recuperados (+0,7%). Desde o início da pandemia, 676.536 já são considerados recuperados, 21.916 encontram-se ativos e 12.448 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.050.942 casos descartados e 168.471em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (6).

  3. Na Bahia, 43.603 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 95 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.448, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,31% ocorreram no sexo masculino e 43,69% no sexo feminino. ]

  5. Em relação ao quesito raça e cor, 54,89% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,80%, preta com 14,88%, amarela com 0,55%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,73% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,14%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,23%).
                                                      *****
  6. Mulher, 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. A paciente veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Esse foi o primeiro caso na Bahia confirmado de Covid-19 pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), no dia 6 de março de 2020. 

  7. As amostras foram coletadas na residência da paciente e analisadas pelo laboratório, que a partir de então foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente a Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional.

  8. Um ano depois, o Lacen-BA contabiliza mais de 845 mil testes (RT-PCR) realizados. Para o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, os bons resultados são possíveis porque o Lacen-BA conseguiu se manter trabalhando desde a chegada da pandemia no Brasil.

  9.  “Não ficamos dependendo apenas dos kits de testagem enviados pelo Ministério da Saúde. A Bahia fez aquisição de equipamentos e insumos com recursos próprios, até o mês de agosto, quando o Ministério passou a fornecer os insumos para a realização dos testes.”

  10. O quantitativo de testes para Covid-19 realizados pelo Lacen-BA coloca a Bahia em segundo lugar nacional no ranking de testagem, ficando atrás apenas de São Paulo. Para alcançar esse resultado, foram investidos em uma nova ala da unidade, onde são realizados os testes de biologia molecular, mais de R$ 5 milhões, em obras e equipamentos, ampliando a capacidade de 400 para cerca de 5.000 testes/dia.

  11.  “A nova ala tornou o Lacen-BA o maior laboratório do País em capacidade de realização de exames da Covid-19, e foi idealizada de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial”, explicou o secretário da Saúde.

  12. A diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, acrescenta que foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além de um sequenciador, equipamento que realiza o sequenciamento genético do vírus da Covid-19. Foi realizada a contratação de pessoal para ampliação do serviço e desse modo, a unidade passou a funcionar 24 horas, 7 dias por semana. “Tudo isso permitiu nossa ampliação e assegurou que não parássemos um único dia, trabalhando sem parar”, pontuou.

  13.  Para Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), “o Lacen-BA tem uma papel muito importante na vigilância laboratorial, uma vez que o diagnóstico para os agravos de saúde pública vem sendo dado em tempo oportuno, o que permite à vigilância epidemiológica a identificação do caso, o monitoramento, o acompanhamento e a adoção das ações pertinentes para o controle daquele agravo na população”.

  14. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país, classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde. Com 105 anos de funcionamento, completados em setembro de 2020, a unidade, além de referência para a testagem de Covid-19, é responsável pela testagem de diversos outros agravos, como tuberculose, hanseníase, Chagas, HIV, hepatites, entre outras, além da água contaminada, o alimento que não tem condições de ser consumido, o produto de limpeza que causa intoxicação.

  15. No total, a Rede de Laboratórios de Saúde Pública da Bahia (RELSP) conta com a unidade central em Salvador, o Lacen-BA, que tem 406 funcionários atuando nos três turnos, e mais 12 unidades, uma Unidade de Referência Estadual, em Jequié, e mais 11 unidades de Referência Municipal, nos municípios de Porto Seguro, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Guanambi, Brumado, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Serrinha e Senhor do Bonfim.

  16. Somente no período de janeiro de 2020 até o último dia 3 de março, o Lacen-BA realizou mais de 845 mil exames de RT PCR, para análise de Covid-19, além de 547.080 exames para detecção de outros agravos, 300 mil para detecção de HIV/hepatites e 93 mil para detecção de arboviroses (dengue, chikungunya e zika), totalizando quase 1,5 milhão de exames de saúde pública realizados.

  17. O investimento feito na ampliação do Lacen-BA por causa da Covid-19 vai continuar beneficiando os baianos mesmo depois que a pandemia estiver controlada, pontuou Arabela Leal. “Esta estrutura foi montada para a Bahia”

  18. Por ser um Laboratório de Saúde Pública, o Lacen-BA está inserido na Vigilância à Saúde, que engloba as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e a Saúde do Trabalhador, explica Arabela Leal. “E nós atuamos de forma transversal, fazendo a análise dos dados. 

  19. Quando a vigilância sanitária de algum município faz a apreensão de algum produto ou alimento, ou quando há suspeita de surto, todo esse material vem para o Lacen-BA. Então essa é uma ação conjunta de vigilância. Atuamos durante todo o ano, em parceria com as unidades sentinelas do Estado e dos municípios que nos enviam amostras”.
                                                         *****

  20. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou na manhã deste sábado (6) a saída de uma comitiva do governo a Israel, que irá conhecer o EXO-CD24, um spray nasal que está em fase inicial de testes como medicamento para a covid-19. Bolsonaro marcou presença na Base Aérea em Brasília, de onde o grupo de auxiliares embarcou. 

  21. Pressionado pela explosão de casos do coronavírus no Brasil, Bolsonaro gravou vídeo ao lado da delegação, afirmando que a viagem objetiva o fechamento de protocolos e acordos de ciência e tecnologia que serão "proveitosos" para o momento de pandemia, além de representarem um "legado para o futuro".

  22. Nesta semana, que registrou os piores números da covid-19, o presidente afirmou que é preciso "enfrentar o problema de peito aberto" e parar de "frescura" e "mimimi". A quantidade de mortes por covid-19 no Brasil ficou acima de 1.700 pelo quarto dia consecutivo, atingindo 1.760 vítimas nesta sexta-feira (5), de acordo com dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa.
                                                          ******
  23. Os participantes da campanha Nota Premiada Bahia que receberam o pagamento do prêmio ao longo do ano de 2020 devem verificar, no e-mail cadastrado na campanha, o recebimento do Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. 

  24. O documento, necessário para a declaração de Imposto de Renda (IRPF) de 2021, foi enviado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), responsável pela campanha de cidadania fiscal.

  25. Quem se enquadra neste caso mas não recebeu o documento por e-mail deve entrar em contato com a Coordenação de Educação Fiscal da Sefaz-Ba pelo telefone (71) 3115-2518 ou pelo e-mail notapremiadabahia@sefaz.ba.gov.br.

  26. "Todos os contemplados cujos pagamentos ocorreram no exercício de 2020 devem receber o comprovante por meio do e-mail cadastrado na Nota Premiada Bahia. O documento precisa constar na Declaração do Imposto de Renda deste ano", explica o coordenador de Educação da Sefaz-Ba, André Aguiar.