Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEVE HOJE MAIS 3.349 NOVOS CASOS COVID COM 34 ÓBITOS NO ESTADO

Prefeito anuncia mudanças na Festa de Yemanjá nesta quarta feira, 27
26/01/2021 às 11:39
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.349 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.499 recuperados (+0,6%). Dos 570.092 casos confirmados desde o início da pandemia, 549.704 já são considerados recuperados e 10.468 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.513,85), Itororó (9.748,80), Itabuna (8.963,39), Muniz Ferreira (8.946,38) e Conceição do Coité (8.839,25).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 958.964 casos descartados e 135.614 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (26).

  5. Na Bahia, 39.436 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 34 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

  7. Com 100.268 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta terça-feira (26), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                                         *****
  8. O Secretário da Saúde do Estado está convocando os candidatos Natália Damasceno e Sousa e Vanessa de Souza Abreu, classificados no Processo de Seleção do Reda 2020, referente ao Edital 0012020, para o cargo de Técnico de Nível Superior – Área de Atuação de Ciências Jurídicas, para que compareçam na sede da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, localizada na Av. Luiz Viana Filho, 4ª Avenida, nº 400, Plataforma 06, Lado B, Centro Administrativo da Bahia, na Coordenação de Provimento e Movimentação – CPM, em dias de expediente, no horário das 9 às 12h e das 13h30 às 17h30, até o próximo dia 29, para entrega da documentação.

   9. A Sesab informa que foi deferido o pedido de desistência de contratação de Hélio José Ramos Carneiro de Campos, devendo-se proceder à convocação do próximo candidato aprovado na ordem de classificação, referente ao Processo Seletivo Simplificado, Portaria 317, Edital 0012020, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia de 07 de fevereiro de 2020. Portaria nº 317, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia de 05 de agosto de 2020.

  10. Também foi deferido o pedido de desistência de contratação de Marcelo Santana Pita, devendo-se proceder à convocação do próximo candidato aprovado na ordem de classificação, do Processo Seletivo Simplificado, Portaria nº 23, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia de 07 de fevereiro de 2020. Portaria nº 317, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia de 05 de agosto de 2020.
                                                          ******
  11. A pandemia do novo coronavírus impõe aos brasileiros desafios inéditos, que vão além das medidas de restrição e isolamento social, e atinge a saúde no país com o aumento exponencial do número de casos e de mortes causadas pelo vírus. Além da preocupação com a Covid-19, a população deve ficar atenta às arboviroses, doenças causadas pelo arbovírus, como dengue, zika e chikungunya.

   12. A Bahia também enfrenta cada vez mais casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O estado teve um aumento de 320,9% no número de casos prováveis de chikungunya em 2020 em comparação com o mesmo período de 2019. Ao todo, 295 municípios baianos registraram notificação sobre a doença. O número de casos de zika teve aumento de 48% e não registrou mortes em 2020. Já a dengue registrou alta de 32,7% e cinco mortes na Bahia.

   13. Já na capital, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até setembro de 2020 foram registrados 9.572 casos em Salvador, enquanto que no mesmo período de 2019 foram 2.788. Um aumento de 243%.

   14. A permanência do confinamento em casa, exatamente no momento em que a pandemia coincide com o verão, é de fundamental importância se dedicar a impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya, alerta Angelina Oliveira, especialista em Saúde Pública e diretora da Padrão Enfermagem Salvador.

   15. A especialista destaca que os ambientes domésticos são mais propícios para a proliferação do mosquito. “Basta um recipiente com um pouco de água para que o Aedes aegypti deposite seus ovos”, alerta.

   16. Angelina Oliveira ressalta ainda que ações simples podem ajudar a combater o mosquito. “É indispensável não deixar acumular água parada em lugares que costumam ser esquecidos nas nossas próprias casas, como em garrafas, que devem ser guardadas sempre de cabeça para baixo, pratos dos vasos de plantas e pneus velhos, latas e outros recipientes”, pontua a especialista.

   17. Outra preocupação é a semelhança dos sintomas entre a Covid-19 e as doenças provocadas pelo Aedes aegypti. Angelina Oliveira diz que a principal diferença são os sintomas respiratórios, já que febre e dores de cabeça e no corpo são indicativos dessas doenças.

   18. Ainda sem a imunização em massa contra a Covid-19, o tratamento tanto para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti quanto para a infecção causada pelo coronavírus serve apenas para aliviar os sintomas, pois o processo de cura depende do organismo de cada paciente. No entanto, a especialista recomenda que antes de se medicar, um médico deverá ser consultado, já que pode haver necessidade de assistência médica, com internações nos casos mais graves.

  19. Em comemoração ao dia do Aposentado, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), através da diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, promoveu nesta segunda-feira (25) um Webinário com o tema “Reinventando Minha Aposentadoria”. 

  20. O encontro virtual contou com a participação do criador do grupo ‘Trabalho60mais’, Ary Filler, e da pedagoga, Jane Carvalho, reunindo mais de 60 aposentados e pensionistas. “O objetivo do evento foi proporcionar um dia de comemoração, mostrar as possibilidades que temos após a aposentadoria e como estamos escolhendo vivenciá-las”, disse Maria Isabel de Carvalho, organizadora do evento juntamente com João Osvaldo Borges, diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do IAF. 

  21. Já está em vigor o novo salário mínimo nacional, que foi reajustado de R$ 1.045 para R$ 1.100. E é nessa hora que aparece uma dúvida muito comum para quem paga ou recebe pensão alimentícia baseada no salário mínimo. Esse reajuste também se aplica ao valor pago a título de alimentos? A resposta é: depende.
 
   22. “Se na sentença ou acordo judicial, já estiver fixado a incidência dos alimentos sobre o salário mínimo, basta que com o aumento do salário mínimo, o pagador de alimentos faça o cálculo sobre o novo valor do salário mínimo e realize o pagamento devido”, explica a advogada do escritório Pedreira Franco Advogados, Paula Faria.

  23. Entretanto, vale ressaltar que se a pensão alimentícia foi fixada com base nos rendimentos líquidos do devedor, o reajuste anual do salário mínimo, por si só, não ocasiona alteração no valor. Isso porque a pensão alimentícia fixada com base nos rendimentos líquidos terá o valor alterado na hipótese de os respectivos rendimentos sofrerem modificação.

  24. O novo salário mínimo está valendo desde o dia 1° de janeiro de 2021. Portanto, desde essa data a pensão alimentícia já deveria estar sendo paga com reajuste. 

  25.  Festa de Yemanjá: Prefeito Bruno Reis em coletiva a ser realizada nesta quarta-feira (27), às 9h, na Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho falará sobre a festa. Também estarão presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

  26. As mudanças na tradicional Festa de Iemanjá, que acontece todos os anos no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, serão anunciadas pelo prefeito Bruno Reis em coletiva a ser realizada nesta quarta-feira (27), às 9h, na Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho. Também estarão presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.