Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NA BAHIA, EXPECTATIVA É DE QUE A CORONAVAC CHEGUE A PARTIR DE TERÇA,19

O ministro Panzuello, da Saúde, diz que distribuição aos estados começa na segunda, 18
17/01/2021 às 12:20

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.041 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.902 recuperados (+0,8%). Dos 537.772 casos confirmados desde o início da pandemia, 516.078 já são considerados recuperados e 12.056 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.704,02), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.617,07), Itabuna (8.426,86) e Itororó (8.424,10) .

4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 937.144 casos descartados e 131.001 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (17).

5. Na Bahia, 38.607 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                         ******
7. A sede do Grupamento  Aéreo da Polícia  Militar será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão  à Bahia. O local foi escolhido  de maneira estratégica, com o objetivo  de facilitar a distribuição  do material em todo o estado, de maneira mais rápida. Ainda não se tem a data. O Ministério da Saúde diz que começará a distribuir a vacina aos estados e municípios na próxima semana.

8. Câmaras frigoríficas  já  estão na sede da unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

9. Na tarde desta sexta-feira (15), o secretário da Segurança Pública do Estado, Ricardo Mandarino, participou de uma reunião  com representantes  da pasta de todo o Brasil e do Ministério da Saúde.

10. "Deixamos claro que estamos prontos para abrigar e  escoltar a tão esperada vacina", afirmou o gestor baiano. Toda a logística  está  preparada de forma conjunta e terá  as participações  das quatro forças de segurança.

11. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, foi indicado para compor a Comissão Nacional de Combate à Covid-19. A portaria de nomeação foi publicada nesta sexta-feira (15), após reunião virtual da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD). Uma das prioridades do grupo é a aquisição coletiva de vacinas contra a Covid-19 para a advocacia, através de fornecedores credenciados e que não concorram com o poder público.

12. Desde a declaração da pandemia, várias ações vêm sendo implementadas pela CAAB para reduzir a proliferação do coronavirus entre advogadas e advogados e, consequentemente, na sociedade. Além da resolução que gerou o Auxílio Covid para atender aos infectados e do fornecimento do Auxílio Alimento que acolheu milhares de advogados e advogadas (na capital e no interior) a instituição promoveu a distribuição de máscaras de proteção facial e álcool em gel para todas as subseções da OAB-BA.

12. Para o presidente Luiz Coutinho, a força da união das Caixas de Assistência de todo o país pode proporcionar resultados concretos na aquisição das vacinas e principalmente na imunização, tanto para a classe quanto para a sociedade.

13.  “O nosso engajamento para adquirir vacinas não beneficia apenas aos que representamos, pode ajudar a diminuir a demanda do setor público. Possuímos experiência em campanhas de vacinação. Na última foram 10 mil pessoas atendidas em toda a Bahia em apenas dois dias. Considerando a atuação das Caixas em todo o Brasil, sem dúvida alguma, o número de imunizados será ainda mais significativo”.

14. A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) manifesta profundo pesar pelo falecimento da médica Maria José, esposa do prefeito de Nova Canaã, Dr. Marival Neuton de Magalhães, ocorrido neste sábado, 16, vítima de Covid - 19.

15. Dra. Maria José deixa um legado na cidade pelos serviços prestados à população na área da saúde.

16. O momento é de grande tristeza e comoção para toda a sociedade de Nova Canaã. Rogamos a Deus que conforte a população, os familiares e os amigos por esta perda irreparável.

17. A antiga construtora baiana OAS anunciou esta semana a mudança de nome, passando a se chamar Metha, mas continua com as mesmas práticas de desrespeito aos direitos dos trabalhadores.  

18. Aproximadamente 200 funcionários da construtora, responsável pela obra da Avenida 29 de Março, que compõe a Linha Vermelha e ligará a Orlando Gomes a Águas Claras, paralisaram as atividades na última sexta-feira (15), devido ao atraso no pagamento dos salários, alimentação de péssima qualidade e problemas nos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

19. A paralisação foi decidida em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav BA) e será mantida até os problemas serem solucionados.          
           
20. Os problemas na OAS têm sido recorrentes desde 2020 e se mantiveram nos últimos seis meses. A empresa tem atrasado o pagamento dos salários, transportes e cesta básica. O sindicato tentou solucionar o problema pela via negocial, mas a permanência da falta do cumprimento dos direitos dos trabalhadores causou a paralisação da obra.