Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PASSA DE 12.500 NÚMERO INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA; HOJE + 5.823

Número total de mortos no Brasil se aproxima de 210.000
16/01/2021 às 12:18
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.832 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 3.987 recuperados (+0,8%). O total de registros em 24 horas superou o contabilizado nesta sexta-feira (15), passando a ocupar o segundo dia com maior número de confirmações em 24 horas desde o início da pandemia. 

  2. O recorde do número de casos, dentro de um dia, ocorreu em 22 de julho, quando foram totalizados 6.401 casos. Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões.

  3. Dos 534.371 casos confirmados desde o início da pandemia, 512.176 já são considerados recuperados e 12.589 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,5%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.671,37), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.608,06), Itabuna (8.378,55), Itororó (8.276,91).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 935.870 casos descartados e 131.045 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (16).

  7. Na Bahia, 38.561 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                             *****
  9. O Brasil registrou neste sábado 1.050 novos óbitos em decorrência da covid-19, elevando o total de vítimas fatais da doença no país a 209.296, informou o Ministério da Saúde.

  10. Também foram notificados 61.567 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas atingindo 8.455.059, acrescentou a pasta.

  11. Diante do agravamento da pandemia, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

  12. 6. A Prefeitura de Itacaré já conta com toda uma estratégia e a estrutura necessária para iniciar a vacinação contra a Covid-19 de todos os moradores do município. E essa semana a Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, dois freezers específicos para o armazenamento da vacina e ainda seringas e agulhas suficientes para o atendimento de toda a população de Itacaré.

  13. Os equipamentos, segundo explicou o prefeito Antônio de Anízio, faz parte do Plano de Imunização contra a Covid-19 de Itacaré, que já definiu também as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.

  14. A expectativa, segundo adiantou o prefeito, é que a vacina seja liberada o mais rápido possível para que possa ser iniciada a imunização de toda a população contra o coronavírus.

  15. Cada freezer tem a capacidade de armazenar 22 mil doses da vacina, totalizando 44 mil doses, o que seria necessário pra atender a toda a população, dentro da temperatura exigida para guardar o medicamento. Também foram adquiridas seringas e agulhas suficientes para o trabalho de vacinação. “Estamos prontos para começar a campanha de vacinação contra o Covid-19 e assim imunizar a nossa população contra essa doença terrível que tanta tristeza e prejuízos tem causado ao nosso povo”, explicou.

  16. Paralelo a esse serviço de atendimento e de preparar a cidade para a vacinação, a Prefeitura de Itacaré também vem realizando um trabalho de conscientização dos moradores e turistas sobre como prevenir e se proteger do Coronavírus.   

  17. A ação conta com equipes de profissionais das mais diversas secretarias municipais de plantão em diferentes pontos da cidade, principalmente nos locais de maior movimento e visitação. O objetivo é orientar e fiscalizar para que todos curtam a temporada de verão na cidade de forma segura, seguindo os protocolos sanitários, usando máscaras, álcool em gel e evitando as aglomerações.

  18. Bahia, onde mora o Verão, mora a responsabilidade. O slogan da campanha Verão 2021 resume como o Governo da Bahia trata a pandemia de Covid-19 em todos os seus aspectos – sanitários, sociais e econômicos. Com spot de rádio, outdoors, vídeos, presença nas redes sociais e outras abordagens, o trabalho apresenta a chegada da estação e as belezas da Bahia. 

  19. O objetivo é proporcionar um Verão seguro para baianos e turistas. As secretarias da Saúde, Turismo e Comunicação se unem nesta campanha que destaca a importância do uso de máscara, álcool gel, do distanciamento social, da escolha de ambientes seguros e do respeito às normas de segurança sanitária.

  20. Segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, as campanhas trazem recomendações de segurança dirigidas tanto aos clientes quanto aos proprietários de estabelecimentos comerciais. “Os estabelecimentos comerciais devem colocar mesas e cadeiras ao ar livre, ocupando as ruas, cercadas por cordas que delimitem o seu espaço e garantam responsabilidade sobre o distanciamento social. [...] Para os usuários, nós recomendamos que prefiram estabelecimentos que tenham mesas ao ar livre, ao invés de estarem confinados dentro de espaços menos ventilados”.

  21. Vilas Boas também fala sobre as praias ideais para este Verão. “Procurem praias que possuam uma ventilação forte, procurem praias oceânicas. Evitem aquelas dentro da Baía de Todos-os-Santos, com pouca ventilação. Caso essas praias possuam pessoas em quantidade demasiada, procurem sair do local. 

  22. Não fiquem em ambientes com uma densidade populacional muito grande. Procure se preservar, ficar dentro da água do mar, evite estar próximo de pessoas que possam transmitir para você o novo coronavírus”.

  23. O secretário da Saúde destacou a importância de campanhas como a produzida pelo Governo do Estado. “É muito importante que se façam campanhas publicitárias com cartazes, outdoors, chamadas, com peças para distribuição em redes sociais, lembrando que o fato de ser Verão não libera as pessoas de usarem máscaras, nem de manterem as mãos limpas, seja com álcool gel, seja simplesmente lavando as mãos com água e sabão”.

  24. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav) e também do Conselho Baiano de Turismo, Ângela Carvalho, afirma que a campanha é fundamental para a sustentabilidade do turismo durante a pandemia e destaca a importância da atividade.

  25. “É uma cadeia produtiva muito grande, o turismo impacta em muitos segmentos da nossa sociedade e da economia. São agentes de viagem do receptivo, transportadoras turísticas, guias, os vendedores de lembrancinhas, o comércio em geral. Para você ter uma ideia, o turismo impacta em 54 setores da economia. Então, é uma força produtiva muito grande e o Governo do Estado precisa realmente viabilizar que o turismo seja feito de forma segura e responsável”.

  26. Para o secretário do Turismo, Fausto Franco, este é um Verão atípico em todo o mundo. “Mas a Bahia é um estado muito receptivo, tem várias opções de fazermos turismo sem necessidade de aglomeração. O Governo do Estado tem feito uma campanha sistemática, através da Secretaria da Comunicação, nas redes sociais, na mídia tradicional. 

  27. A Secretaria da Saúde tem feito um trabalho incrível desde o começo dessa pandemia e a Secretaria da Segurança Pública também tem trabalhado bastante para diminuir essas aglomerações”.

  28. Franco ressaltou que a segurança do baiano e do turista depende do cidadão. “Não adianta somente o poder público fazer a parte dele se os cidadãos não entenderem a gravidade e a importância desse momento. É só a gente ter equilíbrio e consciência e vamos sair dessa, com certeza, muito mais fortes. Não se esqueçam, usem máscara, distanciamento social, álcool em gel e a gente vai curtir sim um Verão super seguro na nossa querida Bahia”.