Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

2ª ONDA COVID-19: BRASIL REGISTRA MAIS 936 MORTES; NA BAHIA, 26 ÓBITOS

Ano letivo na rede pública de ensino na Bahia foi para o espaço. A ameaça paira sobre 2021.
16/12/2020 às 10:13
  1. O Brasil superou nesta quarta-feira a marca de 7 milhões de casos de coronavírus, com o registro de um recorde diário de 70.574 novas infecções que elevou o total confirmado no país a 7.040.608, informou o Ministério da Saúde.

  2. Além disso, também foram contabilizadas 936 novas mortes em decorrência da covid-19 no Brasil nesta quarta-, com o total de vítimas fatais atingindo 183.735, ainda segundo o ministério.

  3. 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.866 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 4.283 recuperados (+1,0%). Dos 456.106 casos confirmados desde o início da pandemia, 435.556 já são considerados recuperados,11.859 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,18%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.959,51), Jucuruçu (7.790,93), Muniz Ferreira (7.666,40), Conceição do Coité (7.573,71), Aiquara (7.444,89).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 849.414 casos descartados e 120.927 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (16/12).

  7. Na Bahia, 34.722 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 26 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  9. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

  10. O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17) e vale até o dia 4 de janeiro de 2021.

  11. O decreto, que venceria nesta quinta (17), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

  12. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

  13. 7. A Vigilância Epidemiológica Estadual está analisando 77 casos suspeitos de reinfecção da Covid-19. Os possíveis casos foram registrados em 44 municípios baianos. A concentração está na faixa etária que vai de 20 a 49 anos (71,42%). Do total, 43 (58,11%) são de profissionais de saúde. As análises serão concluídas após sequenciamento genético do vírus detectado nos pacientes.

  14. De acordo com Antônio Bandeira, médico infectologista técnico da Vigilância Epidemiológica Estadual, já é possível afirmar que as pessoas podem se reinfectar pela Covid-19. “O que estamos considerando como possível caso de reinfecção é que tenha havido resultado positivo em exames do tipo RT-PCR em dois momentos, com pelo menos 90 dias de intervalo entre um episódio e outro e sintomas em ambos os casos”, explica o Antônio Bandeira.

  15. O médico alerta que embora o número de possíveis reinfecções sejam baixos em relação ao total de casos – mais de 435 mil na Bahia – as pessoas que já tiveram a doença também devem estar precavidas. “O indivíduo não sabe se vai desenvolver anticorpos ou se vai ter um novo episódio da Covid-19”, pontua.
Vacinar cerca de 70 mil pessoas por dia. 

  16. Essa é a expectativa de indivíduos que poderão ser imunizados diariamente contra Covid-19 na capital baiana. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é baseada em outras estratégias de imunização que apresentaram boa aderência da população na cidade.

  17. “Essa estimativa foi abalizada tanto pela expectativa da população em geral em ter acesso às doses quanto no planejamento que já foi desenhado pelo município em estabelecer pontos estratégicos de imunização que facilitem o acesso e também favoreçam as medidas restritivas de distanciamento. 
  
  18. Também existe a perspectiva de uma possível contratação de novos profissionais para atuação temporária e complementação das equipes de aplicação das doses na cidade”, destacou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopeveníveis.

  20. A Prefeitura já conta com toda estratégia e a estrutura necessária para iniciar a vacinação contra Covid-19 na capital. Para viabilizar de forma mais ágil a proteção dos soteropolitanos de maneira escalonada, técnicos da SMS elaboraram um Plano Municipal de Imunização que define as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.

  21. Para o armazenamento e distribuição das doses, a SMS já dispõe de quatro ultrafreezers de -86°C para o acondicionamento corretos das vacinas que precisam ser conservadas em baixíssima temperatura. Além disso, a pasta vai lançar um registro de compra para a aquisição de outros quatro ultrafreezers, como medida para acelerar a vacinação.

  22. Com a estrutura atual, a rede de saúde de Salvador tem capacidade de armazenar até 160 mil doses em temperatura abaixo de -75°C de uma só vez. Para as vacinas contra COVID dos laboratórios que não demandam armazenamento em baixa temperatura, a rede municipal já dispõe de infraestrutura através de câmaras e freezers científicos para acondicionamento e distribuição para a estratégia de imunização.

                                                   *****
  23. O silêncio do TJ em relação a Operação Faroeste é tumular. A OAB já deu nota. A AMAB já emitiu nota. O governo do Estado já fez nota. A Associação dos Delegados liberou uma nota. E o TJ mudo.
 
  24. O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) transmite, nesta quinta-feira (17), às 9h30, em seu canal no Youtube, a cerimônia de posse dos bacharéis em Direito, aprovados no último concurso e nomeados para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), conforme Decretos Judiciários publicados no Diário da Justiça Eletrônico.

  25. A posse ocorrerá virtualmente, por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Integram a mesa de honra virtual da solenidade, o Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade; o 1º Vice-Presidente, Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo; o 2º Vice-Presidente, Desembargador Augusto de Lima Bispo; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva; o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim; a Procuradora-Geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso; e a Secretária Judiciária do TJBA Bianca Serra Araújo Henkes.

  26. Para fortalecer a atividade econômica em Salvador, a Prefeitura certificará, nesta quinta-feira (17), em solenidade no Wish Bahia Hotel (Campo Grande), às 10h30, estabelecimentos comerciais ligados ao setor turístico com Selo Verificado.

  27. O objetivo é apoiar quem respeitou e desenvolveu diversos protocolos sanitários em tempos de pandemia. em segmentos como bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, meios de transporte, espaços culturais e centros de convenções.