Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA 1.196 NOVOS CASOS DA COVID E BRASIL MAIS 21.825 CASOS

Número de infectados na Bahia é de 11.578 e está crescendo
13/12/2020 às 10:21
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.196 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.006 recuperados (+0,5%). Dos 444.661 casos confirmados desde o início da pandemia, 424.473 já são considerados recuperados,11.578 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,43%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.730,93), Jucuruçu (7.637,52), Muniz Ferreira (7.396,93), Conceição do Coité (7.353,03), Aiquara (7.332,43).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 838.509 casos descartados e 121.350 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (13/12).

  5. Na Bahia, 34.233 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                   *******
   8. O Brasil registrou 21.825 novos casos de coronavírus neste domingo e ultrapassou a marca de 6,9 milhões de pessoas já infectadas pela doença, informou o Ministério da Saúde.

  9.  O volume de notificações de casos deste domingo representa a metade da média vista em dias anteriores, perto de 50 mil casos. Porém, é normal aos finais de semana ocorrer um represamento de testes.

  10. São Paulo segue como o Estado mais afetado pelo coronavírus, com 940 novos casos e 1,334 milhão de pessoas já infectadas. As mortes entre paulistas somam 44.018, após a notificação de 47 óbitos neste domingo.

  11. Após a Fundação Fabamed assumir a gestão do Hospital da Chapada, em Seabra, na última quinta-feira (10), insumos e medicamentos chegaram a unidade neste final de semana, bem como os primeiros fardamentos dos funcionários.

  12. O presidente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, explica que a prioridade é a manutenção do estoque de medicamentos e materiais de higienização. “Adquirimos um carregamento emergencial a fim de assegurar a continuidade do tratamento dos pacientes internados e progressivamente faremos os ajustes para que o hospital possa cumprir sua missão de atender a toda a região da Chapada e oferecer serviços mais qualificados”, destaca o presidente.

  13. A expectativa da nova gestão é que em até 30 dias sejam concluídas as ações de humanização no atendimento, reavaliação de contratos, levantamento do inventário, bem como fortalecimento do ensino e pesquisa. Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o Hospital da Chapada é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

  14. Além do atendimento clínico e cirúrgico de emergência, a unidade realiza cirurgias eletivas, bem como oferta atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, angiologia, gastroenterologia, anestesiologia, otorrino, exames de imagem e laboratório.

  15. Anteriormente, a unidade hospitalar era administrada pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMICA), que teve seu contrato rescindido pelo Governo do Estado em virtude da má qualidade do serviço prestado.
                                                                          ******
  16. No primeiro dia de fiscalização do decreto que proibi o funcionamento de bares, restaurantes e comércio informal nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho a partir das 17 horas na sexta-feira, sábado e domingo, a força-tarefa da prefeitura interditou, nesta sexta-feira (11), 27 estabelecimentos irregulares, sendo 2 no Rio Vermelho e 25 em Itapuã. 

  17. Liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a força-tarefa contou com o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Transalvador e Polícia Militar. Os agentes da Sedur interditaram nove bares, oito depósitos de bebida, oito lanchonetes, um quiosque e um restaurante. Já a Semop, aprendeu bebidas que estavam sendo comercializadas de forma irregular. 

  18. “Estamos unindo esforços para garantir a segurança da população. Não vamos permitir que estabelecimentos funcionem sem cumprir os protocolos e nem aglomerações na cidade. Esses ambientes favorecem a disseminação do coronavírus”, comenta o titular da Sedur, Sérgio Guanabara. 

  19. Desde o início da retoma das atividades comerciais, no dia 10 de agosto, 438 estabelecimentos foram interditados por descumprirem os protocolos de funcionamento e 64 aglomerações foram dispersadas.

  20. Especialistas de diversas partes do Brasil estarão reunidos em um encontro online que será realizado a partir da próxima terça-feira (15) para debater os avanços da oncologia neste ano de 2020. O evento, Destaques da Oncologia, será 100% online e gratuito e vai apresentar e discutir, até a quinta-feira (17), os trabalhos mais relevantes na área.
 
  21. O objetivo do evento é atualizar os médicos junto a uma das especialidades com maior volume de publicações em revistas científicas e apresentações em congressos ao longo do ano.

  22. A programação completa pode ser conferida no site www.destaquesoncologia.com.br, onde também podem ser efetuadas as inscrições. O encontro é exclusivo para profissionais da saúde. As apresentações acontecem sempre das 19h às 21h30. A realização é do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Professor Carlos Aristides Maltez (ICAM), com apoio da Clion (Clínica de Oncologia) e do Grupo CAM.

  23. Com a prorrogação das medidas de enfrentamento e prevenção à COVID-19 até o dia 05 de janeiro, Lauro de Freitas suspende o funcionamento de cinemas, teatros e a realização de eventos em clubes sociais, recreativos e esportivos. A medida foi editada pela Prefeitura Municipal e publicada no Diário Oficial (DOM), nesta sexta-feira (11). O protocolo de funcionamento de barracas de praia também é abordado no decreto.

   24. Festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas, casamentos e outros assemelhados são exemplos de eventos suspensos nos clubes sociais, recreativos e esportivos. Nestes locais fica autorizado, somente, o funcionamento de restaurantes que possuírem entradas independentes e de acordo com o protocolo setorial da atividade. As medidas de reabertura do comércio, fases I, II e III, seguem válidas até 05 de janeiro do próximo ano. 

   25. Já a partir da próxima segunda-feira (14), quando se iniciam as regras complementares, as barracas de praias do município poderão funcionar no horário de 9h às 17h, de segunda a sábado, sendo vedado o funcionamento aos domingos e feriados. O máximo de 20 mesas com quatro cadeiras, ou 13 mesas com seis cadeiras, foi determinado no decreto nº 4.707 como limite a ser disponibilizado nas barracas, e com a garantia de dois metros de distância. 

   26. A utilização da área externa dos estabelecimentos, assim como o acesso às praias e a comercialização ambulante em toda a orla do município estão proibidos. Ainda fica reduzido a 30% o número de vagas disponíveis nos estacionamentos localizados na região das praias de Lauro de Freitas. O descumprimento de medidas referentes ao combate da pandemia é passível de multa no valor a partir de R$ 158,00. A receita gerada pela aplicação será incorporada ao Fundo Municipal de Saúde.