Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL SE APROXIMA DE 182 MIL MORTOS PELA COVID; BAHIA, HOJE,

Neste sábado, o Ministério da Saúde apresentou o plano nacional de imunização contra o coronavírus, sem divulgar uma data prevista para o início da vacinação da população.
12/12/2020 às 10:20
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.920 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.019 recuperados (+0,7%). Dos 443.465 casos confirmados desde o início da pandemia, 422.467 já são considerados recuperados, 12.409 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,50%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.730,93), Jucuruçu (7.549,86), Muniz Ferreira (7.329,56), Conceição do Coité (7.317,00), Aiquara (7.287,45).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 837.660 casos descartados e 122.158 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (12/12).

  5. Na Bahia, 34.150 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
  8. O Brasil registrou 43.900 novos casos de coronavírus neste sábado, enquanto 686 óbitos foram verificados nas últimas 24 horas em decorrência da doença, informou o Ministério da Saúde neste sábado.
Com isso, o total de mortes por Covid-19 atingiu 181.123 pessoas. O número total de infecções acumula 6.880.127, conforme dados da pasta.

  9. Neste sábado, o país interrompeu um ciclo de quatro dias consecutivos com mais de 50 mil notificações de novos casos da doença. Porém, é normal aos finais de semana ocorrer um represamento de testes.

  10. Estado mais afetado pelo coronavírus, São Paulo aparece em primeiro lugar tanto no número de casos novos (8.601) quanto de mortes (169). No acumulado, 1,33 milhão de pessoas foram infectadas e 43.971 foram vítimas fatais da doença no Estado.

   11. A Região Sudeste lidera o número de óbitos acumulados com 82.893, seguida pelo Nordeste com 45.682.

  12. O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

  13. Neste sábado, o Ministério da Saúde apresentou o plano nacional de imunização contra o coronavírus, sem divulgar uma data prevista para o início da vacinação da população.
                                                        ******
  14. Quem chegar ao Pelourinho encontrará diversas lojas com o banner da FLIPELÔ. Estes estabelecimentos comerciais estão ofertando ótimos descontos aos visitantes do Pelourinho.

   15, A loja Pau Brasilis, localizada no Terreiro de Jesus, está com uma oferta de 20% a 30% de desconto. “Reservamos um andar da loja exclusivo para os produtos com desconto. Todas as bijuterias que estarão expostas nesse espaço estão na promoção. São produtos de artistas plásticos baianos e de outros Estados”, informou Dayane de Almeida, gerente da loja.

   16. A jovem Cristina Damasceno está na dúvida o que levar. “São muitos produtos, muita coisa boa. Ainda não decidi, mas vou comprar pra mim e para minha mãe”, disse.

   17. Também na loja Sal da Terra, localizada na Rua das Portas do Carmo, 13, no Pelourinho, o movimento está grande. “Temos tido um crescimento de público, esses dias aumentou bastante. Estamos contentes. Mesmo com a pandemia, o movimento de novembro foi maior que o ano passado. Dezembro está no mesmo sentido. As atividades ligadas à FLIPELÔ estão ajudando para estes bons números”, comemora Alessandro Oliveira, artesão e proprietário da loja.

  18. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Sérgio Velanes, em nome da classe empresarial, manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário José Moreira Laytynher, ocorrido neste sábado, 12, em decorrência da Covid-19, e decreta luto de 3 (três) dias na entidade.

  19. Sempre presente e atuante nas atividades promovidas pela ACI, o empresário deixou um legado importante para o desenvolvimento da entidade durante um período que assumiu a presidência, no mandado do ex-presidente, Helenilson Chaves, entre os anos de 1999 e 2000.

  20. Em suas participações nas reuniões ordinárias da ACI, Laytynher sempre se mostrava um entusiasta das causas empresariais e compartilhava suas experiências à frente de empreendimentos importantes na cidade.

  21. A sua perda deixa uma lacuna na sociedade itabunense, ao tempo em que rogamos a Deus que conforte a família e os amigos.

  22. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou a distribuição de quatro mil máscaras reutilizáveis de tecido no Terminal Rodoviário de Salvador, na tarde de ontem (12). A ação fez parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR) e visou ampliar a proteção da população contra o coronavírus, além de alertar sobre a importância da prevenção. 

  23. As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades, gerando renda em toda a Bahia. 

  24. “Estamos enviando sistematicamente máscaras para toda a Bahia e, com o apoio do Corpo de Bombeiros, distribuindo em lugares que têm movimentação de pessoas, como é o caso da rodoviária, estações do metrô e feiras e mercados, inclusive alertando a população sobre a importância do uso das mesmas para evitar a proliferação e o contágio pelo coronavírus. 

  25. Estamos buscando, cada vez mais, sensibilizar as pessoas da necessidade desta proteção”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

  26. O coronel do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, responsável pela operação, afirmou que o objetivo foi proteger e alertar a população sobre a necessidade de utilização das máscaras. 

  27. “Esta é uma obrigação dos passageiros e, mais do que isso, é uma proteção contra o coronavírus. Estamos informando que a pandemia continua, inclusive voltou de forma mais aguda e as pessoas precisam dobrar a segurança, fazendo o uso das máscaras não só para proteger a própria vida, mas também a vida do próximo. Então todos os cuidados devem ser tomados, como lavar as mãos, usar também o álcool e exercitar o distanciamento social. Não podemos diminuir os esforços”, disse Marchesini.