Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA É ESTADO COM NÚMEROS ESTABILIZADOS DA COVID E 11.108 INFECTADOS

O governador faz um apelo à população, especialmente aos jovens. “Independente da classe social, os jovens estão se expondo excessivamente e estão fazendo aglomerações em ruas e praças"
07/12/2020 às 19:26
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.580 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.181 recuperados (+0,5%). Dos 424.704 casos confirmados desde o início da pandemia, 405.151 já são considerados recuperados,11.108 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,00%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.632,97), Aiquara (7.040,04), Itabuna (7.034,89), Madre de Deus (6.893,28), Almadina (6.881,41).

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 819.350 casos descartados e 114.330 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (07/12).

  4. Na Bahia, 33.134 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 27 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  6. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      *****
  7. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (7), novas medidas do Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19. Está prevista a reabertura de 170 leitos de UTI, sendo 130 na capital baiana. Também será ampliada a testagem e instituídos protocolos de segurança para o verão em todo o estado.

  8. “O governador Rui Costa autorizou a Secretaria da Saúde do Estado a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente, em unidades da capital e do interior, assim como ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” afirmou Fábio Vilas-Boas.

  9. Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) e atenderão pacientes da capital e do interior, através do sistema de regulação. Além dos leitos da capital, a Sesab viabiliza a abertura de UTIs em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Dos 170 leitos de UTI Covid-19 programados, 50 já foram abertos.  

  10. “Ao longo das últimas semanas, tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

  11. Outras medidas também foram anunciadas pelo titular da pasta da Saúde e visam ampliar o diagnóstico através da testagem RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus. Kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas. 

  12. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados, a partir de amanhã (8), e ampliarão a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes por dia, alcançando a casa dos 6 mil mil testes diários.

  13. Outra medida anunciada foi a divulgação pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), de protocolos sanitários para o verão. Considerando que o verão é uma estação de elevado turismo na Bahia, período em que o estado recebe grande contingente de pessoas de outras regiões do país, o que representa um risco potencial de piora no cenário epidemiológico, faz-se necessárias recomendações de segurança e adesão às medidas preventivas por toda população no território estadual. 

  14. Dentre as recomendações, encontra-se a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.
                                                   ******
  15. Nesta segunda-feira (7), o governador Rui Costa comentou o aumento do número de óbitos e classificou que a Bahia está vivendo uma segunda onda da Covid-19, uma vez que a taxa de contágio tem se mantido alta em todo o território estadual. Reabertura de leitos e proibição de shows estão entre as medidas tomadas pelo governo baiano, visando evitar uma elevação ainda mais expressiva dos casos da doença.

  16. “Ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta em todas as regiões do estado, tanto é que isso já está se refletindo no aumento do número de óbitos. Também na semana passada, estávamos com cerca de 20 óbitos diários, índice que vinha se mantendo há cerca de 60 dias e, nesse final de semana, já pulamos para o patamar de 30 óbitos, sendo 22 em Salvador. 

  17. Então, os números começam a ficar, infelizmente, mais severos e mais críticos. Por isso, já ampliamos, inclusive, o número de leitos disponíveis, uma vez que estamos reabrindo 100 leitos que havíamos fechado, em função na queda dos índices da pandemia”, destacou o governador.  

  18. Por decreto, o governador fez questão de ressaltar, existe a proibição de realização de qualquer show ou festa, independente de qual motivação ou público. “O motivo disso é que nesses shows e festas há ingestão de álcool, além de música em um ambiente propício à aproximação, fazendo com que as pessoas acabem baixando a guarda com as medidas protetivas e nós estamos já vivendo o que poderíamos classificar de segunda onda”, avaliou Rui.

  19. Publicada no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e batizada de ‘Recomendações para um Verão seguro’, uma resolução indica medidas como a restrição de acesso a ônibus de turismo e a realização de shows e apresentações de música ao vivo em bares. 

  20. “Em cada estado, foram adotadas medidas ou protocolos, eventualmente, diferentes uns dos outros. Então, é importante que turistas vindos de outras cidades e de outros estados saibam quais são as orientações de saúde aqui da Bahia e como nós vamos receber muita gente no final de ano - em várias regiões do estado os hotéis venderam bastante, a exemplo do extremo sul. 

  21. Dessa forma, é preciso que essas pessoas tenham acesso a essas recomendações, qual a situação da doença no estado e o que elas devem fazer”, exemplificou o governador.

  22. O governador faz um apelo à população, especialmente aos jovens. “Independente da classe social, os jovens estão se expondo excessivamente e estão fazendo aglomerações em ruas e praças e outros lugares públicos e isso infelizmente vai levando a doença para dentro das casas das pessoas. Mesmo que o jovem não precise ir para a UTI, pode levar a mãe, o tio, o pai ou a avó para o hospital. Em função desse comportamento, o número de óbitos está crescendo”, alertou.

                                                 ****
  23. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) arregaçaram as mangas e foram às ruas nesta segunda-feira (07), dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Munidos de sacolas plásticas e protegidos com Equipamentos de Proteção Individual (Epis), recolheram copos, garrafas e papel e outros objetos. Logo cedo, a ação com foco educacional, chamou atenção de quem passou pela Avenida Bispo Renato Cunha.

  24. Em poucos minutos de caminhada, as sacolas estavam cheias de detritos deixados nas vias. “É importante que a população se conscientize quanto à importância em manter os locais livres de materiais que possam acumular água. Seja na rua ou dentro de casa, a manutenção deve ser constante. A gente precisa entender que só vamos ganhar a luta contra o mosquito Aedes Aegypti se trabalharmos em conjunto”, alertou a secretária da Sesa, Maria Isabel Andrade.

  25. Passando pela avenida, enquanto praticava seu exercício físico diário, o aposentado Marcos Santos, 68 anos, parabenizou a iniciativa. 

  26. “A movimentação chamou minha atenção, até pensei que fosse um grupo de estudantes, fiquei admirado quando soube que se tratava de servidores. Muito bom saber que são pessoas preocupadas e que realmente colocam a mão na massa. Meus parabéns!”, disse completando que em casa ele não dá mole para o mosquito. “Sempre mantenho meu quintal limpo, garrafas com a boca virada para baixo, calhas e vasos com plantas devidamente revisados”, frisou.

  27. Com o mote “Lauro contra o mosquito”, as ações intensificadas de combate ao Aedes seguirão até o próximo sábado (11). “Esta é uma semana estratégica de ações conjuntas com outros departamentos e secretarias. As unidades de saúde vestiram a camisa e hoje mesmo fizeram limpeza em todos os postos levando orientações à população e incentivando a todos a fazerem o mesmo em suas residências”, pontuou a superintendente da Vigilância em Saúde, Regina Coeli, durante sala de espera no Pronto Atendimento Santo Amaro.