Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA MAIS 4.204 NOVOS DA COVID E INFECTADOS JÁ SÃO 10.312

Os moradores do bairro de Plataforma aprovaram o projeto Ponto Verde, desenvolvido pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).
28/11/2020 às 19:02
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.204 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 2.858 recuperados (+0,8%). Dos 398.504 casos confirmados desde o início da pandemia, 379.965 já são considerados recuperados, 10.312 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.214,99), Aiquara (6.882,59), Itabuna (6.868,40), Madre de Deus (6.826,91), Almadina (6.789,90).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 798.950 casos descartados e 108.492 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (28).

  5. Na Bahia, 31.523 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *******
  8.  O racismo e a criminalização dos negros no pós-abolição é um dos temas que serão debatidos durante a II Semana de História da Unijorge, que acontece entre os dias 1º e 3 de dezembro. Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo site www.unijorge.edu.br.  

  9. “O Fumo de negro: controle social e desafricanização no pós-abolição” é o tema da palestra, que a mestre e doutoranda em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luisa Gonçalves Saad e a doutoranda em História Social, também pela UFBA, Flaviane Ribeiro Nascimento fazem, na próxima terça-feira (dia 1º/12), às 19h. O debate será mediado pelo mestre e doutorando em História Social pela UFBA e professor do curso de História da Unijorge, Clíssio Santos Santana.

  10. A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos – celebrará a Festa de Santa Bárbara, conhecida como protetora contra relâmpagos e tempestades, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho – Centro Histórico de Salvador. Este ano, em virtude da pandemia, a programação será diferente dos anos anteriores, mas os louvores à santa acontecerão com o mesmo amor.

  11. O tema central escolhido para as homenagens é "Unidos a Santa Bárbara tenhamos compaixão e solidariedade a serviço do Reino de Deus". Como parte dos festejos, de 1º a 3 de dezembro acontecerá o tríduo, sempre às 17h, e a entrada dos fiéis será por ordem de chegada até completar a quantidade máxima permitida, que é de 50 pessoas.

  12. No dia dedicado à Santa Bárbara (4), haverá três Missas: a primeira acontecerá às 7h, mas será restrita aos membros da Irmandade; já as Celebrações Eucarísticas das 9h e das 11h30 terão a presença física dos fiéis, no entanto as vagas já foram preenchidas. Assim, quem não conseguiu agendar a participação presencial, poderá acompanhar através da transmissão, ao vivo, pelo Facebook e Instagram [@irmandadedoshomenspretos] e YouTube [para localizar o canal, o internauta deve inserir o nome da Irmandade na caixa de busca]. 

  13. Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Plataformas Digitais, Libras e Oratória serão os cursos de capacitação profissional ofertados pela Rede SineBahia, durante o mês de dezembro. Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades de qualificação do serviço seguem de forma online, através da ferramenta Google Meet.

  14. Os trabalhadores interessados devem preencher o formulário disponível no link bit.ly/sinebahiaqualifica, até a próxima segunda-feira (30). As vagas são limitadas e a participação nas atividades dá direito a certificado com carga horária de 12h.

  15. Além dos cursos, é possível se inscrever também para acompanhar palestras virtuais com os temas Orientação para o Trabalho, Empregabilidade, 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e Ministério Público: Como Denunciar uma Violência.

  16. Os moradores do bairro de Plataforma aprovaram o projeto Ponto Verde, desenvolvido pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb). As estruturas foram instaladas na rua Almeida Brandão. Os próximos pontos serão implantados na Rua do Orum, no bairro do Barbalho, e na Vila Barletta, em Macaúbas. A ação acontece com intuito de transformar os pontos de descarte irregular em espaços floridos e repletos de mudas de plantas, visando melhorar o ambiente local. 

  17. O projeto é utilizado para solucionar problemas como o não cumprimento, por parte dos moradores, do horário da coleta, fazendo com que gere acúmulo de lixo e entulho e, consequentemente, a formação de pontos de descarte irregular. Para Mariele Lima, estudante de 17 anos e moradora do bairro de Plataforma, o ambiente visual da localidade mudou completamente. 

  18. “Se repararmos o antes e depois da rua, é possível perceber o quanto mudou para melhor, pois antigamente era visível a quantidade de lixo e entulhos que atrapalhavam a nossa mobilidade. Agora, conseguimos até ver a paisagem do mar sem aquela quantidade de descarte acumulado”, conta. 

  19. Uma alimentação balanceada acompanhada de atividades físicas regulares podem fazer a diferença na vida da gestante e do bebê que está por vir. Para ajudar mulheres grávidas a enfrentarem as alterações fisiológicas e anatômicas que podem trazer desconfortos nesse período, a Prefeitura, através do Programa Atividade Gestar, da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), iniciou uma série de atividades físicas, com técnicas e dicas de movimentos saudáveis e eficazes que deverão melhorar a circulação do corpo, bem como suscitar o desenvolvimento e o bem-estar da criança durante a gravidez. 

  20. Os ensinamentos são transmitidos, ao vivo, no canal do youtube da Semtel, todas as segundas e quartas, das 6h às 7h. 

  21. Nas aulas, as gestantes recebem dicas de educadores físicos sobre práticas esportivas. A programação do canal contempla ainda aulas com convidados como obstetras, fisioterapeutas, doulas (assistente de parto sem formação médica) e outros profissionais da equipe multidisciplinar que integram o programa. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o link https:// www. youtube. com/ channel/UC-cVqXrDcejq5-bHd12_PBQ. 

  22. Turismo Rural – Expectativas regionais para o pós-pandemia foi o tema debatido na edição do Diálogos de Ater. O evento, transmitido pelo Canal SDRBahia no Youtube, contou com a participação de Júlio Cézar Gonçalves de Oliveira, da Secretaria de Turismo de Itacaré, e do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Andaraí e coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Zona Turística da Chapada Diamantina, Emílio Tapioca.

  23. O objetivo dessa série de encontros voltados para Espaços Rurais e Diversidades é contribuir com as discussões relativas às diversidades, tão presentes na sociedade contemporânea, em seus múltiplos aspectos de materialização, sem perder o foco do universo rural e seus protagonistas, agricultoras e agricultores familiares.

  24. O secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Cézar Gonçalves, que possui especialização em Gestão Pública do Turismo e Eventos, destacou que este é o momento de pensar na nova tendência do turismo no pós-pandemia:

  25.  “Este ano de 2020, a Organização Mundial de Turismo nomeou como o Ano do Turismo Rural e as perspectivas são bastante positivas para o desenvolvimento desse segmento na Bahia e no Brasil. Fomentar esse debate é muito importante para que a gente possa despertar no produtor rural mais uma alternativa de renda e quem sabe se tornar a renda principal da família, com um turismo de experiência, de base comunitária, em que o produtor rural é o protagonista”.