Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMEROS DE INFECTADOS PELA COVID 19 NA BAHIA CAEM PARA 6.640 NO ESTADO

Inusitado: tem bancas de vendedores na Av Sete que só vendem máscaras de proteção contra a covid 19
31/10/2020 às 10:51
   1.Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 457 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.110 recuperados (+0,3%). Dos 353.157 casos confirmados desde o início da pandemia, 338.895 já são considerados recuperados e 6.640 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,06%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.535,79), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.549,95), Madre de Deus (6.457,12), Aiquara (6.185,34).

  4. boletim epidemiológico contabiliza ainda 721.908 casos descartados e 84.970 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (31).

  5. Na Bahia, 28.946 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
   8. Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) destinada ao atendimento de pacientes em nível ambulatorial que fazem o uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Far-macêutica (Ceaf) no estado da Bahia, o CIMEB – Centro de Infusões e Medicamentos Especializa-dos da Bahia foi inaugurado nesta quinta-feira (29) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. 

  9. Para abertura do serviço, foram investidos cerca de R$1,2 milhão para reestruturação física do espaço no Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e aquisição de equipamentos.

  10. A nova unidade apoiará o cuidado farmacêutico para pacientes com patologias como Artrite reuma-toide, Doença de Wilson, Ictiose, Retrocolite ulcerativa, Psoríase, Miastênia, Doença de Crohn, He-patite, Esclerose múltipla e pacientes transplantados de fígado, dentre outros agravos, além dos pa-cientes com demanda judicial e administrativa.

  11. Além de manter a oferta dos serviços ambulatoriais de dispensação de medicamentos, que anterior-mente eram realizados na Farmácia Integrada Medicamento Atenção Especializada, que funcionava no complexo César de Araújo, o CIMEB integrará em sua estrutura a primeira central de infusões da Sesab. São seis consultórios e uma sala de aplicação de medicamentos com 16 leitos, o que faz com que o Centro tenha capacidade de 320 pacientes para infusão por mês, além de 200 dispensações por dia.

  12. O secretário Fábio Vilas-Boas aponta que as novas instalações garantem uma maior qualidade no atendimento ao paciente, além de melhores condições de armazenamento das medicações. “Nós temos vários pacientes que precisam receber medicação diretamente nas veias. 

  13. Antes muitos deles precisavam ser internados em hospitais para isso. Concentraremos neste centro a possibilidade de o paciente ter a medicação administrada e também dispensaremos remédios de alto custo com consulta com farmacêutico”, afirmou o Secretário.
                                                   *****
  14. Ontem (30), Irmão Lázaro (PL) realizou uma carreata no Subúrbio Ferroviário de Salvador. E afirmou que seu mandato terá como prioridade a defesa da família. Candidato a vereador, ex-deputado federal e ex-secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Salvador, ele frisou que "a família é o patrimônio mais importante do ser humano".

  15. E afirmou que "a nossa intenção na Câmara Municipal de Salvador é ser um defensor da instituição família, conforme foi concebida nos moldes de Deus, independente de convicções religiosas". A defesa da família, de acordo com Irmão Lázaro, passa também pela luta contra a ideologia de gênero e a erotização infantil.   

  16. A luta pela família, segundo ele, "é estar também na batalha contra a violência doméstica e se opor ao abandono do adolescente ou criança". Assim como a luta contra a legalização das drogas. Ele defende a recuperação dos dependentes químicos. E mantém um centro de recuperação desde 2011. A Casa Terapêutica Sentimento Novo está localizada na Estrada de Oliveira dos Campinhos, no município de Amélia Rodrigues.

  17. Os deputados do PSB da Bahia, Marcelo Nilo (federal) e Marcelinho Veiga (estadual), reforçaram o processo de reeleição da chapa encabeçada por Ricardo Mascarenhas (prefeito, PP) e David dos Anjos (vice, PSB) para a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Nesta sexta-feira (30), os parlamentares participaram de ato político de campanha com diferentes lideranças da região, candidatos a vereador e com apoiadores dos partidos que formam a coligação ‘A Força Do Trabalho’ na cidade chapadeira.

   18. “São os últimos dias de campanha e temos que dar conta de uma agenda atribulada. Esse feriadão vamos focar na Chapada Diamantina e levar nosso apoio para candidatos como Ricardo e David, aqui em Itaberaba. Ainda visitamos Utinga e Bonito, no sábado, e outros municípios da região, no domingo. 

  19. Temos a estratégia de fortalecer a base do governo Rui Costa e do PSB, que tem crescido no interior e articulado coligações fortes para o pleito de 15 de novembro. Itaberaba é uma cidade central do estado e que tem relevância para o governo estadual”, destaca Veiga.

  20. Os 503 anos da reforma protestante, anunciada em 31 de outubro de 1517 pelo monge agostiniano Martinho Lutero, serão lembrados pela Ordem dos Pastores Batistas da Cidade do Salvador e pela Igreja Batista Sinai, em culto online que será transmitido às 19 horas desse sábado (31), através do canal youtube.com/ibsinaioficial.  

  21. "A reforma protestante representou um marco na história da humanidade, gerando profundas transformações sociais, na educação, na política e na economia, além dos impactos religiosos, morais, filosóficos e literários, e na forma como as pessoas passaram a se relacionar com Deus", relata o pastor Ivan Luna, um dos organizadores do culto que terá o reverendo Josafá Vasconcelos como preletor.

  22. Ivan Luna lembra que a iniciativa de Lutero teve consequências por toda a Europa, e mudou para sempre a igreja, Ele destaca que o monge transformou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua.

   23. na próxima segunda-feira, 2 de novembro, a Igreja reza com ainda mais fervor pelas almas dos nossos irmãos falecidos Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, os bispos e padres presidirão Missas nos cemitérios e nas paróquias.

  24. A atuação multidisciplinar desenvolvida pelos órgãos públicos de saúde em desastres e para o enfrentamento da Covid-19 será debatida durante evento promovido pelo curso de Enfermagem da Unijorge. O encontro virtual será realizado, na próxima quarta-feira (dia 04/11), às 18h30 e os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente no link www.even3.com.br/desastreepandemia2020.

  25. Participam do debate a enfermeira especialista em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS e Urgência e Emergência, Maria da Conceição Mendonça; o médico emergencista e gerente Executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador, Ivan de Mattos Paiva Filho; o médico Anestesiologista e membro do Comitê Operacional de Emergência em Saúde Pública da SESAB, Ricardo Gouveia; o enfermeiro Emergencista e Intervencionista do SAMU, Nelson Augusto Mendes; e o médico e preceptor na Central de Regulação das Urgências - SAMU, Paulo de Tarso.

  26. “Vamos discutir o enfrentamento no combate a essas ameaças como potencial causador de desastre, além dos conceitos de gestão de crise em incidentes com múltiplas vítimas e como as forças de saúde planejaram e executaram as respostas a essa pandemia”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijorge Comércio, Danielle Canavarro, mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Danielle será a mediadora do debate ao lado da coordenadora do curso de Enfermagem da Unibrasília (DF), a gerontóloga e especialista em Preceptoria do SUS pelo Instituto Sírio Libanês, Fernanda Feitosa.