Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CÂNCER DE MAMA: SESAB AGENDA 10 MIL MAMOGRAFIAS MULHERES EM SALVADOR

Ainda há 6.803 pacientes com coronavirus ativos na Bahia
26/10/2020 às 09:33
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.244 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.109 recuperados (+0,3%). Dos 345.949 casos confirmados desde o início da pandemia, 331.649 já são considerados recuperados e 6.803 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,41%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.209,25), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.475,85,) Madre de Deus (6.390,75), Apuarema (6.070,94).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 704.641 casos descartados e 81.248 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (26).

  5. Na Bahia, 28.500 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                   *******
  7. (FEIRA) A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Consultório na Rua, concluiu o mutirão de exames RT-PCR de diagnóstico da Covid-19 para pessoas em situação de rua na sexta-feira, 23. Oitenta e uma pessoas foram examinadas em cinco dias.

  8. Os exames foram  realizados em diferentes pontos da cidade. A equipe de enfermagem, que já conhece a maioria das pessoas em situação de rua, não enfrentou dificuldades para examiná-las. 

  9. Todos responderam a ficha de notificação para apurar se apresentam os sintomas da doença, além de receber orientações sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação e propagação do vírus.

  10. A enfermeira Darlene Santos afirmou que desde o início da pandemia, o programa Consultório na Rua vem realizando testes rápidos com o objetivo identificar pacientes que possam estar contaminados e fazer um bloqueio do contágio do vírus.
 
  11. Em indicação encaminhada ao governador Rui Costa, a Bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa da Bahia solicitou a prorrogação do pagamento das contas de luz e água de famílias de baixa renda afetadas pela crise decorrente do novo coronavírus.

  12. “É sabido que, de modo geral, a economia do nosso país segue profundamente debilitada e com um horizonte de recuperação incerto e demorado. Frente a esse quadro, a parcela mais vulnerável da população carece de um olhar mais atento.

  13. Particularmente, ao Estado da Bahia, cabe amparar os seus cidadãos de baixa renda, dando-lhes condições para melhor atenuar os impactos dessa crise sanitária, econômica e social que os acometem mais fortemente quando comparado aos demais cidadãos baianos”, destacou o líder do PT na Alba, deputado Marcelino Galo.

  14. A deputada estadual Talita Oliveira (PSL), cumpriu agenda em nove municípios do interior da Bahia nas últimas duas semanas para apoiar candidatos das eleições municipais no próximo dia 15 de novembro e comentou a receptividade do conservadorismo nas localidades.

  15. Para a parlamentar, a Bahia segue a tendência nacional de mudanças em apoio aos valores que cercam o governo do presidente Jair Bolsonaro. “Pensaram que a chama verde e amarela iria se apagar? Estamos cada vez mais fortes, a Bahia está mudando com o Brasil, ao contrário do que insistem em divulgar, os baianos não só dão voz e espaço a esquerda, especialmente aqueles que não apoiam a retomada da economia e crescimento do estado neste momento delicado de pandemia”, disparou Talita.

  16. A favor da família e geração de emprego com a valorização do empreendedor, Talita percorreu as cidades de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Itambé, Itororó, Vitória da Conquista, Jaguaquara e Jequié.

  17.  Nesta terça-feira (27), às 8h30, o governador Rui Costa estará no Bairro da Paz, onde vai o autorizar a Secretaria de Educação do Estado a publicar licitação para construção de quadra poliesportiva coberta, vestiário, piscina, campo de futebol society e bloco de dez salas de aula no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos.

  18. Rui vai também acompanhar as obras do projeto de macrodrenagem para canalização e revestimentos na calha dos rios Jaguaribe e Mangabeira, coordenadas pela Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

  19. Durante a visita ao Bairro da Paz, o governador ainda autoriza a Conder a emitir ordem de serviço para realização de novos trechos do projeto e macrodrenagem para canalização e revestimento na calha dos dois rios.

  20. A defesa do ex-presidente Lula acionou mais uma vez o Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o julgamento do caso do triplex no Guarujá (SP) que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relator do caso, Felix Fischer, pautou para terça-feira (27) a análise do recurso pela Quinta Turma do tribunal. Por coincidência, amanhã é o aniversário de 75 anos de Lula.

  21. Os advogados solicitaram ao ministro do STF Edson Fachin que determine a paralização do julgamento no STJ até que o próprio Supremo decida sobre um pedido de Lula para acessar três acordos assinados entre a Petrobras e autoridades dos Estados Unidos no âmbito da Lava-Jato. A defesa do petista argumenta que, nessas tratativas, a Petrobras teria tido posição antagônica à que apresentou na justiça brasileira. 

  22. Na próxima quarta-feira (28) de outubro, às 16 horas (canal youtube/ighbba), o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o lançamento do livro "Travessias no Atlântico Negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino (Edufba)", de autoria da a brasilianista inglesa, doutora em Estudos Étnicos e Africanos (Ufba), Sabrina Gledhill (associada do IGHB). 

  23. A publicação analisa as trajetórias e táticas de Booker T. Washington (1856/1915) e Manuel R. Querino (1851/1923) para enfrentar o racismo, dentro do contexto do Atlântico Negro. "Haja vista a conjuntura atual do movimento “Black Lives Matter”, este livro torna-se ainda mais relevante porque delineia e explica os processos políticos e sociais que levaram à situação atual das ‘relações raciais’ no Brasil e nos EUA", explica a pesquisadora. 

  24. Os professores Flávio dos Santos Gomes (UFRJ/UFBA), Jeferson Bacelar (UFBA) e Luiz Alberto Ribeiro Freire (EBA) se juntarão à autora para falar de vários aspectos das vidas dos protagonistas e das pesquisas de doutorado que deram origem ao livro.

  25. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

  26. Todas as 10 mil mamografias disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para as mulheres de 40 a 69 anos, residentes em Salvador, até 13 de novembro, já foram agendadas. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, credita o sucesso da iniciativa ao apoio da imprensa na divulgação, bem como a busca ativa das mulheres que realizaram o exame há dois anos, que é o tempo adequado para um novo rastreamento.

  27. O rastreamento do câncer de mama é parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Os agendamentos foram realizados pela internet (saes.saude.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800-071-4000, que funcionava de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

  28. “A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, afirma o secretário.

  29. Para as mulheres que ainda pretendem fazer a mamografia e não agendaram o exame nas unidades móveis disponibilizadas pela Sesab, a recomendação é que busquem a secretaria municipal de saúde, que tem o dever de ofertar o serviço em diversas unidades durante o ano inteiro.